https://periodicos.uff.br/pca/issue/feed Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 2024-12-17T18:34:37+00:00 Joysi Moraes jmoraes@id.uff.br Open Journal Systems <p>A Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, ISSN 1982-2596, é uma revista científica voltada para professores, pesquisadores e estudantes da área de Administração. A RPCA tem como objetivo contribuir para o entendimento aprofundado das organizações e suas práticas por meio da divulgação de trabalhos de pesquisa de natureza teórica-empírica e ensaios que possam subsidiar o desenvolvimento da pesquisa e o conhecimento da Administração na América Latina.<br /><strong>ISSN: 1982-2596 - </strong><strong>Qualis A3</strong></p> https://periodicos.uff.br/pca/article/view/65772 Editorial 2024-12-17T18:27:15+00:00 Joysi Moraes joysimoraes@yahoo.com.br <p>Editorial</p> 2024-12-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/63565 Leadership 4.0 competencies to enhance digital transformation in organizations 2024-07-05T15:42:25+00:00 Alex Rogério Silva Calado alex.rogerio.calado@gmail.com Ricardo André Cavalcante de Souza ricardo.souza@ufrpe.br <p><span style="font-weight: 400;">A Quarta Revolução Industrial (4RI) acelera o ritmo da transformação digital em organizações da economia baseada em conhecimento. Desenvolver uma estratégia de transformação digital que vise repensar o modelo de negócios e os processos organizacionais voltados para entrega de valor centrada numa melhor experiência do cliente, com a mediação de tecnologias digitais, é uma das prioridades do mundo dos negócios. A deficiência em competências de liderança requeridas pela 4RI, com maior ênfase em habilidades cognitivas e interpessoais&nbsp; e menos em habilidades gerenciais, está entre as principais barreiras que limitam a transformação digital sustentável nas organizações. Neste sentido, este trabalho, a partir de achados na literatura&nbsp; especializada, mapeia e especifica os conhecimentos, habilidades, e atitudes e valores das competências da Liderança 4.0. Além disso, este trabalho apresenta um estudo de caso que se preocupa em diagnosticar fraquezas relacionadas à dimensão humana no ambiente de trabalho em dois times de uma grande empresa da indústria de software e então apontar recomendações baseadas na especificação das Competências da Liderança 4.0 para mitigar as deficiências encontradas e fortalecer habilidades específicas dos times.</span></p> 2024-12-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/63202 Political design and social construction 2024-06-03T18:49:43+00:00 Erika Mayumi Kato Cruz erikakatocruz@gmail.com João Luiz Passador jlpassador@usp.br <p>O objetivo do presente artigo consiste em compreender a construção social de consórcios intermunicipais a partir da aplicação da Lei 11.107/2005, conhecida como Lei de Consórcios, sob a ótica dos atores envolvidos. Consiste em uma pesquisa qualitativa, descritiva, do tipo estudo de múltiplos casos, com o uso de entrevista, análise documental e observação assimétrica para a coleta dos dados. Os resultados apontam que a construção social dos consórcios em análise caminha juntamente com a evolução das leis que os regem e espelham o fortalecimento das representatividades regionais e das gestões municipais.</p> 2024-12-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/64420 Key factors in family dairy agribusiness growth 2024-08-28T00:32:23+00:00 Tailane Aparecida Lira taylanelyra@hotmail.com Dulcimar José Julkovski dulcimar.julkovski@unoesc.edu.br Marcelo Fernandes Pacheco Dias mfpdias@hotmail.com Sílvio Santos Junior silviosantosj15@gmail.com <p>Esta pesquisa tem como objetivo analisar os conjuntos de combinações das condições causais que levam as agroindústrias familiares de produtos derivados de leite na Mesorregião Oeste Catarinense ao crescimento econômico, utilizando variáveis de quatro constructos teóricos –Gestão de Recursos, Instituições, Gestão de Processos e Relacionamento com o Consumidor. A Análise Qualitativa Comparativa <em>Crisp-set</em> (<em>csQCA</em>) revelou três equações simplificadas que representam o aumento da maturidade das agroindústrias rumo ao crescimento econômico. A “Combinação Básica para o Crescimento” sugere que agroindústrias podem compensar a falta de investimentos financeiros com políticas governamentais fortes, eficiência financeira, <em>feedback</em> dos clientes e tecnologia. A “Combinação Intermediária e Direcionada à Agregação de Valor” indica crescimento com estratégias de vendas agregando valor e políticas governamentais, sem depender de grandes orçamentos de <em>marketing</em> ou alta tecnologia. A “Combinação Complexa Direcionada a Estratégias Internas” mostra que, mesmo sem apoio governamental, eficiência financeira e estratégias de vendas diferenciadas são essenciais.</p> 2024-12-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/63562 Information processing and eye tracking in survey pretesting 2024-07-05T00:55:44+00:00 Julia Tontini juliatontini@gmail.com Eliete dos Reis Lehnhart elietedosreis@gmail.com <p>Esta pesquisa tem por objetivo investigar a eficácia do rastreamento ocular associado à entrevista cognitiva na identificação de problemas em pré-teste de pesquisa. Realizou-se um quase-experimento, com o uso do rastreamento ocular e a entrevista cognitiva para coletar os dados. Os sujeitos responderam a um questionário online e após conduziu-se uma entrevista cognitiva com perguntas pré-programadas e de sondagem. No tratamento experimental, os movimentos oculares foram rastreados. O questionário utilizado foi o <em>General Decision-Making Style Inventory</em> (GDMS) de Scott e Bruce. Foi possível verificar que o uso do rastreamento ocular associado à entrevista cognitiva é um complemento eficaz na identificação de problemas em pré-teste de pesquisa.</p> 2024-12-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/63873 The role of media in constructing and deconstructing narratives: Eike Batista's story 2024-07-27T17:42:09+00:00 Mayla Cristina Costa mayla.c.costa@gmail.com Gabriele de Abreu Passos gabriela.abreu.passos@gmail.com <p>Este artigo tem como objetivo analisar o papel da mídia na formação das percepções da imagem de Eike Batista, explorando a formação e alteração das opiniões públicas. A mídia atua como um influenciador crucial, disseminando estruturas interpretativas que sustentam as realidades e interações sociais. Este estudo aplica os constructos teóricos de sensemaking e sensegiving para elucidar a capacidade da mídia de gerar e transmitir significado. Empregando uma metodologia qualitativa, interpretativa e descritiva, esta pesquisa realiza uma análise abrangente baseada em diversas fontes. Isso inclui dez entrevistas&nbsp; com Eike Batista, 5.117 reportagens do jornal O Estado de São Paulo e o exame minucioso de quatro livros jornalísticos. A investigação identifica uma evolução em três fases nos discursos midiáticos: construção, transição e desconstrução, caracterizando o amálgama de significados compartilhados que propagam percepções tendenciosas. Através de diversas narrativas, os meios de comunicação moldam significativamente as percepções públicas das ações e da personalidade do empreendedor. Este estudo contribui significativamente para a compreensão dos processos de formação e dissolução de sentido, fornecendo<em> insights</em> mais profundos sobre o impacto social da mídia. Além disso, propõe uma abordagem interdisciplinar que une os estudos de mídia e a pesquisa organizacional, enfatizando a exploração simultânea da criação de sentido e da atribuição de sentido. Assim, esta pesquisa apresenta caminhos para estudos e análises interdisciplinares.</p> 2024-12-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/62139 Cultura e comportamentos de cidadania organizacional em uma Instituição de Ensino Superior 2024-03-06T21:12:06+00:00 Caitto Arroyo Vasconcellos caitto.arroyo@gmail.com Carlos André Corrêa de Mattos cacmattos@gmail.com Cristiano Descovi Schimith cristiano.schimith@gmail.com Douglas Junio Fernandes Assumpção douglas.assumpcao@unama.br <p>Este estudo objetivou analisar como diferentes características culturais afetam o Comportamento de Cidadania Organizacional (CCO) em Instituições de Ensino Superior. A amostra foi de 401 servidores de uma Universidade Federal. O questionário utilizou a escala de Avaliação da Cultura Organizacional (OCAI) e de CCO. Utilizou-se modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Como resultado, verificou-se predominância das culturas hierárquica e clã, além de altos escores de CCO. Concluiu-se que os CCO-I são impactados positivamente pelas culturas clã (H1a), adhocrática (H3a) e de mercado (H4a), enquanto &nbsp;os CCO-O são influenciados pelas culturas clã (H1b), hierárquica (H2a) e adhocrática (H3b).</p> 2024-12-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/63423 Cultura organizacional e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) 2024-06-25T15:54:34+00:00 Thaís Soares thadvogada@gmail.com Patricia Tomei patomei@iag.puc-rio.br <p>A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi criada para regulamentar o uso das informações, mas sua implementação varia segundo cada cultura organizacional. Para analisar o papel da cultura organizacional na adaptação de organizações de saúde brasileiras à LGPD, consideradas relevantes por se tratar de um dos ambientes com maior circulação de dados sensíveis, foi realizada uma pesquisa descritivo-analítica, com abordagem qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas com gestores. Os casos analisados evidenciaram que: (i) há um movimento crescente de fortalecimento da proteção da vida privada; (ii) a internalização e prática dos valores de uma <em>adhocracia </em>facilitaram a adequação à LGPD.</p> 2024-12-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/63835 Legitimidade dos Programas de Pós-Graduação em Contabilidade 2024-07-24T13:03:53+00:00 Bruno Barbosa de Souza bruno06bs@gmail.com Marcos Paulo Tavares Bazet marcospaulobazet@gmail.com Samito Mário Chimoio Taimo samitochimoio6@gmail.com Elayne Victória Vieira Chagas de Lima elaynevieira94@gmail.com <p>O estudo classificou ações de impacto divulgadas pelos PPGs em contabilidade considerando estratégias de legitimidade. Para tal, aplicou-se análise de conteúdo à dados dos sites de PPGs. Os resultados mostram legitimidade pragmática com a atuação de egressos na sociedade e a realização de parcerias e convênios; legitimidade moral pela participação em ações institucionais e atividades sociais, promoção de eventos e atividades de extensão, produção de dissertações e teses, gestão de periódicos, publicação de artigos, divulgação em redes sociais e internacionalização; e legitimidade cognitiva com oferta de pós-graduação, recebimento de apoio de órgãos de fomento, reconhecimento pela mídia e por prêmios.</p> 2024-12-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/64521 Isomorfismo em ação 2024-09-01T15:15:38+00:00 Fernando Laerte Miranda de Carvalho laerte.flmc@hotmail.com Evangelina da Silva Sousa evangelinasousa@ufpi.edu.br Luis Eduardo Brandão Paiva edubrandas@gmail.com <p>Este estudo analisou isomorfismo coercitivo, mimético e normativo em núcleos de controle interno. A pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas de dez servidores e análise via Atlas Ti, revelou que o controle social cultural foi o principal motor do isomorfismo coercitivo. O isomorfismo mimético ocorreu por influência da Controladoria Geral do Estado, mediante eventos e boas práticas. No isomorfismo normativo, observou-se falta de organização e vínculos com associações profissionais, sugerindo um decoupling significativo. Os achados oferecem insights para gestores sobre como pressões moldam práticas de controle e sugerem que uma melhor integração e definição de normas pode melhorar a gestão pública.</p> 2024-12-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/62565 Workaholismo docente 2024-04-12T12:11:54+00:00 Polyana Ribeiro rpolyana@gmail.com Silvania Neris Nossa silvanianossa@fucape.br Sabrina Oliveira de Figueiredo sab.figueiredo@gmail.com Lara Mendes Christ Bonella Sepulcri larasepulcri@fucape.br <p>Este estudo objetivou verificar a moderação do workaholismo entre o chamado vocacional e a satisfação; além disso, constatar se professores que têm o chamado atendido são mais engajados e, se professores engajados são mais satisfeitos profissionalmente. O público-alvo foi composto por docentes de diferentes níveis de ensino no Brasil. Metodologicamente, adotou-se a modelagem de equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais, utilizando o <em>software SmartPLS</em>. Entre os resultados, a pesquisa revelou a relação positiva entre vocação, engajamento e satisfação profissional; bem como, evidenciou o efeito moderador do workaholismo sobre o engajamento e a realização profissional docente.</p> 2024-12-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/64396 Carreiras em contexto e agência em tensão 2024-08-26T19:37:28+00:00 Camila Müller mullervcamila@hotmail.com Angela Beatriz Busato Scheffer angela.scheffer@ufrgs.br Anna Paula Visentini annavisentini@gmail.com Juliane Ruffato juliane.ruffatto@atitus.edu.br <p>O estudo investiga como a cidade, enquanto contexto, influencia a sustentabilidade das carreiras. Foram realizadas 25 entrevistas com profissionais de turismo em Porto Alegre, uma capital brasileira com enfoque turístico não-tradicional. A análise temática revelou quatro características principais das trajetórias: 1) influência da identidade das cidades; 2) carreiras ao acaso no turismo; 3) agentes de mudanças, com destaque para a influência comportamental; e 4) retorno às origens, que envolve a ressignificação das trajetórias no ingresso ao campo do turismo. Resultados revelam a multiplicidade de contextos que afetam a sustentabilidade das carreiras e limitam a capacidade de agência individual.</p> 2024-12-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/64935 Neuromarketing e técnicas neurocientíficas 2024-10-04T19:36:15+00:00 Tais Pasquotto Andreoli tais_pa@hotmail.com Giovanna Chiavone Alves chiavone.giovanna@unifesp.br <p>Teve-se como objetivo avaliar a produção acadêmica concernente às técnicas neurocientíficas de monitoramento ocular, condutância da pele e eletroencefalograma no marketing. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, por meio de um levantamento bibliométrico associado à uma análise crítica da produção acadêmica com as menções das três técnicas neurocientíficas supracitadas, mapeando as principais plataformas científicas (Proquest, Web of Science, Capes, Scopus, Scielo e Spell), incluindo todos os resultados (1993-2022). Apesar do crescente interesse na aplicação das técnicas no contexto do neuromarketing, ainda são escassos os esforços nesse sentido, apresentando-se como uma lacuna significativa.</p> 2024-12-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração