Fotojornalismo e representações da educação: as narrativas sobre o contexto de precariedade no ensino remoto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v15i2.49547

Palavras-chave:

Fotojornalismo, Midiatização, Educação, Representação social, Alteridade.

Resumo

O presente artigo dedica-se a analisar as fotografias que circularam nos ambientes digitais dos jornais O Globo e Folha de S.Paulo no ano de 2020 direcionadas para o tema da educação. Buscamos compreender como os veículos abordaram as condições de precariedade dos sujeitos educandos na construção das narrativas visuais sobre a falta de acesso à educação no período da pandemia. Trata-se de um estudo voltado para os elementos compositivos mobilizados nas fotografias de notícias sobre o ensino remoto no Brasil, nas significações da identidade e da diferença, utilizando-se da metodologia de análise de conteúdo. Para tanto, buscamos fundamentar a análise nas teorias construcionistas do jornalismo, culturalistas, da Fotografia-expressão e também nos estudos sobre a sociedade midiatizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Pernisa Júnior, UFJF

Professor  Titular  da  Faculdade de Comunicação

Paulo Roberto Figueira Leal, UFJF

Professor Titular da Faculdade de Comunicação

Referências

ALSINA, Miguel Rodrigo. A construção da notícia. Petrópolis: Vozes, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Tratado de Sociologia do Conhecimento. 27 ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BRAGA, J. L. Circuitos versus campos sociais. IN: JANOTTI JR, Jeder; MATTOS, Maria Ângela e JACKS, Nilda (orgs.). Mediação & Midiatização. Salvador/Brasília: EDUFBA/Compós, 2012. p. 31-52. Disponível em http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20180205111302.pdf. Acesso em: 22 jul. 2020.

BUITONI, Dulcília. Fotografia e jornalismo: a informação pela imagem. São Paulo: Saraiva, 2011.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1999.

GOMES, Mayra Rodrigues. Comunicação e identificação: ressonâncias no jornalismo. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2008.

HJARVARD, Stig. Midiatização: conceituando a mudança social e cultural. São Paulo: Matrizes. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP. v. 5, n. 2, jan-jun 2012, pp. 53-91. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/1430/143023787004.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2019.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 4. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984.

MONTEIRO, E. B. Fotojornalismo brasileiro e a crise das representações na sociedade pós-industrial. Comunicação & Informação, v. 3, n. 1, p. 40-55, 2000. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/22861. Acesso em: 4 nov. 2020.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, Dênis de (org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.

MUNHOZ, Paulo. Estágios de desenvolvimento do fotojornalismo na internet. Diálogos & Ciência - Revista da Rede de Ensino FTC. Ano V, n. 11, set. 2007.

ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.

SILVA, Fernando Firmino da. Jornalismo móvel. Salvador : EDUFBA, 2015.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org). Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo: uma introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Porto, 2002. Disponível em: < http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-fotojornalismo.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2019.

Downloads

Publicado

2021-05-18

Como Citar

Pernisa Júnior, C., Figueira Leal, P. R., & Ferreira Campos, M. (2021). Fotojornalismo e representações da educação: as narrativas sobre o contexto de precariedade no ensino remoto brasileiro. Mídia E Cotidiano, 15(2), 139-163. https://doi.org/10.22409/rmc.v15i2.49547