DA ORALIDADE PARA A AUTOESTIMA CIDADÃ: A TEMÁTICA DA HUMANIZAÇÃO NO ENSINO DA ODONTOLOGIA

Autores

  • Rita de Cassia Martins Moraes Universidade Federal Fluminense
  • Marco Antônio Gallito Universidade Federal Fluminense
  • Henrique Eduardo Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Larissa Maria Assad Cavalcante Universidade Federal Fluminense
  • Vladi Oliveira Guimaraes Junior Universidade Federal Fluminense
  • Camila Moraes Albuquerque Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/ijosd.v2i67.62797

Resumo

Este trabalho teve como o objetivo comparar dois Projetos Políticos Pedagógicos, descrever e analisar o desenvolvimento da visão humanística no curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal Fluminense, a partir da ótica dos acadêmicos do referido curso. Realizou-se uma pesquisa descritivo-exploratória com enfoque quanti-qualitativo. A coleta de dados deu-se em 03 etapas, as duas primeiras por meio de categorização dos fatores selecionados pelos alunos e a terceira pelo método denominado grupo focal. As estratégias de análises utilizadas foram a categorização, operações estatísticas simples, análise temática e análise crítica com a literatura revisada. Entre os resultados da pesquisa têm-se: não existe diferença entre a visão humanística dos alunos no período inicial quando comparada com as dos alunos no final do período do ciclo profissional no Projeto Pedagógico Antigo, no Projeto Pedagógico Novo, em curso, os alunos demonstram em sua maioria estar voltados para uma visão mais humanística. Conclui-se que a humanização, do processo ensino-aprendizagem no contexto acadêmico pesquisado, apresenta ainda deficiências, constituindo-se, portanto, em um caminho a perseguir, onde o comprometimento de todos os envolvidos neste processo de transformação e formação tem um papel fundamental.

Palavras-chave: Humanização, ensino de graduação em Odontologia, processo ensino-aprendizagem.

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Publicado

2024-09-10

Edição

Seção

Artigos