TRATAMENTO ORTODÔNTICO E MÁS OCLUSÕES: UM INQUÉRITO SOBRE O CONHECIMENTO, AS ATITUDES E PERCEPÇÕES DE ODONTOPEDIATRAS MINEIROS

Autores/as

  • Pâmella de Moura Dario Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lucas Guimarães Abreu Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22409/ijosd.v1i69.65434

Resumen

Objetivou-se avaliar o conhecimento, as atitudes e percepções de odontopediatras sobre má oclusão e tratamento ortodôntico. Profissionais registrados no Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) e na Associação Brasileira de Odontopediatria de Minas Gerais (ABOPED-MG) foram convidados a participar. Foi utilizado um questionário com 32 itens enviado eletronicamente. Maiores escores indicavam maior conhecimento e atitudes e percepções mais positivas. Estatística descritiva e teste de Mann-Whitney foram adotados (p < 0,05). A amostra continha 80 (88,9%) odontopediatras mulheres e 10 (11,1%) homens. Em relação ao tipo de instituição em que fizeram especialização, 70 (77,8%) estudaram em instituições privadas e 20 (22,2%) em instituições públicas. Setenta e cinco (83,3%) relataram não possuir especialização em Ortodontia e 15 (16,7%) possuíam especialização nesta área. Odontopediatras do sexo masculino apresentaram um escore de percepção maior em comparação às odontopediatras (p = 0,04). Indivíduos que fizeram especialização em instituição privada apresentaram maior escore de percepção em comparação aos indivíduos que frequentaram instituição pública (p = 0,03). Odontopediatras que também possuíam especialização em Ortodontia apresentaram um escore de conhecimento maior em comparação aos(as) odontopediatras que não possuíam esta especialidade (p = 0,02). Odontopediatras que possuíam especialização, mestrado e doutorado eram os que apresentavam maiores escores de conhecimento. Odontopediatras do sexo masculino e com especialização em instituição privada apresentavam percepções mais positivas sobre a má oclusão e tratamento ortodôntico (p = 0,03). Odontopediatras que possuíam especialização em Ortodontia e aqueles(as) com vários níveis de formação tinham um maior conhecimento sobre má oclusão e tratamento ortodôntico.

Palavras-chave: Odontopediatria; ortodontia; má oclusão; ensino superior.

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Publicado

2025-06-16

Número

Sección

Artigos