Educação na pandemia

Uma análise das ações desenvolvidas no município de Camaçari-Bahia

Autores

Palavras-chave:

Educação na Pandemia., Tecnologias Digitais., Escola Pública.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições e ações do “Projeto Mais e Melhor Educação: em casa”, desenvolvido pelo município de Camaçari-Bahia, cujo objetivo é a promoção da educação no período do isolamento social. Ancorado na pesquisa de campo de abordagem qualitativa, embasado nos estudos de Arruda (2020), Sobrinho, Araújo e Neves (2020), Avelino e Mendes (2020), o estudo revelou que apesar do município ter uma boa proposta de ensino remoto durante a pandemia da Covid-19, não o efetivou na íntegra, uma vez que nem todos os estudantes têm os recursos tecnológicos digitais mínimos necessários ou se quer conseguem estar conectados à internet, fundamental para desenvolver as atividades propostas. Além do mais, os docentes não possuem aparatos tecnológicos digitais adequados e nem formação para trabalhar com o ensino remoto, em particular, com as tecnologias digitais, utilizando-os como recursos didáticos pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Alves Sobrinho, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Docente, Faculdade Metropolitana de Camaçari - FAMEC/BA, Brasil. Doutoranda em Educação, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, Brasil.

Irlane Souza de Oliveira Freire, Prefeitura municipal de Camaçari

Assistente Administrativo, Prefeitura municipal de Camaçari, Camaçari, Brasil. Graduada em Pedagogia, Faculdade Metropolitana de Camaçari-FAMEC, Brasil

Referências

ARAÚJO, Jurandir de Almeida; SOBRINHO, Raquel Alves; NEVES, Barbara Coelho. Os avanços científicos e tecnológicos e suas implicações no campo da desigualdade e da inclusão socioeducacional. Ponto de Acesso, Salvador, v. 13, n. 3, p.57-69, dez. 2019.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19.Em Rede: revista de educação a distância, v. 7, n.1, p. 257-275, maio 2020.

AVELINO, Wagner Feitosa Avelino; MENDES, Jessica Guimarães. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 56-62, maio, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3759679. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/AvelinoMendes. Acesso em: 30 dez. 2020.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 30 dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14511-pcp005-20&category_slud=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 30 dez. 2020.

CAMAÇARI. Secretaria Municipal de Educação. Projeto Mais e Melhor Educação: em casa. Camaçari. Abril de 2020.

______. Instrução normativa nº 002/2020 Disponível em: http://www.camacari.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/diario-1495-certificado.pdf. Acesso em: 30 dez. 2020.

GUIA PARA COMUNIDADE escolar, família e responsáveis, e profissionais da educação e proteção da criança e do adolescente. Disponível em: https://media.campanha.org.br/acervo/documentos/COVID-19_Guia1_FINAL.pdf. Acesso em: 30 de dez. de 20.

MINAYO, M. C. S. (Org.).Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2012.

SOBRINHO, Raquel Alves; ARAÚJO, Jurandir de Almeida; NEVES, Barbara Coelho. Covid-19, Tecnologia Digital e Educação: reflexões sobre a suspensão das aulas no contexto das escolas e creches comunitárias do Município de Camaçari, BA. Folha de rosto: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 6, n. 2, p. 71-83, maio/ago. 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-14

Como Citar

Alves Sobrinho, R., & Souza de Oliveira Freire, I. (2021). Educação na pandemia: Uma análise das ações desenvolvidas no município de Camaçari-Bahia. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 7(1), 130-145. Recuperado de https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/48175

Edição

Seção

Dossiê temático