APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ALFABETIZAÇÃO EM SAÚDE EM SITUAÇÕES DE ISOLAMENTO SOCIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Gustavo Vicentis de Oliveira Fernandes A. T. Still University - Missouri School of Dentistry & Oral Health, St. Louis, MO, U.S.A
  • Nélio Veiga Universidade Católica Portuguesa
  • Pedro C. Lopes Universidade Católica Portuguesa
  • Benedito Pires Universidade Católica Portuguesa
  • Patrícia Couto Universidade Católica Portuguesa
  • Patrícia Correia Universidade Fernando Pessoa
  • Juliana Campos Hasse Fernandes Private Practice/Researcher

DOI:

https://doi.org/10.22409/ijosd.v3i68.63219

Resumo

Objetivo: A alfabetização em saúde diz respeito à capacidade dos indivíduos adquirirem, compreenderem e, consequentemente, agirem de acordo com a informação que lhes é fornecida para tomarem decisões adequadas relativamente ao seu estado de saúde. Cerca de metade da população europeia tem um baixo nível de alfabetização em saúde. Adicionalmente, dado o agravamento do estado de isolamento vivido pela pandemia de COVID-19, o objetivo desta revisão sistemática foi analisar o impacto das tecnologias digitais na alfabetização em saúde em situações de isolamento social. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática seguindo as diretrizes Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses (PRISMA). As estratégias de busca basearam-se na questão PICO: “Em contextos de isolamento social (P), qual o impacto (C) das tecnologias digitais (I) na melhoria da alfabetização em saúde (O)?” Uma extensa pesquisa eletrônica foi realizada em três bases de dados (PubMed/MedLine, Cochrane e Web of Science (WoS)). Foram incluídos artigos publicados nos idiomas inglês, português e espanhol de 2011 a 2021; que abordaram o isolamento social, institucionalizado ou com patologias que provocam necessidade de dependência e cuidados de outrem, estudos que avaliem o impacto das novas tecnologias na melhoria da alfabetização em saúde, estudos que comparem aspetos relacionados com estratégias de aplicação da alfabetização em saúde utilizando novas tecnologias, estudos que demonstraram o impacto das novas tecnologias na melhoria da alfabetização em saúde das populações em isolamento social, e todo o tipo de estudos, centrando-se essencialmente em estudos observacionais, estudos analíticos, estudos quase-experimentais e experimentais. Resultados: Treze artigos em texto completo foram incluídos no estudo. As tecnologias digitais foram consideradas parte intrínseca do quotidiano das pessoas, apresentando inúmeras vantagens: permitir maior contacto com familiares e amigos, proporcionar um momento de lazer e aquisição de conhecimento, e contacto com profissionais de saúde. Desta forma, as novas tecnologias têm permitido aumentar a alfabetização em saúde dos utilizadores devido ao seu fácil acesso à informação sobre diversas patologias e medidas de promoção da saúde. Conclusão: É possível concluir que a existência de indivíduos com acesso aos meios digitais mais capazes de adquirir informação sobre patologias, sua prevenção e tratamento está relacionada com melhores condições de saúde. Assim, a motivação dos profissionais de saúde para que os pacientes utilizem recursos tecnológicos no componente saúde é essencial. Além disso, a constante partilha de informação na internet, aliada ao conceito de telessaúde e ao acompanhamento personalizado por profissionais da área, tem enfatizado a importância do conhecimento e da literacia em saúde.

Palavras-chave: Alfabetização em saúde; Isolamento social; Nova tecnologia; Telemedicina; Telessaúde; COVID 19.

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Biografia do Autor

Gustavo Vicentis de Oliveira Fernandes, A. T. Still University - Missouri School of Dentistry & Oral Health, St. Louis, MO, U.S.A

Doutorando em Odontologia (PPGO) - UFF (2012); Mestre em Ciências Médicas - UFF (2011); Especialização em Implantodontia - UFF (2011); Graduação - Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (2008).

2005 - Pesquisador do Laboratório de Bioengenharia, Materiais e Mineralização Biológica e da Unidade de Pesquisas Clínicas da Universidade Federal Fluminense (http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0005402JSZ93DK), que foca os seguintes temas: enxerto autógeno, alógeno, aloplástico e xenogênico, reparo ósseo, biologia óssea, defeito de tamanho crítico, subcutâneo, osteogênese ectópica em animais de pequeno e médio porte e análise morfométrica (histomorfometria), esteriológica (esteriologia), pesquisas com células tronco e laser de baixa potência.

2012 - Docente: Universidade Salgado de Oliveira (Periodontia I e II, Anatomia da Cabeça e Pescoço e OTC II - Graduação); Atualização em Periodontia e Iniciação em Implantodontia (Universo); Especialização em Implantodontia - Áreas conexas (Universo); Especialização em Implantodontia (Odontoclínica Central do Exército - OCEx / RJ) - até Jan./2013.

 

Desde 2012 - Professor colaborador do Grupo Periodontia Implantes (http://www.perioimplante.com/).

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Publicado

2025-01-30

Edição

Seção

Artigos