APTIDÃO E CONDUTA DOS ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA SOBRE ATENDIMENTO DE PACIENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL E AUDITIVA

Autores

  • Maria Clara da Mota Alves Faculdade de Odontologia do Recife
  • Maria Eduarda Pereira de Azevedo Faculdade de Odontologia do Recife
  • Renato de Souza Melo Universidade Federal de Pernambuco
  • Diego Moura Soares Faculdade de Odontologia do Recife

DOI:

https://doi.org/10.22409/ijosd.v3i65.60358

Resumo

Avaliar a aptidão e conduta de estudantes de Odontologia sobre atendimento de pacientes com de deficiência visual e auditiva. Trata-se de um estudo observacional, do tipo transversal. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário estruturado e a amostra foi constituída por 88 estudantes do 5º, 7º e 9º período, matriculados em alguma disciplina clínica, do curso de Odontologia de uma instituição privada do estado de Pernambuco. Os dados coletados foram tabulados e analisados através de estatística descritiva e inferencial com um nível de significância de 5%. Menos da metade dos estudantes se sente aptos para atender pacientes com essas necessidades, independente do período avaliado. Uma pequena parcela tem algum tipo de contato social/familiar com deficientes visuais e auditivos, mas o fato de possuírem contato, não alterou significativamente a aptidão deste para realizar a consulta. Da mesma forma, possuir informação prévia sobre o tema não influenciou significativamente na aptidão dos estudantes durante o atendimento odontológico. A maioria dos estudantes não se sentem aptos e seguros ao atendimento de pacientes com deficiências visuais e auditivas e que o fato de possuir familiar e/ou parente com esse tipo de deficiência e ter recebido informação prévia sobre o tema não aumenta a segurança dos estudantes.

Palavras-chave: Pessoas com deficiência visual. Pessoas com deficiência auditiva. Estudantes de odontologia.

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Publicado

2024-01-31

Edição

Seção

Artigos