https://periodicos.uff.br/pca/issue/feedRevista Pensamento Contemporâneo em Administração2024-04-30T23:35:16+00:00Joysi Moraesjmoraes@id.uff.brOpen Journal Systems<p>A Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, ISSN 1982-2596, é uma revista científica voltada para professores, pesquisadores e estudantes da área de Administração. A RPCA tem como objetivo contribuir para o entendimento aprofundado das organizações e suas práticas por meio da divulgação de trabalhos de pesquisa de natureza teórica-empírica e ensaios que possam subsidiar o desenvolvimento da pesquisa e o conhecimento da Administração na América Latina.<br /><strong>ISSN: 1982-2596 - </strong><strong>Qualis A3</strong></p>https://periodicos.uff.br/pca/article/view/62819Educação para o empreendedorismo2024-04-30T21:38:42+00:00Gracyanne Freire de Araujo gracyanne@gmail.comEduardo Paes Barreto Daveldavel.eduardo@gmail.comJoysi Moraesjoysimoraes@yahoo.com.brFernando Gomes de Paiva Júnior fernando.paivajr@gmail.com<p>A educação para o empreendedorismo desempenha um papel expressivo no desenvolvimento de uma sociedade que busca formar cidadãos proativos e criativos para resolver problemas de toda ordem. Trata-se de um campo de pesquisa em desenvolvimento que ajuda a repensar pedagogias e currículos de vários âmbitos, incluindo escolas e universidades. Apesar do crescimento das pesquisas e de sua relevância, ainda carecemos de conhecimentos sobre inovações pedagógicas e teóricas. Que teorias se destacam no campo da educação para o empreendedorismo? Como os contextos educacionais podem se enriquecer com as pesquisas existentes? Quais são as inovações pedagógicas que poderiam renovar a educação para o empreendedorismo nas universidades? Como elas são difundidas e desenvolvidas com relação aos componentes curriculares de empreendedorismo? Neste artigo sistematizamos e discutimos caminhos de renovação da pesquisa acadêmica em educação para o empreendedorismo por meio de três eixos: teorização, contextos institucionais e inovações educacionais. Essa sistematização e discussão tem o papel de estabelecer uma introdução e contextualização para os artigos do número temático “Educação para o Empreendedorismo”.</p>2024-04-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administraçãohttps://periodicos.uff.br/pca/article/view/58351A educação empreendedora no ensino médio no Brasil (Entrepreneurial education in high school in Brazil)2023-06-23T16:00:57+00:00Marise Regina Barbosa Uemuramariseuemura@alumni.usp.brRose Mary Almeida Lopesroselopesbr@gmail.comLiliana Vasconcellosliliana@usp.br<p>Este estudo teórico-empírico objetiva analisar casos de Educação Empreendedora (EE) no ensino médio, sob o ponto de vista ontológico - examinando-se os níveis de significado "sobre", "para" e "através" do empreendedorismo - e educacional - objetivos de aprendizagem, público-alvo, conteúdos, métodos de ensino-aprendizagem e de avaliação e resultados. A análise dos casos e triangulação dos dados das oito iniciativas identificou dois grupos - “Criação de Negócios” e “Comportamento Empreendedor” - que oferecem um panorama abrangente de abordagens possíveis para a EE no nível médio. Os resultados contribuem para gestores educacionais e responsáveis pela elaboração de diretrizes curriculares e implementação do empreendedorismo no ensino médio.</p>2024-04-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administraçãohttps://periodicos.uff.br/pca/article/view/58848A educação para o empreendedorismo no Novo Ensino Médio2023-06-21T21:29:43+00:00Rodolfo Menezesrodolfopombo@id.uff.brSandra Marianosandramariano@id.uff.brRobson Cunharobsoncunha@id.uff.br<p>No momento em que se debate a implementação do Novo Ensino Médio (NEM), esta pesquisa se propôs a compreender como a educação para o empreendedorismo (EE), um dos eixos estruturantes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi contemplada nos currículos das escolas públicas brasileiras a partir da análise dos documentos orientadores curriculares de todos os estados. Observou-se elevada heterogeneidade na abordagem adotada para tratar o empreendedorismo e no nível de detalhamento dos documentos. Destaca-se que das vinte e sete unidades federativas brasileiras, doze detalharam os objetivos do eixo estruturante empreendedorismo e as trilhas relacionadas à EE.</p>2024-04-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administraçãohttps://periodicos.uff.br/pca/article/view/57471Implementation of entrepreneurial education through the effectuation logic 2023-08-08T11:59:03+00:00Siliane Ferrarisilianeferrari@gmail.comMarianne Hoeltgebaummarianne@furb.brSílvio de Vasconcellossilvio.vasconcellos@espm.br<p>The purpose of this article is to describe the application of an entrepreneurship course following the effectuation logic, developed for families. To achieve the objective, participant observation is used. The course was taught in a municipal public school, and a total of 18 participants were observed. The main result was the complete description of the methodology used and the confirmation of the understanding of the content by the participants. In addition to contributing to the field of research on entrepreneurial education, this article contributes with the description of a course that can be adopted in different contexts.</p> <p> </p>2024-04-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administraçãohttps://periodicos.uff.br/pca/article/view/58354Educação para o empreendedorismo e a ação distribuída de atores-rede2023-07-28T20:27:53+00:00Dany Tonellidanytonelli@ufla.brDavid Gibsondavidg@ic2.utexas.edu<p>Discute-se a experiência da Universidade do Texas-Austin em educação empreendedora, de modo a ampliar a compreensão do tema para além de cursos e programa formais, incorporando a influência de práticas coletivas de coisas, estudantes, professores e <em>staff</em>. Baseando-se na Teoria Ator-Rede, a partir de estudo de caso realizado entre junho/22 e abril/23, apresentam-se resultados que descrevem parcialmente o cenário onde a UT-Austin e seus programas estão inseridos. A contribuição teórica perpassa pela demonstração da educação para o empreendedorismo como algo que abrange extensa rede de atores e relações heterogêneas que produzem efeitos não limitados por intencionalidades formalizadas.</p>2024-04-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administraçãohttps://periodicos.uff.br/pca/article/view/57705Educação empreendedora social2023-07-28T20:26:36+00:00Elisa Pereira Muradmurad.elisa@gmail.comDaniela Meirelles Andradedaniela.andrade@ufla.br<p>A pesquisa tem como objetivo analisar artigos sobre educação empreendedora social (EES), destacando o processo de aprendizagem e impactos advindos, por meio de uma revisão integrativa da literatura. Foram analisados 21 artigos, a partir das categorias: contexto; metodologias e processo de aprendizagem; e impacto da EES. Identificou-se o fomento ao ensino do empreendedorismo social e a necessidade de processos de aprendizagem que possibilitem a experiência baseada na prática. Diante disso, são apresentados elementos buscando contribuir com o desenvolvimento de novas abordagens educacionais. Conclui-se que é importante ampliar essa discussão para além das escolas de negócios, contemplando diferentes níveis de educação.</p>2024-04-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração