A formação do administrador na perspectiva das competências individuais requeridas

Autores

  • Donizeti Leandro de Souza Universidade Federal de Lavras / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Jorgiane Suelen de Sousa Universidade Federal de Lavras / Departamento de Administração e Economia
  • Robert Delano de Souza Corrêa Universidade Federal de Lavras / Departamento de Administração e Economia
  • André Luiz Zambalde Universidade Federal de Lavras / Departamento de Ciência da Computação

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v8i4.11193

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar se as práticas das Instituições de Ensino Superior (IES) têm sido alinhadas às competências demandadas pela literatura, além de investigar quais variáveis demográficas podem interferir no desenvolvimento das mesmas. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de técnicas estatísticas descritivas e multivariadas em 3 IES privadas de Minas Gerais, tendo como referência, o conjunto das competências individuais requeridas propostas por Sant’Anna (2002). Os resultados demonstram que as IES pesquisadas têm desenvolvido as competências requeridas em um nível satisfatório, apesar de identificar limitações no desenvolvimento de competências empreendedoras, surgindo a necessidade de se criar ambientes acadêmicos que estimulem a criatividade e a formação empreendedora. O estudo pode ser útil para questionar o conceito de competências como algo que transcende a perspectiva organizacional, resgatando a importância da academia no desenvolvimento de uma formação sistêmica de indivíduos talentosos e competentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Donizeti Leandro de Souza, Universidade Federal de Lavras / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras na área de Gestão estratégica, Marketing e Inovação e Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Câmpus avançado de Três Corações na área de Administração.

Jorgiane Suelen de Sousa, Universidade Federal de Lavras / Departamento de Administração e Economia

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras na área de Gestão estratégica, Marketing e Inovação.

Robert Delano de Souza Corrêa, Universidade Federal de Lavras / Departamento de Administração e Economia

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras na área de Organizações, Gestão e Sociedade.

André Luiz Zambalde, Universidade Federal de Lavras / Departamento de Ciência da Computação

Professor da Universidade Federal de Lavras nos Departamentos de Computação e Administração. Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ), com Pos-Doutorado em Ciência da Computação (UFMG-MG) e Sistemas e Tecnologias de Informação (ISEGI-UNINOVA - Portugal).

Downloads

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Artigos/Papers