EFEITOS CLÍNICOS DA FOTOBIOMODULAÇÃO COMO TERAPIA ADJUVANTE NÃO-CIRÚRGICA NA PERIODONTITE CRÔNICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Caroline Rodrigues Thomes Thomes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Isadora Martins Ribeiro Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória/ES, Brasil.
  • Ana Cláudia Cordeiro Alvarenga Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória/ES, Brasil.
  • Adriana Drummond de Aguiar Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória/ES, Brasil.
  • Alfredo Carlos Rodrigues Feitosa Departamento de Clínica Odontológica do curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória/ES, Brasil.
  • Bianca Pradi Campagnaro Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Vila Velha. Vila Velha/ES, Brasil.
  • Silvana Dos Santos Meyrelles Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória/ES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22409/ijosd.v1i60.54108

Resumo

Introdução: A doença periodontal, de origem infecciosa, constitui diferentes quadros clínicos de caráter multifatorial e inflamatório. A fotobiomodulação é uma técnica não invasiva que tem demonstrado ser capaz de diminuir a inflamação e proporcionar alívio da dor. Estudos também demonstraram que a adoção da fotobiomodulação adjuvante à raspagem e alisamento radicular tem sido capaz de reduzir a carga bacteriana proveniente da periodontite crônica. Objetivos: Analisar os efeitos da fotobiomodulação como terapia adjuvante à raspagem e ao alisamento radicular no tratamento da periodontite crônica publicados nos últimos cinco anos. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada no período de setembro a novembro de 2021, mediante a utilização dos seguintes descritores: “Periodontitis”, “Photobiomodulation” e “Therapy, selecionando artigos publicados em inglês durante o período entre 2016 a 2021. Resultados: Foram identificados 47 trabalhos. Destes, foram excluídos 39 estudos que se dispersaram do tema e 2 que se encontravam indisponíveis para o acesso, resultando em 6 artigos que foram consultados integralmente. Foi consenso entre os artigos consultados que a prática da fotobiomodulação tornou-se um potencial agente terapêutico no tratamento da periodontite crônica contribuindo para a redução da contagem de periodontopatógenos e que atua de maneira coadjuvante às raspagens radiculares. Conclusão: A fotobiomodulação mostrou-se uma ferramenta promissora na área odontológica. Entretanto, a grande variedade nos parâmetros de tratamentos e protocolos utilizados na fotobiomodulação impossibilita uma comparação e uma análise mais crítica e rigorosa dos resultados obtidos nos trabalhos analisados.

Palavras-chave: Odontologia; Periodontite crônica; Terapêutica; Terapia com Luz de Baixa Intensidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Martins Ribeiro, Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória/ES, Brasil.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória/ES, Brasil.

Ana Cláudia Cordeiro Alvarenga, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória/ES, Brasil.

Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória/ES, Brasil.

Adriana Drummond de Aguiar, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória/ES, Brasil.

Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória/ES, Brasil.

Alfredo Carlos Rodrigues Feitosa, Departamento de Clínica Odontológica do curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória/ES, Brasil.

Departamento de Clínica Odontológica do curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória/ES, Brasil.

Bianca Pradi Campagnaro, Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Vila Velha. Vila Velha/ES, Brasil.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Vila Velha. Vila Velha/ES, Brasil.

Silvana Dos Santos Meyrelles, Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória/ES, Brasil.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória/ES, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-10-14

Edição

Seção

Artigos