As Imago-Imagens da Internet em sua Rota Histórica: o Homem Hipermoderno e Seu Olhar Nada Inocente. Uma Viagem entre tempos

Autores

  • Ana Paula Perissé UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9676

Resumo

Neste artigo procura-se articular a nova relação das imagens que circulam na internet (imagens técnicas, consideradas aqui, pelo constructo teórico das imago-imagens) com as várias possibilidades de modelagens identitárias do homem hipermoderno. Para tanto, compreendemos que o homem atual se desvela, dentre vários caminhos epistemológicos, através de sua vivência imagética no mundo real assim como por suas relações com o mundo real/ analógico e vice-versa. Tal interação intelecto-cognitica-existencial entre estes dois mundos, que se modifica em velocidade frenética, nos concede uma possibilidade de rica reflexão por meio do estabelecimento de um novo status das imagens que circulam neste não-lugar, ainda assim muito presencial, dialeticamente, em demasia. Parto do princípio que as imago-imagens são um resultado da prática sócio-estética que se estabelece na internet e que já acontece há séculos numa espécie de arena histórica. Vivemos numa sociedade de amálgama visual intenso e a formação do sujeito desta prática reside neste ponto de extrema volatilidade: Compreendidas como mediações entre o homem e o mundo, as imago- imagens são o grande ponto de inflexão, aquele que possibilita entender sob que novas fôrmas as relações do humano com a técnica e as novas tecnologias, o novo saber fazer humano, vão convocar novas actualizações estéticas. Uma imagem, porém, nunca se apresenta sozinha. O criador e sua criatura se inserem num jogo de forças que estará sempre presente na sociedade. Tento, portanto, entender algumas características deste novo sujeito e como ele se constitui.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Perissé, UERJ

Publicitária ( PUC-Rio), MBA em Marketing ( PUC-Rio),  Mestre e Doutora em Psicologia Social ( UERJ), Candidata do CEAFRS do Círculo Brasileiro de Psicanálise- Seção Rio de Janeiro.

Referências

BENJAMIN, W. Obras escolhidas II: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.

DIDI-HUBERMAN, G. L' Image survivante: histoire de l'art et temps des fantomes Selon Aby Warburg. Paris: Minuit, 2002.

FERNÁNDEZ, M . Museu do romance da eterna. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

FLUSSER, V. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume Editora, 2008.

GOEBEL, R.J. Introduction: Benjamin’s actuality in GOEBEL, R.J. (org.), A companion to the works of Walter Benjamin. Rochester, NY: Boydell & Brewer-Camden House, 2009.

GUERREIRO, A. (s/d) Enciclopédia e Hipertexto. Aby Warburg e os arquivos de memória. Disponível em <http://www.educ.fc.ul.pt/hyper/resources/aguerreiro-pwarburg/>, acesso em 01.mar.2010.

LASCH, C. A cultura do narcisismo: a vida americana numa era de esperanças em declínio. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1983.

LEBRUN, Gerard. O conceito de paixão. In: NOVAES, Adauto. Os sentidos da paixão. São Paulo: FUNARTE/Companhia das Letras, 1987.

LIPOVESTSKY, G. & CHARLES, S. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Editora Barcarolla, 2004.

LOPES, D. Nós os mortos. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1999.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

Perissé, A. P. (2012). As Imago-Imagens da Internet em sua Rota Histórica: o Homem Hipermoderno e Seu Olhar Nada Inocente. Uma Viagem entre tempos. Mídia E Cotidiano, 1(1), 122-137. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9676