Edições anteriores

  • Capa da revista mundo livre "Dossiê Covid-19: Implicações na realidade brasileira"

    fluxo contínuo
    v. 7 n. 1 (2021)

  • Capa da revista mundo livre em vinho

    v. 6, n. 2
    v. 6 n. 2 (2020)

  • v. 4 n. 2 (2018)

    A Revista Mundo Livre surgiu em 2015 através de uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial (ProPet) do curso de História da Universidade Federal Fluminense da unidade de Campos dos Goytacazes, com a intenção de criar um espaço para que os discentes pudessem publicar seus trabalhos, promovendo assim a possibilidade de se desenvolverem enquanto pesquisadores.
  • v. 4 n. 1 (2018)

    Revista Multidisciplinar Discente Mundo Livre, publicação semestral do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR) da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi criada em 2015, em Campos dos Goytacazes. Em seu processo editorial, desde então, privilegia trabalhos inéditos e originais desenvolvidos por alunos de graduação e de pós-graduação vinculados às áreas das ciências humanas, ciências sociais e ciências sociais aplicadas.
  • v. 3 n. 2 (2017)

    Revista Multidisciplinar Discente
  • v. 3 n. 1 (2017)

    PURL: http://purl.oclc.org/r.ml/v3n1
  • v. 1 n. 1 (2015)

    Apresentação


    O Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes passou por um processo de expansão entre 2007 a 2010, com a implantação de cinco novos cursos nos últimos seis anos, a saber: Ciências Sociais, Ciências Econômicas, Geografia, História e Psicologia, reunindo-se ao curso de Serviço Social, já cinquentenário. A expansão permitiu despontar um satisfatório número de pesquisas, realizadas por discentes dos cursos da unidade, e, consequentemente, surge a necessidade de que esses trabalhos sejam divulgados.

    Buscando soluções para esta nova demanda, o Programa de Educação Tutorial do curso de História da Universidade Federal Fluminense, que tem como objetivo fomentar a pesquisa e a extensão, concebeu a Revista Mundo Livre como forma de atender, a princípio, às demandas internas dos cursos sediados em Campos. Docentes e estudantes dos cursos que compõe o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional idealizaram a Revista Multidisciplinar de caráter estritamente discente, para se constituir como um espaço para divulgação de pesquisas em Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas, que apresentem temáticas de interesse acadêmico e social,assim como, abordagens que estimulem o debate crítico e o intercâmbio interinstitucional.   

    O primeiro número da Revista Mundo Livre pretende, de forma simbólica e inaugural, receber apenas trabalhos dos discentes do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, e em seus próximos números, estará aberta para o aceite de trabalhos de graduandos de outras instituições de ensino superior, desde que circunscritas à área de concentração da revista.

    O comitê editorial é composto por discentes e docentes do Instituto, que são responsáveis pela organização e pela formulação da linha editorial da revista, assim como pela elaboração das diretrizes para submissão de trabalhos. A revista contará com seções de artigos, resenhas, entrevistas e transcrições de palestras. É atribuição da comissão editorial, decidir sobre a forma de avaliação dos trabalhos recebidos, prazo de aceite de trabalhos, formato da revista, seleção dos entrevistados, palestras a serem transcritas, entre outros.

    Além de ser um espaço para publicação de trabalhos realizados por discentes, a Revista Mundo Livre busca promover a integração dos cursos da unidade da UFF em Campos dos Goytacazes, e assim, abranger a multi e a interdisciplinaridade. Por existir na forma on line, a Revista Mundo Livre pretende alcançar um grande número de leitores. Espera-se, com isto, promover a disseminação do conhecimento produzido, bem como a troca de informações entre instituições e pesquisadores, a integração entre equipes e laboratórios, através da publicação dos resultados das pesquisas de iniciação científica e monografias de final de curso, estimulando o crescimento e o aperfeiçoamento dos cursos do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional.

     

    Comitê editorial da Revista Mundo Livre

     

    PURL: http://purl.oclc.org/r.ml/v1n1