Acúmulo constitucional de cargos pedagógicos de natureza docente

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia, Professor, Acúmulo, Legal

Resumo

Artigo elaborado com a finalidade de contribuir com a reflexão entorno da polêmica sobre a natureza das funções de Orientação Educacional, Coordenação/Orientação Pedagógica e Supervisão/Inspeção de Ensino e a possibilidade de acúmulo de duas matrículas na mesma função, segundo exceção constitucional.  A pesquisa bibliográfica abordou as fases de desenvolvimento das licenciaturas e do curso de pedagogia, suas mudanças, avanços e retrocessos. A análise documental das normativas de cada período permitiu verificar a natureza das mudanças e seus movimentos constituintes nas respectivas legislações. Tanto o arcabouço legal como a forma de atuar desses profissionais mudou no decorrer do tempo.  A conclusão insofismável alcançada por meio do estudo é inequívoca, e ratifica a defesa dos profissionais supracitados como sendo essencialmente docentes.

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Biografia do Autor

Cláudio Adão Moraes Andrade, Prefeitura de São João da Barra

Prefeitura de São João da Barra (Coordenação do Plano Municipal de Educação). Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), Cabo Frio, Brasil. Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes, Brasil. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Fluminense (IFF/PROFEPT), Macaé, Brasil

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Publicado

2022-01-15

Como Citar

Andrade, C. A. M. (2022). Acúmulo constitucional de cargos pedagógicos de natureza docente. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 7(2), 304-318. Recuperado de https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/50728

Edição

Seção

Artigos