O corpo performático nas redes sociais: narrativas audiovisuais no reels do Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v16i1.52152

Palavras-chave:

Corpo performático, Narrativa Audiovisual, Rede social

Resumo

Este trabalho discute a concepção de performance pela copresença através das redes sociais, a partir de uma reflexão sobre o corpo performático observando a funcionalidade reels do Instagram enquanto meio para narrativas audiovisuais que se consolidou durante a pandemia de Covid-19 entre 2020 e 2021. Realizamos uma análise de conteúdo examinando os vídeos publicados nos perfis de quatro influenciadoras digitais, relacionando-os com as trajetórias das mesmas. A reflexão deste trabalho enfatiza a centralidade do corpo nas práticas comunicacionais no contexto pandêmico e pós-pandêmico utilizando-se das funcionalidades das redes sociais como meios de partilha de significados e narrativas individuais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Pitombo Cidreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Professora de Jornalismo e Publicidade do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). 

Naiara Moura Pinto, Universidade Federal da Bahia

Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - Doutoranda em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Referências

APRESENTAMOS o recurso Reels do Instagram, Blog do Instagram. São Paulo, 5 ago. 2020. Disponível em <https://about.instagram.com/pt-br/blog/announcements/introducing-instagram-reels-announcement>. Acesso em 3 jan. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.

BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A arte do cinema: uma introdução. Campinas: Editora da Unicamp, São Paulo: Editora da USP, 2013.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002.

COM mais de 100 mil ‘seguinetos’, Dirce Ferreira diz que a idade lhe trouxe liberdade. Marie Claire, São Paulo, 26 de jul. 2020. Disponível em < https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2020/07/com-mais-de-100-mil-seguinetos-dirce-ferreira-diz-que-idade-lhe-trouxe-liberdade.html >. Acesso em 3 dez. de 2022.

CIDREIRA, Renata Pitombo. As formas da moda: comportamento, estilo e artisticidade. São Paulo: Annablume, 2013.

FERRAZ, Ju. O peso do body shaming: o significado (e as nuances) da pressão estética. Vogue, São Paulo, 29 de out. de 2021. Disponível em <https://vogue.globo.com/Vogue-Gente/noticia/2019/10/o-peso-do-body-shaming-o-significado-e-nuances-da-pressao-estetica.html>. Acesso em 3 dez. 2022.

FRANÇA, Vera. Sujeito da comunicação, sujeitos em comunicação. In: GUIMARÃES, C.; FRANÇA, V. R. V. (Org.). Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p.61-88.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1985.

MARTINO, Luís Mauro Sá. De um eu ao outro: narrativa, identidade e comunicação com a alteridade. Parágrafo, v. 4, n. 1, p. 40-49. jan./jul. 2016.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Editora Cultrix Ltda., 1969.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fonte, 1999.

PINTO, Naiara Moura. O corpo feminino na mídia: um olhar sobre a revista Boa Forma e as influenciadoras digitais do Instagram. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) –Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2019. Disponível em < https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/images/NAIARA_PINTO_dissertac_a_o_versa_o_impress%C3%A3o.pdf > Acesso em: 10 dez. 2021.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2014.

RIBEIRO, Ana Margarida. A Narrativa Audiovisual: O Cinema e o Filme Publicitário. 2021 Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho. Minho, Portugal, 2008. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/9476. Acesso em: 21 out. 2021.

SCHECHNER, Richard. Performance Studies: An Introduction. New York, Ed. Routledge, 2013.

SIBILIA, Paula. O show do eu: A intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2016.

Downloads

Publicado

2022-01-19 — Atualizado em 2022-01-27

Versões

Como Citar

Pitombo Cidreira, R., & Moura Pinto, N. (2022). O corpo performático nas redes sociais: narrativas audiovisuais no reels do Instagram. Mídia E Cotidiano, 16(1), 22-42. https://doi.org/10.22409/rmc.v16i1.52152 (Original work published 19º de janeiro de 2022)