Valoração de opções reais híbridas em projetos modularizados: uma metodologia robusta para análise de investimentos

Autores

  • Juliano Melquiades Vianello Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • José Paulo Teixeira Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v6i2.11095

Resumo

Em alguns casos pode ser útil para a empresa dividir um projeto em várias subunidades independentes. Esta divisão pode ocorrer, por exemplo, em grandes projetos nos quais são identificados partes integrantes ou módulos com diferentes riscos, retornos, matérias primas, produtos, atividades e mercados.

Desta forma, o objetivo deste trabalho é apresentar: os fatores econômicos de risco de um projeto dividido em várias subunidades independentes identificados como relevantes na análise da distribuição probabilística do VPL; o processo estocástico usado para simular cada um destes fatores; os dados necessários para a modelagem do fluxo de caixa identificados na análise das demonstrações contábeis; a distribuição probabilística deste VPL utilizando a metodologia de opções reais de adiar o investimento e parar temporariamente a produção, além do valor isolado e conjunto (híbrido) destas opções para o projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Melquiades Vianello, Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Militar de Engenharia (2003), Mestrado na PUC-Rio (2007) em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Telecomunicações e, atualmente, cursa o doutorado na PUC-Rio em Engenharia de Produção. Ex engenheiro do Exército, hoje trabalha como engenheiro da PETROBRAS na área de Gestão de Risco, com trabalhos realizados no escritório de Londres da mesma empresa. Leciona e lecionou 14 disciplinas na Universidade Gama Filho.

José Paulo Teixeira, Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1970), mestrado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Economia - Stanford University (1979), mestrado em Estatística - Stanford University (1978) e doutorado em Engenharia Industrial - Stanford University (1979). Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: opções reais, teoria das opções, análise de investimentos, análise de projetos e avaliação de projetos.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

Artigos/Papers