Editorial


Neste volume da Revista Mundo Livre teremos sete artigos submetidos em fluxo contínuo, sete artigos que compõe a seção temática “Serviço social e saúde pública” e uma resenha. Os sete artigos do fluxo contínuos tratam dos mais diversos temas como inteligência artificial, economia, pedagogia e serviço social, que compõem o escopo desta revista. No primeiro artigo, Melo analisa a evolução da inteligência artificial, no mundo, por meio da revisão de literatura e como essa forma de inteligência impacta no inter-relacionamento entre pessoas, serviços, máquinas e indústrias.

Os próximos três artigos tratam de temas da área da economia. Neves estudou a crise de 1929 sobre a perspectiva das correntes liberal, keynesiana, monetarista e escola austríaca, enquanto Couto tratou do valor mercado da terra, utilizando da perspectiva adotada por Ricardo em “Princípios da economia política e da tributação de 1982”, considerando a competitividade e a inovação. Alcatra et al. utilizando do pressuposto teórico da economia solidária, analisou os desafios, dificuldades e benefícios advindos da Cooperativa Agropecuária Global de Brejo Grande no município de Campos dos Goytacazes.

No artigo Pedagogia da “qualicidade”, Andrade apresenta um projeto piloto desenvolvido junto a alunos do ensino fundamental da rede pública municipal de São João da Barra/RJ utilizando metodologias ativas. Por fim, os trabalhos de Carvalho e Silva e Cunha e Barreto tratam da perspectiva social. Os primeiros autores analisam o conflito urbano e a resistência dos moradores de áreas periféricas do município de Campos dos Goytacazes. Já Cunha e Barreto trataram dos desafios de acesso por pessoas com deficiência ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinado à pessoa com deficiência.

Os próximos sete artigos referem-se ao dossiê “Serviço social e saúde pública”, organizado pelos professores Carlos A. S. Moraes, Maria Clélia P. Coelho e Viviane AS Lopes, do Curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, que teve como objetivo tratar de estudos sobre o trabalho do assistente social na área da saúde. Esses artigos contam com apresentação própria na página 281 deste número. Por fim, o último trabalho é uma resenha de autoria de Marques e Santos sobre o livro “Passe livre: as possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização” de Daniel Santini.

Esperamos que a leitura desse número lhe seja enriquecedora. Boa leitura.

Campos dos Goytacazes, 1 de dezembro de 2020,


Os editores


Rev. Mundo Livre, Campos dos Goytacazes, v. 6, n. 2, jul./dez. 2020

2