https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/issue/feed Mídia e Cotidiano 2025-06-11T13:45:51+00:00 Denise Tavares midiaecotidiano.ega@id.uff.br Open Journal Systems <p>A Revista Mídia e Cotidiano é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano. Tem como objetivo central divulgar pesquisas empíricas e/ou teóricas das temáticas relacionadas ao campo da Comunicação, com ênfase na relação mídia e cotidiano. Está classificado como Qualis B1 (2017-2020).<br />ISSN: 2178-602X</p> https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/66473 Jornalismo declaratório e tipologia das declarações: asserções avaliativas, descritivas e prescritivas 2025-03-17T21:10:47+00:00 Rafaela Pollacchinni rafa.pollacchinni@gmail.com Marcia Benetti marcia.benetti@gmail.com <p>Este artigo discute o jornalismo declaratório e propõe uma tipologia das declarações. Para compreender o funcionamento desse jornalismo, tomamos como objeto empírico 258 títulos baseados em declarações publicados pela <em>Folha de S. Paulo</em> ao longo de outubro de 2022. Por meio da análise do discurso e do conceito de destacamento, problematizamos a responsabilidade dos veículos na disseminação de informações incompletas, ambíguas ou falsas e na validação pública de alegações que interessam sobretudo aos declarantes. Demonstramos ainda as características e o funcionamento de três tipos de declarações destacadas nos títulos jornalísticos: as asserções avaliativas, descritivas e prescritivas.</p> 2025-06-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Mídia e Cotidiano https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/66810 Educação midiática: o comportamento de estudantes nas redes sociais e a propagação de informações falsas 2025-05-08T17:43:47+00:00 Paulo Henrique Soares Almeida pauloalmmeida@gmail.com Ana Carolina Kalume Maranhão ckalume@gmail.com <p>Este artigo investiga o comportamento de estudantes do Ensino Médio do Distrito Federal nas redes sociais, com ênfase na disseminação de informações falsas. A pesquisa, conduzida entre novembro de 2023 e março de 2024, utilizou questionários estruturados aplicados a 180 alunos de escolas públicas e particulares. Os resultados revelam uma deficiência expressiva na educação midiática desses jovens, destacando a urgência de estratégias educacionais que promovam abordagens mais críticas e conscientes na análise e compartilhamento de conteúdos digitais.</p> 2025-06-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Mídia e Cotidiano https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/66951 O Caso Paulinho Paiakan e a Representação Midiática dos Povos Originários: Estigmatização, Racismo Indígena e “Índio quer apito” 2025-05-02T18:37:51+00:00 Rafael Sbeghen Hoff rafael.hoff@yahoo.com.br Deborah De Negreiros deborahnegreirosnascimento@hotmail.com <p>Este artigo analisa a cobertura midiática do caso Paulinho Paiakan, líder Caiapó acusado de estupro nos anos 1990, e como a imprensa reforçou estereótipos racistas e contribuiu para a estigmatização dos povos indígenas. A análise decolonial destaca a ausência de vozes indígenas e a necessidade de uma cobertura jornalística mais ética e plural, percebendo como a mídia explorou o caso de forma sensacionalista, associando o suposto crime à identidade indígena.</p> 2025-06-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Mídia e Cotidiano https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/65781 A leitura social nos clubes de assinatura: a comunidade TAG Livros 2025-03-25T01:00:51+00:00 Susana Azevedo Reis susanareis.academico@gmail.com Christina Ferraz Musse cferrazmusse@gmail.com <p>O presente artigo propõe-se a investigar as dinâmicas da leitura social no contexto dos novos clubes de assinatura de livros, tendo como objeto de estudo a modalidade <em>TAG Inéditos</em>, pertencente ao clube TAG Livros. Para isso, primeiramente, buscamos compreender qual o papel destes clubes no atual mercado brasileiro, através de pesquisadores como Corinna Norrick-Rühl (2019) e John B. Thompson (2013; 2021), além dos levantamentos desenvolvidos pelas autoras e pesquisas de mercado nacionais. Também analisamos como a tecnologia influencia e está criando um ambiente de leitura social cada vez mais participativo, utilizando as contribuições de José Antonio Cordón García (2019), e outros. Por último, avaliamos como a <em>TAG Inéditos </em>trabalha a leitura social de seus leitores por meio do aplicativo <em>TAG Livro</em>s. O método utilizado para a análise foi desenvolvido em trabalhos anteriores das autoras e busca os atributos e funcionalidades de ambientes de leitura social.</p> 2025-06-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Mídia e Cotidiano https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/68176 Da mídia de massa à plataformização: as transformações no ecossistema midiático 2025-06-11T12:40:58+00:00 Adriana Barsotti adrianabarsotti@id.uff.br Ana Paula Goulart de Andrade goulartdeandrade@gmail.com Iluska Coutinho iluska.coutinho@ufjf.br <p>Se no passado o coronelismo eletrônico (Aires; dos Santos, 2023) dos grandes impérios nacionais da comunicação (Wu, 2012) era quase irrestrito, na contemporaneidade o poder desses grupos encontra-se ameaçado pelas big techs (Morozov, 2018) e pela fragmentação das audiências. No Brasil, 79% da população acessa notícias via redes sociais e apenas 43% confiam na mídia (Carro, 2024). Nesse contexto, em que o agendamento (McCombs, 2009) vem perdendo força para a agenda invertida (Saperas, 2020), para a qual concorrem tanto os meios da legacy media quanto os cidadãos, através das plataformas digitais, é necessário atrair e manter a atenção das audiências (Zelizer, Boczkowski e Anderson, 2021), demandando adaptações dos grupos de mídia tanto em relação a novos formatos quanto a modelos de negócios que possam garantir a sustentabilidade dos meios, bem como seu impacto público.</p> 2025-06-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Mídia e Cotidiano https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/68118 Igor Sacramento: pesquisador inquieto, referência na Comunicação 2025-06-06T18:08:35+00:00 Denise Tavares da Silva denisetavares51@gmail.com <p>Esse texto tem como objetivo destacar o legado acadêmico de Igor Sacramento, que teve sua vida interrompida aos 41 anos de idade, em Paris, onde realizava estágio pós-doutoral na <em>École des Hautes Études en Sciences Sociales</em>. Seu percurso como pesquisador e professor da área da Comunicação Social é intenso e qualificado. Sua presença afetiva, ativa e talentosa o tornou muito requisitado por seus pares, nas mais diversas atividades que integram o território da ciência no Brasil. E se é óbvio que para as pessoas próximas e familiares sua ausência é inconsolável, para o amplo contingente da pesquisa na Comunicação e áreas afins que o conheceram por seus textos, suas análises e posições públicas, o diálogo com sua obra questionadora, apaixonada e inquieta continua muito bem-vindo.</p> 2025-06-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Mídia e Cotidiano https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/66608 Riscos e oportunidades do uso de inteligência artificial na produção jornalística: uma análise das diretrizes do Grupo Globo 2025-05-05T14:59:05+00:00 Cristine Gerk crisgerk@gmail.com Marialva Barbosa marialva153@gmail.com <p>Este artigo tem o objetivo de analisar riscos e oportunidades trazidos pelo uso da Inteligência Artificial (IA) em redações de jornais, tendo como eixo condutor da reflexão o anúncio das diretrizes para uso da IA divulgadas pelo Grupo Globo, o maior conglomerado de notícias do Brasil, em junho de 2024. A análise do impacto do uso de IA em redações é feita com apoio de pesquisadores que estudam as transformações no jornalismo a partir da digitalização na sociedade, no Brasil e no exterior.</p> 2025-06-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Mídia e Cotidiano https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/66677 IA generativa: mudanças nas práticas jornalísticas brasileiras a partir da análise de políticas de uso 2025-04-02T14:19:38+00:00 Francilene de Oliveira Silva oliveirafrancilene@gmail.com Rita de Cássia Romeiro Paulino Paulino rcpauli@gmail.com <p>Este trabalho tem como objetivo identificar de que forma as práticas jornalísticas estão sendo impactadas pela Inteligência Artificial Generativa. Para isso, tem como suporte teórico a teoria Ator-Rede e a Human-Machine Communication. Conduziu-se uma pesquisa com base em análise de conteúdo categorial das políticas de uso de IA publicadas por nove veículos jornalísticos brasileiros nos anos de 2023 e 2024, apoiada em outros métodos como a revisão bibliográfica. Observa-se o surgimento de novas práticas jornalísticas com a incorporação de um novo ator tecnológico, a ampliação da divisão de tarefas entre humanos e máquinas no processo de produção de conteúdo e a supressão e a adição de tarefas aos jornalistas humanos. Percebe-se também a incorporação da tecnologia em todas as etapas do processo jornalístico, com destaque para a produção de conteúdo.</p> 2025-06-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Mídia e Cotidiano https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/66924 “Strategy sets the scene for the tail”. Mediamorfose do The Guardian e Taylor Swift como estratégia jornalística 2025-04-18T10:46:36+00:00 Raquel Ritter Longhi raqlonghi@gmail.com Denise Martins Lira denisemartinslira@gmail.com Maria Clara Moura mariacguima@gmail.com David Candido davidcandidods@gmail.com <p>Após 203 anos de jornalismo, transformações, mudanças e adaptação em diversos cenários na globalização, o diário britânico <em>The Guardian</em> lançou um produto especialmente dedicado à discussão de uma artista. A newsletter <em>Swift Notes</em>, publicada de 22 de fevereiro a 21 de agosto de 2024, ofereceu uma cobertura jornalística semanal, gratuita e especializada, sobre Taylor Swift, considerada a segunda maior estrela pop do século XXI, segundo a renomada revista Billboard. O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de caso sobre a newsletter à luz dos conceitos de mediamorfose (Fidler, 1998) e hibridização de linguagens. A metodologia engloba referencial bibliográfico e Análise de Conteúdo, em que se verifica a hibridização de linguagens e estratégias.</p> 2025-06-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Mídia e Cotidiano https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/66520 Instagram como espaço informativo: uma revisão bibliográfica sobre produção e circulação de notícias 2025-04-30T14:34:09+00:00 Gabriela Almeida Silva gabrielaalmeida.gc@gmail.com Thaísa Bueno thaisabu@gmail.com <p>Este artigo investiga a construção do conteúdo noticioso no Instagram, analisando os desafios e as especificidades da produção jornalística nessa plataforma. Para isso, realiza-se uma revisão bibliográfica, baseada em artigos, teses e dissertações, com o objetivo de compreender como o jornalismo adapta suas práticas e narrativas ao ambiente digital. Como pano de fundo, são consideradas reflexões oriundas de uma pesquisa anterior sobre perfis informativos na rede. Os resultados apontam para a transformação das dinâmicas de produção e circulação da notícia, evidenciando os limites e as possibilidades do jornalismo nas mídias sociais.</p> 2025-06-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Mídia e Cotidiano https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/66492 O uso de dispositivos móveis para a propagabilidade de simulações de cidadania: os ataques à Rede Globo nas enchentes do Rio Grande do Sul em 2024 2025-02-06T11:55:45+00:00 Juliana Fernandes Teixeira teixeira.juliana.rj@gmail.com Hélder Paulo Cordeiro da Nóbrega heldercinema@gmail.com <p>O artigo analisa a simulação cidadã como fenômeno comunicacional, explorando o uso de dispositivos móveis na disseminação de desinformação nas plataformas digitais em contraponto com as coberturas midiáticas tradicionais. Com enfoque no confronto entre a Rede Globo e determinados grupos afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul em 2024. Utilizando o método de estudo de caso, por meio de coletas, avaliações e análises (Bardin, 1977), de ​​vídeos gravados <em>in loco </em>e conteúdos jornalísticos acerca dos mesmos. Embasados em conceitos de autores como Castells (2013) e Jenkins, Green e Ford (2015), dentre outros, ao investigar questões identitárias, culturais e midiáticas em tragédias climáticas, o texto objetiva contribuir para os estudos das práticas jornalísticas considerando os vários usos das tecnologias digitais por populares.</p> 2025-06-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Mídia e Cotidiano https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/66912 Plataformização e Novos Modelos de Negócios no Jornalismo: 2025-04-23T20:17:14+00:00 Claudiane Oliveira Carvalho Sampaio cauoliveira@yahoo.com.br Maria Aparecida Brito Santana cyda.britos@gmail.com <p>O presente trabalho busca compreender as implicações do fenômeno da plataformização na reconfiguração dos modelos de negócio de empresas jornalísticas pelo viés das práticas do jornalismo de marca - compreendido como uma convergência entre técnicas e protocolos jornalísticos e estratégias de comunicação para marcas. A pesquisa qualitativa, de abordagem multimétodos, articula revisão de literatura, análise documental para mapear produtos e serviços oferecidos pelo Estadão Blue Studio (ESB), além de entrevista semiestruturada. O estudo demonstra que o ESB atende às demandas do atual cenário midiático e à necessidade de sustentabilidade do Grupo Estadão. No entanto, pode comprometer o capital simbólico e cultural da credibilidade jornalística.</p> 2025-06-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Mídia e Cotidiano https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/66725 Plataformização do jornalismo e os modelos de negócios dos podcasts de notícias no Brasil 2025-04-30T15:12:03+00:00 Taynara Gregório Santos gregoriotaynara@gmail.com Leonardo de Marchi leonardo.demarchi@eco.ufrj.br <p>O podcast se consolidou nos últimos vinte anos como um importante formato de comunicação digital, cuja lógica de distribuição e monetização tem se transformado pelo que se tem chamado de plataformização da internet. No caso do jornalismo, esse fenômeno exigiu uma adequação do modelo de negócios de produção de notícias a fim de se adequar ao <em>modus operandi </em>das plataformas digitais e seus algoritmos. Este artigo examina os modelos de negócio de produção de notícias na era das plataformas digitais a partir do estudo de caso de podcasts de notícias brasileiros. O objetivo é identificar diferenças entre os métodos de produção de notícias dos jornais tradicionais e os nativos digitais, que operam sob a lógica das plataformas digitais. Como conclusão, demonstra-se que os modelos de negócio que surgem desse novo contexto tecnológico e econômico terminam por aumentar a dependência de veículos em relação à lógica das plataformas digitais e comprometem sua sustentabilidade financeira.</p> 2025-06-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Mídia e Cotidiano https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/66849 Mimetização de elementos do jornalismo na circulação plataformizada de uma capa fake 2025-04-18T10:54:10+00:00 Camila Hartmann camilahartmann6@gmail.com Luciana Menezes Carvalho luciana.carvalho@ufsm.br Alice Bianchini Pavanello alicebpavanello@gmail.com <p>Este artigo analisa as implicações da circulação plataformizada de uma imagem criada pelo designer Patrick Mulder, que mimetizou uma capa da revista <em>Time</em> de fevereiro de 2022. A montagem, que associa o rosto de Vladimir Putin ao bigode de Hitler, circulou amplamente no contexto da invasão russa à Ucrânia. A metodologia inscreve-se nos estudos de circulação midiatizada (Braga, 2006, 2015; Verón, 1997, 2014), que consideram os fluxos comunicacionais em seus atravessamentos entre produção, recepção e reconhecimento. Os resultados indicam que, embora a peça não tenha sido criada com intenção de desinformar, as lógicas da plataformização inseriram-na no contexto da desordem informacional (Wardle; Derakhshan, 2017; Wardle; Derakhshan, 2023), devido à apropriação de elementos gráficos e simbólicos do jornalismo que lhe conferem credibilidade.</p> 2025-06-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Mídia e Cotidiano https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/66920 Proposta de uma Agenda de Pesquisa para a cobertura das Big Tech a partir das bases do Jornalismo Investigativo 2025-04-18T10:51:12+00:00 Suzana Barbosa sobarbosa@ufba.br Alexandro Mota alexandro.ms@gmail.com <p>Este estudo bibliográfico e documental mapeia a produção do Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), de 2014 a 2024, para identificar convergências com os recentes estudos de cobertura jornalística da plataformização – fenômeno explicado pela alta dependência das <em>Big Tech</em>. <em>Platform Beat</em> tem potencial como área de cobertura especializada do jornalismo de vigilância, desafiando dependências estruturais e financeiras e certa tradição da reportagem investigativa no Brasil, que pode olhar para além do setor público, corrupção e crime. O levantamento debate a <em>Platform Beat</em> sob o ponto de vista dos aspectos conceituais, da experimentação de novos e interdisciplinares métodos digitais, da formação, regulação, fontes e diversidade.</p> 2025-06-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Mídia e Cotidiano https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/66745 Disputas de narrativas entre meios de comunicação de massa x plataformas digitais: quem tem poder - e credibilidade - quando o assunto é regulação? 2025-04-18T11:02:21+00:00 Gustavo Teixeira de Faria Pereira gustavo_tfp@yahoo.com.br Gabriel Landim gabriellandim@outlook.com <p>A partir do contexto atual de convergência midiática e de uma plataformização da sociedade na qual meios de comunicação de massa e novos atores sociais convivem no espectro digital, o objetivo do presente trabalho é identificar as relações de poder estabelecidas entre a mídia massiva e as <em>big techs, </em>empresas da área de tecnologia que dominam os algoritmos desta nova ambiência digital, bem como a noção de credibilidade que é estabelecida neste cenário. Para tal, utilizaremos como metodologia a Análise da Materialidade Audiovisual, escolhida por nos permitir avaliar os conteúdos audiovisuais de forma unitária e sem decomposição. Tomaremos como objeto produtos audiovisuais, por meio do recorte de seis materiais mais bem ranqueados pelo Google, sendo três a partir da pesquisa “regulação da mídia no Brasil” e outros três através da busca por “regulação de plataformas digitais no Brasil”. Os resultados preliminares apontam para uma diversidade de narrativas no digital, assim como diferentes posicionamentos acerca da regulação da mídia e das plataformas digitais, mas sem que a credibilidade esteja no centro desta discussão.</p> 2025-06-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Mídia e Cotidiano https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/68175 Expediente 2025-06-11T12:20:07+00:00 Revista Mídia e Cotidiano midiaecotidiano.ega@id.uff.br <p>Expediente</p> 2025-06-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Mídia e Cotidiano