SEGUNDA TELA: A INTERNET PERVASIVA COMO POSSIBILIDADE DE EXTENSÃO DOS CONTEÚDOS TELEVISUAIS

Auteurs

  • Adriana Pierre Coca Universidade Tuiuti do Paraná
  • Bruno Henrique Marques de Mendonça UNICURITIBA / Universidade Tuiuti do Paraná.

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9697

Résumé

Este artigo se alicerça, sobretudo, no conceito do fenômeno segunda tela (PROULX; SHEPATIN, 2012). Analisamos como as emissoras de TV aberta brasileiras vêm se comportando na interação com o ciberespaço. Partimos do pressuposto que, na reconfiguração dos modos de ver televisão; a internet, por ser cada vez mais um meio pervasivo, se torna uma aliada e não um perigo a hegemonia televisual. A transmidiação como apontada por Henry Jenkins (2009) está sendo colocada em prática com entusiasmo e as redes sociais, por exemplo, já se convertem em índices que mostram o reflexo do intenso diálogo entre a TV e a internet.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Adriana Pierre Coca, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Especialista em Técnicas e Teorias da Comunicação pela Fundação Cásper Líbero e MBA em Gestão de Projetos pela FIAP.

Bruno Henrique Marques de Mendonça, UNICURITIBA / Universidade Tuiuti do Paraná.

Docente dos cursos de Comunicação, Marketing e Design Gráfico do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA; Mestrando do programa de Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP.

Références

BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge: MIT Press, 2000.

FIDLER, Roger. Mediamorfosis. Barcelona: Granica, 1997.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Trad. Susan Alexandria. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2009.

JOHNS, Mark. Two Screen Viewing and Social Relationships. Exploring the invisible backchannel of TV viewing. In: Proceedings cultural attitudes towards communication and technology 2012. Murdoch University, Murdoch, 2012. p. 333-343. Disponível em: http://sammelpunkt.philo.at:8080/2159/ Acesso em 18/09/2013 às 23h51.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. 6ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.

MURRAY, Janet H. Hamlet no holodeck – o futuro da narrativa no ciberespaço. Trad. Elissa Khoury Daher e Marcelo Fernandez Cuzziol. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003.

PROULX, Mike & SHEPATIN, Stacey. Social TV: how marketers can reach and engage audiences by connecting television to the WEB, social media and mobile. Haboken, New Jesey: John Wiley& Sons, Inc, 2012.

SANTAELLA, Lucia. Cultura e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paullus, 2003.

___________________. A ecologia pluralista da comunicação - conectividade, mobilidade e ubiquidade. São Paulo: Paullus, 2010.

SANTAELLA, Lucia; LEMOS, Renata. Redes sociais digitais – a cogniçcao conectiva do Twitter. São Paulo: Paullus, 2010.

YOUNGBLOOD, Gene. Expanded cinema. New York: P. Dutton & Co. Inc., 1970.

##submission.downloads##

Publiée

2013-12-17