Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Revista Multidisciplinar Mundo Livre, publicação semestral do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR) da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi criada em 2015, em Campos dos Goytacazes. Em seu processo editorial, desde então, privilegia trabalhos inéditos e originais desenvolvidos por alunos de graduação e de pós-graduação, professores e profissionais vinculados às áreas das ciências humanas, ciências sociais e ciências sociais aplicadas. Os trabalhos são recebidos em fluxo contínuo. Não há custo de submissão e publicação. 

 

Políticas de Seção

Artigos

Trabalhos científicos produzidos a partir de pesquisas de natureza empírica ou teórica, contendo análises teórico-metodológicas e conceituais dos objetos estudados.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Compõe sessão especial, cujo tema se relaciona com artigo específico ou com o número da revista.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Relato de experiência

Relato ou estudo de caso advindo da experiência profissional, contendo análises teórico-metodológicas, bem como os resultados alcançados.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à publicação somente serão enviados aos pareceristas após a verificação, pela Comissão Editorial, dos seguintes itens: adequação ao foco e escopo da revista; formato da apresentação. Também compõe esta primeira avaliação a verificação do trabalho sistemas de detecção de plágio. Os trabalhos que estiverem em conformidade com as diretrizes de publicação serão encaminhados a avaliadores com titulação mínima de mestre, membros do Conselho Consultivo ou avaliadores ad hoc. Os avaliadores e emitirão parecer habilitando ou não os mesmos para publicação. Caso os avaliadores indiquem correções, a publicação ficará na dependência do cumprimento das exigências.
A Comissão editorial assegura o anonimato dos autores e dos pareceristas (Double Blond Review), permitindo assim, isonomia durante o processo de avaliação e liberdade aos pareceristas para emitir seu julgamento.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política de ética e retratação

A Revista Mundo Livre se reserva ao direito de utilizar o software CopySpider na análise de submissões de forma rotineira para detecção de plágio. O trabalho poderá ser rejeitado se for detectado plágio no mesmo.

Os artigos publicados poderão ser retratados no todo ou em parte se for detectada má conduta científica (como fabricação de resultados,  falsificação de resultados e plágio),  sendo reservado o direito de defesa e do contraditório aos respectivos autores. 

A revista Mundo livre se preocupa com a integridade em pesquisa e a ética na ciência, sendo assim, os autores e pareceristas devem atentar para a resoluções que orientam as pesquisas realizadas com seres humanos (disponíveis aqui) e que explicitar no artigo os procedimentos éticos e o apoio institucional recebido, bem como outras colaborações, sejam elas financeiras ou pessoais.