RETENÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE SAÚDE BUCAL EM UMA AMOSTRA DE ESCOLARES DE NOVA FRIBURGO.

Autores

  • Rhayanne Cordovil Siqueira Universidade Federal Fluminense / Instituto de Saúde de Nova Friburgo
  • Michelle Mikhael Ammari Universidade Federal Fluminense / Instituto de Saúde de Nova Friburgo
  • Marcia Thomas Canabarro de Andrade Universidade Federal Fluminense / Instituto de Saúde de Nova Friburgo

DOI:

https://doi.org/10.22409/ijosd.v2i58.53115

Resumo

 As medidas de orientação para a prevenção da cárie apoiam-se na educação em saúde bucal do paciente. Este trabalho avaliou a retenção do conhecimento sobre saúde bucal em escolares, antes e depois da realização de oficinas educativas. Após a aprovação no comitê de ética em pesquisa (CEP Nº2.987.965) este estudo foi realizado com crianças do ensino fundamental de uma escola pública em Nova Friburgo-RJ. Um questionário sobre práticas de higiene bucal e dieta, e conhecimento sobre as doenças bucais foi desenvolvido e aplicado antes da realização de oficinas educativas em saúde bucal e 15, 30, 60 e 90 dias após. A amostra foi de 136 escolares, 54,4% meninos e 45,6% meninas, com média de idade de 8,7 anos. Antes das oficinas as crianças relataram limpar seus dentes todos os dias (91,2%), pelo menos três vezes ao dia (60,3%), utilizando escova, pasta e fio dental (52,9%); 59,6% das crianças relataram saber o que causava a cárie antes das oficinas; 15 e 30 dias após as oficinas, os percentuais foram de 94,9% e 98,5%, respectivamente (p<0,05), diminuindo para 58,8% após 60 dias. Para a gengivite, apenas 11,8% das crianças relataram saber a causa da doença antes das oficinas; 15 e 30 dias após os percentuais foram de 81,6% e 94,9%, respectivamente, diminuindo para 13,2% após 60 dias. Com base nos resultados observou-se uma diminuição na retenção do conhecimento após 30 dias da realização das atividades educativas, sugerindo que esta população deva receber um programa de educação em saúde bucal de forma continuada.

 

 

 

Palavras chaves: Cárie dentária, Saúde bucal, Educação em saúde.

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Publicado

2022-08-12

Edição

Seção

Artigos