A postagem de nudes na plataforma Facebook sob a ótica do neotribalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v13i2.29093

Palavras-chave:

Cultura digital, Nudes, Facebook, Visibilidade, Neotribalismo.

Resumo

A interação no ciberespaço remete à ideia de hedonismo e presenteísmo em que a efemeridade é recorrente, quando novos comportamentos são fomentados, como o fenômeno da postagem de nudesque passou a ganhar destaque. Diante da crescente necessidade de visibilidade por parte do sujeito pós-moderno, que coloca em xeque as noções de público e privado, este artigo tem como objetivo compreender o fenômeno da prática de nudes, a partir de um estudo de caso da comunidade Ousadia permitida via plataforma Facebook. A pesquisa foi realizada com base em revisão teórica, na técnica da etnografia virtual, na aplicação de enquete e condução de entrevistas. Entre os resultados, observa-se que a busca de visibilidade é alcançada na comunidade. Além disso, o grupo elabora estratégias para driblar os mecanismos do Facebook que coíbem a exposição de nudez, vigorando o sentimento de pertença que mantém os integrantes unidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Murad, Universidade de São Paulo

Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais da Universidade de São Paulo (USP). Integrante do Grupo de Pesquisa Humanitas Digitalis (USP/CNPq).

Cynthia Correa, Universidade de São Paulo

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Associada do Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais da Universidade de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa Humanitas Digitalis (USP/CNPq).

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

Murad, C., & Correa, C. (2019). A postagem de nudes na plataforma Facebook sob a ótica do neotribalismo. Mídia E Cotidiano, 13(2), 109-129. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v13i2.29093