Modelo de previsão de vendas em jogos de empresas: potencializando a prática dos gestores

Autores

  • Sheila Serafim da Silva UFF ICHS
  • Murilo Alvarenga Oliveira Prof. Adjunto no Departamento de Administração e Administração Pública da UFF (ICHS - Volta Redonda)
  • Ilton Curty Leal Junior Prof. Adjunto no Dpto de Administração e Administração Pública da UFF (ICHS - Volta Redonda)

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i2.11257

Resumo

A previsão de demanda desempenha um papel importante nas organizações, pois auxilia o gestor no processo de tomada de decisão. Em geral, as empresas não dispõem de recursos suficientes para alterar de forma substancial a oferta no curto prazo e atender a oscilação da demanda. Diante disso, este estudo teve como objetivo desenvolver um modelo de previsão de vendas para uso em um jogo de empresas. A pesquisa abordou os jogos de empresas como instrumento de pesquisa. Foi utilizada uma abordagem quantitativa com uso da análise de regressão linear múltipla. O modelo foi testado em um ambiente no período de um ano simulado. Foram analisados e discutidos os erros na previsão de vendas com e sem o uso do modelo. Os principais resultados apontaram que o modelo contribuiu para melhorias no desempenho da empresa analisada sob a perspectiva operacional e financeira, sendo o erro considerado aceitável. Entre as principais contribuições do estudo, foi destacado o uso de ambientes de simulação para teste de modelos e teorias na área de produção e operações para a produção de novos conhecimentos.

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Biografia do Autor

Sheila Serafim da Silva, UFF ICHS

Mestranda em Administração (PPGA UFF, Volta Redonda).

Graduada em Administração (UFF ICHS).

Murilo Alvarenga Oliveira, Prof. Adjunto no Departamento de Administração e Administração Pública da UFF (ICHS - Volta Redonda)

Graduado em Administração (UFRRJ), Mestrado em Administração (PPGEN-UFRRJ), Doutor em Administração pelo PPGA FEA USP. Atualmente atua nas Linhas de Pesquisa: Estratégia, Tecnologia e Inovação, Laboratório de Gestão, Simuladores Organizacionais, Apoio a Decisão e Desempenho Organizacional. É professor Adjunto do Depto de Administração da Universidade Federal Fluminense (Pólo Universitário de Volta Redonda) ICHS UFF PUVR. Atua como professor em MBAs da UFF com destaque no MBA em Gestão Empreendedora e no MBA em Economia em Negócios da UFSCar.

Ilton Curty Leal Junior, Prof. Adjunto no Dpto de Administração e Administração Pública da UFF (ICHS - Volta Redonda)

Possui graduação em Administração de Empresas, mestrado em Gestão e Estratégia de Negócios pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e doutorado em Engenharia de Transportes na COPPE/UFRJ. Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, com atuação em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Administração. Professor colaborador do Programa de Engenharia de Transportes/COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos/Papers