As máscaras de Jon Snow: diferentes identidades do personagem da série Game of Thrones

Autores

  • Paloma Rodrigues Destro Couto Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • José Luiz Ribeiro Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9692

Resumo

Este trabalho pretende analisar questões identitárias presentes na série norte-americana Game of Thrones, com enfoque no personagem Jon Snow (Kit Harington). O aparato teórico necessário é pautado nos Estudos Culturais. A metodologia é focada nos diálogos entre os personagens. Percebe-se, nas três temporadas já exibidas, que a identidade de Jon é alterada de acordo com as circunstâncias externas, sendo construída segundo o ambiente em que se encontra, as relações estabelecidas com a alteridade e a luta pela sobrevivência. Assim, percebemos a importância de produtos audiovisuais como o analisado no contexto de mediações identitárias, já que a série acaba por reproduzir o que se vive na contemporaneidade: apesar de ambientada na Idade Média, possui abordagens atuais. O que motiva uma ampla aceitação pelo público, que a elevou ao patamar de grande sucesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma Rodrigues Destro Couto, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Comunicação e Identidades do Programa de Pós-Graduação em Comunicação daUniversidade Federal de Juiz de Fora (PPGCom-UFJF); Bacharel em ComunicaçãoSocial pela mesma instituição.

José Luiz Ribeiro, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

ECO, Umberto. Obra Aberta. São Paulo: Perspectiva, 1976.

FERRO, Marc. O filme: uma contra análise da sociedade. Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/historia/reverso/downloads/MarcFerro.pdf>. Acesso em 28 jul. 2013.

GAME of Thrones – Primeira Temporada Completa. Direção: David Benioff e D.B. Weiss. EUA: Warner Home Video, 2012. 5 DVDs.

GAME of Thrones – Segunda Temporada Completa. Direção: David Benioff e D.B. Weiss. EUA: Warner Home Video, 2013. 5 DVDs.

GAME of Thrones – Terceira Temporada Completa. Dir. David Benioff e D.B. Weiss. EUA: HBO, 2013. Série de TV.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 7a ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. Bauru: EDUSC, 2001.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2011.

SZKLARZ, Eduardo. Corpo estranho. A Guerra dos Tronos: o guia definitivo da saga (Superinteressante Coleções), São Paulo, n.314, p. 40-41, jan. 2013.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2011.

ZIZEK, Slavoj. El Minority Report de Gerhard Schroeder y sus Consecuencias. Disponível em: <http://www.geocities.ws/zizekencastellano/artSchroeer.html>. Acesso em 28 jul. 2013.

Downloads

Publicado

2013-12-17

Como Citar

Couto, P. R. D., & Ribeiro, J. L. (2013). As máscaras de Jon Snow: diferentes identidades do personagem da série Game of Thrones. Mídia E Cotidiano, 3(3), 355-375. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9692