https://periodicos.uff.br/pca/issue/feedRevista Pensamento Contemporâneo em Administração2024-10-21T13:52:44+00:00Joysi Moraesjmoraes@id.uff.brOpen Journal Systems<p>A Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, ISSN 1982-2596, é uma revista científica voltada para professores, pesquisadores e estudantes da área de Administração. A RPCA tem como objetivo contribuir para o entendimento aprofundado das organizações e suas práticas por meio da divulgação de trabalhos de pesquisa de natureza teórica-empírica e ensaios que possam subsidiar o desenvolvimento da pesquisa e o conhecimento da Administração na América Latina.<br /><strong>ISSN: 1982-2596 - </strong><strong>Qualis A3</strong></p>https://periodicos.uff.br/pca/article/view/65079Editorial 2024-10-21T13:27:16+00:00Joysi Moraesjoysimoraes@yahoo.com.br<p>Editorial</p>2024-10-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administraçãohttps://periodicos.uff.br/pca/article/view/62648Entrepreneurial education and experiential learning2024-05-01T15:13:29+00:00Fabiana de Agapito Kangerskifabiagapito@gmail.comLéa Paula Vanessa Xavier Corrêa de Moraislea.morais.agro@gmail.comAndreia de Bem Machadoandreiadebem@gmail.comGertrudes Aparecida Dandolinigertrudes.dandolini@ufsc.edu.br<p>Este estudo objetiva aprofundar a compreensão da aprendizagem experiencial (Kolb, 1984) na educação empreendedora, analisando as práticas experienciais e teorias de aprendizagem associadas. Atende à lacuna de fundamentação educacional para o empreendedorismo. A pesquisa adota o método da revisão integrativa da literatura. Identificou-se seis categorias de práticas experienciais. Observou-se que há uma integração com outras teorias de aprendizagem para abordar as lacunas da teoria de aprendizagem experiencial e proporcionar experiências de aprendizagem autênticas. Este estudo fornece aos pesquisadores e educadores um quadro conceitual robusto, facilitando o desenvolvimento de abordagens experienciais à educação empreendedora e abrindo novos caminhos para futuras pesquisas.</p>2024-10-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administraçãohttps://periodicos.uff.br/pca/article/view/64022Entrepreneurial ecosystems and the role of Dutch higher education2024-08-08T22:18:30+00:00Fernando Antonio Prado Gimenezgimenez@ufpr.brFelipe Leal Alves Ferreirafelipeleal1208@gmail.com<p>Ecossistemas empreendedores (EEs) têm recebido atenção crescente tanto na academia quanto entre os formuladores de políticas. As instituições de ensino superior (IES) são consideradas algumas das organizações mais impactantes nos EEs. Além de seus papéis tradicionais de pesquisa e educação, espera-se que as IES sejam participantes ativos no fornecimento regional de atividades de apoio à criação de novos empreendimentos na sociedade, tornando-se universidades empreendedoras (UEs). Apesar do número crescente de estudos sobre UEs, ainda há espaço para aprendizado a partir de estudos de caso, especialmente quando focados em universidades líderes intimamente ligadas aos EEs regionais. Este é o caso da Universidade de Utrecht, na Holanda. Assim, o foco deste estudo foi descrever o papel dessa universidade, através de sua oferta de uma ampla variedade de atividades empreendedoras no ecossistema empreendedor da região de Utrecht.</p>2024-10-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administraçãohttps://periodicos.uff.br/pca/article/view/62043Brand love and brand hate in private HEIS2024-02-20T16:48:01+00:00Ramon Alves de Oliveiraramonalves@yahoo.com.brDanilo de Melo Costadanilo_mcosta@yahoo.com.br<p>Esse estudo objetivou analisar o impacto do amor/ódio à marca na evasão (decisão de sair) e na permanência (decisão de ficar) dos alunos das IES privadas. Como método para alcance dos objetivos, é apresentada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, mediante técnicas de coleta de dados de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, e aplicação de questionário <em>survey,</em> sendo uma amostragem de 406 respondentes válidos. Para a análise dos dados, foi utilizada a modelagem de equações estruturais (MEE). Sob uma perspectiva do Marketing, os resultados permitiram validar que o amor/ódio à marca influenciam diretamente na decisão de evasão/permanência dos alunos nas IES privadas em que estudam.</p>2024-10-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administraçãohttps://periodicos.uff.br/pca/article/view/62524Spatial stories2024-04-08T19:45:00+00:00Arthur Lopes Azevedoarthurlopes_93@hotmail.comLetícia Dias Fantinelleticiafantinel@gmail.com<p>Like RPG, organizations depend on interactions between actors with different roles that follow negotiated rules to generate events organized by narratives. Organizational everyday life is constantly permeated by fictional/narrative elements, mobilized to produce/give meaning to actions and objectives. We used RPG to explore the narrative nature of organizing and understand how narrative practices shape and organize everyday life. We focus on De Certeau’s the discussions about spatial stories to analyze data from an ethnography on the organizing of RPG. It contributes to understanding of organizing processes in which narrative practices occupy a central position, by integrating materiality, interactivity and narrativity.</p>2024-10-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administraçãohttps://periodicos.uff.br/pca/article/view/62071Além da via dupla do ensino2024-02-22T14:07:04+00:00Maria Karolayne de Moura Costakarolaaynemc@gmail.comPatrícia Trindade Caldaspatricia.trindade@professor.ufcg.edu.br<p>A educação coproduzida é um campo em descoberto, principalmente acerca dos seus benefícios e desafios, assim, o presente estudo objetivou analisar os efeitos da coprodução no serviço público educacional. Para tanto, realizou-se pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e observações, em duas escolas estaduais paraibanas. Para análise, utilizou-se o Quadro dos Efeitos da Coprodução na Educação, de Costa e Caldas (2023). Como resultados, encontraram-se a coprodução manifestando-se de forma mais enfática na escola cidadã integral técnica, destacando a categoria de potenciais efeitos desejáveis aos estudantes e a gestão. O estudo contribuiu para compreender os efeitos gerados pela coprodução em escolas públicas.</p>2024-10-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administraçãohttps://periodicos.uff.br/pca/article/view/62566Efeitos de perceber um chamado2024-04-12T12:57:18+00:00Wellynton Jose Diniz de Sousawellyntondiniz@gmail.comRozelia Laurettrozelia@fucape.brBruno Felixbfelix@fucape.br<p>Este estudo analisou o papel moderador da vivência de um chamado nas relações diretas entre perceber um chamado e satisfação no trabalho, satisfação com a vida, significado da vida, bem-estar existencial e compromisso com a carreira. A metodologia utilizada foi à quantitativa e descritiva. Os dados foram estimados por modelagem de equações estruturais (MEE). Os resultados demonstraram que somente a relação direta entre perceber um chamado e significado da vida foi suportada. Já no efeito da moderação de viver um chamado nas relações entre perceber um chamado com satisfação no trabalho, satisfação com a vida e bem-estar existencial foram suportadas.</p> <p><strong> </strong></p>2024-10-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administraçãohttps://periodicos.uff.br/pca/article/view/62440Comportamento financeiro de estudantes no Sul de Minas2024-03-27T22:28:10+00:00Renata Cristina Gomes de Camposrenatagomesdecampos@gmail.comFernando Batista Pereirafernando.pereira@unifal-mg.edu.brWesllay Carlos Ribeirowesllay.ribeiro@unifal-mg.edu.br<p>O objetivo do artigo é investigar o comportamento dos jovens de baixa renda diante das questões financeiras familiares, com o intuito de subsidiar ações públicas de educação financeira nas escolas. Um questionário estruturado foi aplicado aos alunos do 3º ano das escolas públicas estaduais do sul de Minas Gerais, cujos dados coletados foram interpretados mediante análises descritivas e as proposições validadas por métodos estatísticos. Os resultados apontaram que os alunos, geralmente, participam das questões relacionadas ao orçamento familiar de forma passiva, sugerindo uma condição de responsabilidade dos alunos mais relacionada à necessidade do que propriamente conscientização quanto ao interesse familiar.</p>2024-10-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administraçãohttps://periodicos.uff.br/pca/article/view/61394Sinergia entre liderança e ceticismo profissional na auditoria2024-01-10T18:25:10+00:00Cristiane Krügercristiane.kruger@ufsm.brCamila Piaiapiaiacamila@gmail.comGabriela Dalmolingabidalmolin61@gmail.comEster Escalante Peiteresterpeiter21@gmail.com<p>Objetivou-se analisar as lideranças transacional e transformacional como determinantes para as dimensões do ceticismo profissional em profissionais de auditoria. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e de levantamento. Os dados foram coletados com questionários baseados em escalas de Ceticismo Profissional e Liderança. A amostra incluiu 172 respostas de auditores brasileiros. A modelagem de equações estruturais revelou que a liderança transacional determina negativamente a autonomia, enquanto a liderança transformacional influencia positivamente as dimensões de autoestima, busca de conhecimento, compreensão interpessoal e mente questionadora do ceticismo profissional. Logo, a liderança transformacional deve ser estimulada na profissão de auditoria frente à liderança transacional.</p>2024-10-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administraçãohttps://periodicos.uff.br/pca/article/view/60479Trabalho remoto na Pandemia da Covid-19 e conflito trabalho-família para mulheres2023-11-07T23:40:51+00:00Ana Heloísa da Costa Lemosaheloisa@iag.puc-rio.brPriscila Pinheiro Monzato pripmz@gmail.com<p>Este artigo buscou compreender a influência da adoção do trabalho em home office na relação conflito trabalho-família de mulheres casadas que trabalharam dessa forma após o advento da pandemia da COVID-19. Foram realizadas entrevistas em profundidade com quinze profissionais atuantes em diversos segmentos econômicos. Ao retratar as circunstâncias vividas por essas mulheres no contexto da pandemia, os resultados indicaram que grande parte das entrevistadas continua assumindo a maior carga do trabalho doméstico e de cuidados e que a adoção do trabalho remoto trouxe impactos variáveis para o conflito trabalho-família dessas mulheres, a depender de suas situações familiares e profissionais.</p>2024-10-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administraçãohttps://periodicos.uff.br/pca/article/view/62024Desenvolvimento sustentável como fator impulsionador do desempenho empresarial2024-02-19T15:10:55+00:00Letícia de Sousa Limaletsousalima@gmail.comFelipe Roberto da Silvafeliperoberto.silva@uece.brRafaela Cajado M. de Alencarrafaela.cajado0105@gmail.com<p>O artigo tem como objetivo avaliar se o nível de aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU no continente europeu influencia as boas práticas de desempenho empresarial das organizações. Para isso, utilizou-se o banco de dados Eurobarometer 486 com uma amostra de 35 países, realizando uma análise multinível. As análises indicaram uma influência direta e positiva do cumprimento dos ODS, evidenciando que temáticas como a erradicação da pobreza, o acesso a serviços essenciais e o aumento do nível educacional, por meio de políticas de alfabetização, são empiricamente fundamentais na previsão do desempenho organizacional.</p>2024-10-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administraçãohttps://periodicos.uff.br/pca/article/view/62214Difusão da propriedade intelectual nos ambientes impulsionadores de inovação do estado de Pernambuco2024-03-08T02:46:22+00:00Renata Maria Oliveira Bezerra Caurenata@ovb.adv.brSílvio Luiz de Paulasilviodepaula1@gmail.comCélio Andrade de Santana Juniorcelio.santana@gmail.comMaria Amália Arruda Câmaraarrudacamara@gmail.com<p>O objetivo deste estudo é definir táticas que favoreçam a disseminação da propriedade intelectual para os empreendedores das startups dos ambientes de inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI-PE). De abordagem qualitativa, tanto para coleta quanto para análise dos dados, os resultados tendenciam a não efetividade da disseminação da propriedade intelectual nos ecossistemas de inovação vinculados à SECTI-PE. Identificou-se as oficinas e mentorias como abordagens mais apropriadas para promover a disseminação da propriedade intelectual nos ambientes de inovação, visando aprimorar a eficiência e a competitividade da inovação no Estado de Pernambuco.</p>2024-10-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração