Fotojornalismo e representações da educação: as narrativas sobre o contexto de precariedade no ensino remoto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v15i2.49547Keywords:
Fotojornalismo, Midiatização, Educação, Representação social, Alteridade.Abstract
This paper intends to analyse the photographs that circulated in digital environments by O Globo and Folha de S.Paulo newspapers during the year 2020 addressed to the theme of education. We seek to understand how those vehicles aproached the precarius conditions from which the students built visual narratives about the lack of access to education in the pandemic context. It is a study focused on the compositional aspects engaged in news photography about the remote education in Brazil, it is also focused in the identity and difference meanings. For this purpose, the content analysis has been used. Therefore, we seek to ground our analysis on constructionist journalism, culturalist, Photography-expression theories, and also in the studies on mediatized society.
Downloads
References
ALSINA, Miguel Rodrigo. A construção da notícia. Petrópolis: Vozes, 2009.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008.
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Tratado de Sociologia do Conhecimento. 27 ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BRAGA, J. L. Circuitos versus campos sociais. IN: JANOTTI JR, Jeder; MATTOS, Maria Ângela e JACKS, Nilda (orgs.). Mediação & Midiatização. Salvador/Brasília: EDUFBA/Compós, 2012. p. 31-52. Disponível em http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20180205111302.pdf. Acesso em: 22 jul. 2020.
BUITONI, Dulcília. Fotografia e jornalismo: a informação pela imagem. São Paulo: Saraiva, 2011.
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1999.
GOMES, Mayra Rodrigues. Comunicação e identificação: ressonâncias no jornalismo. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2008.
HJARVARD, Stig. Midiatização: conceituando a mudança social e cultural. São Paulo: Matrizes. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP. v. 5, n. 2, jan-jun 2012, pp. 53-91. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/1430/143023787004.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2019.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 4. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.
MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984.
MONTEIRO, E. B. Fotojornalismo brasileiro e a crise das representações na sociedade pós-industrial. Comunicação & Informação, v. 3, n. 1, p. 40-55, 2000. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/22861. Acesso em: 4 nov. 2020.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, Dênis de (org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
MUNHOZ, Paulo. Estágios de desenvolvimento do fotojornalismo na internet. Diálogos & Ciência - Revista da Rede de Ensino FTC. Ano V, n. 11, set. 2007.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
SILVA, Fernando Firmino da. Jornalismo móvel. Salvador : EDUFBA, 2015.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org). Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo: uma introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Porto, 2002. Disponível em: < http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-fotojornalismo.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).