USO DE MATERIAIS BIOATIVOS E BANDA ORTODÔNTICA COMO ALTERNATIVAS DE MÍNIMA INTERVENÇÃO EM DENTES DECÍDUOS COM LESÃO DE CÁRIE PROFUNDA: RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.22409/ijosd.v1i69.65784Abstract
A filosofia de mínima intervenção enfatiza a preservação da estrutura dentária e a manutenção dos dentes vitais e funcionais até sua esfoliação. Dentro desse conceito, é preconizada a técnica de remoção seletiva de tecido cariado seguida da restauração do dente. Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de caso clínico de um tratamento minimamente invasivo em paciente pediátrico com lesões de cárie profunda. Paciente, 5 anos, sexo feminino, compareceu para atendimento odontológico em uma Instituição Privada de Pós-Graduação em Odontopediatria – Serra, Espírito Santo. Após exame clínico e radiográfico identificou-se lesão de cárie profunda em terço interno da dentina nos dentes 84 e 85, sem histórico de dor e com ausência de alterações crônicas em região de furca e ápice radicular. Com a finalidade de interromper a progressão e preservar a saúde pulpar, optou-se por realizar remoção seletiva do tecido cariado em ambos os dentes, restauração com resina composta bulk fill de caráter bioativo no dente 85 e cimentação de banda ortodôntica e restauração com cimento de ionômero de vidro convencional no dente 84. Foi realizado acompanhamento clínico e radiográfico por 90 dias. Foi possível concluir que a abordagem de mínima intervenção para o tratamento de dente decíduo com lesão de cárie profunda apresentou bom resultado clínico e radiográfico. A intervenção interrompeu a progressão da lesão de cárie, sem exposição pulpar, possibilitou restaurar a função dos dentes, além da manutenção do espaço no arco dentário. Porém, destaca-se a necessidade de acompanhamento do caso para garantir a saúde do paciente.
Palavras-chave: cárie dentária. capeamento da polpa dentária. dente decíduo. resinas compostas. restauração dentária permanente.