CICLO DE PALESTRAS ONLINE “DE FÉRIAS COM O PET”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Auteurs

  • Matheus Filgueiras Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (ISNF/UFF)
  • Tayná Santana Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (ISNF/UFF)
  • Milena Frotté Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (ISNF/UFF)
  • Bruna Thurler Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (ISNF/UFF)
  • Cindy Galeão Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (ISNF/UFF)
  • Angela Scarparo Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (ISNF/UFF)

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/ijosd.v2i67.62134

Résumé

As constantes transformações tecnológicas dos últimos anos têm refletido diretamente sobre o cenário da educação, com a popularização do ensino em meio digital, especialmente após a pandemia do COVID-19. Diante disso, surgiu a proposta de um ciclo de palestras online pelo grupo que compõe o Programa de Educação Tutorial (PET) Odontologia, do Instituto de Saúde de Nova Friburgo. O objetivo do evento foi oferecer conteúdo atualizado, de interesse dos participantes, abordando temas nem sempre são contemplados na grade curricular, contando com convidados externos à instituição. Após a seleção dos temas e a escolha dos palestrantes, iniciou-se a organização e divulgação do evento, utilizando ferramentas online gratuitas. O ciclo de palestras contou com sete apresentações, abrangendo áreas como Odontogeriatria, Dentística, Harmonização Orofacial, Gestão e Empreendedorismo, Emergências Médicas e Estomatologia. Durante os cursos, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas, tornando a experiência interativa. Como instrumento de feedback, os participantes foram convidados a preencher um formulário de avaliação. O evento teve uma média de 73 participantes, os quais demonstraram estar satisfeitos com a qualidade dos temas abordados. Pode-se concluir que a proposta de um ciclo de palestras online é viável, dissemina o conhecimento, proporciona oportunidades de aprendizado e contribui para a consolidação do senso crítico-reflexivo. Para os membros do PET Odontologia, a experiência destacou a importância do ensino-aprendizado de excelência, contínuo e permanente, bem como a utilização de métodos alternativos que podem inovar o processo de formação acadêmica.

Palavras-chave:  Educação em Odontologia; Estudantes de Odontologia; Tecnologia Educacional

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2024-09-10

Numéro

Rubrique

Artigos