Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca <p>A Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, ISSN 1982-2596, é uma revista científica voltada para professores, pesquisadores e estudantes da área de Administração. A RPCA tem como objetivo contribuir para o entendimento aprofundado das organizações e suas práticas por meio da divulgação de trabalhos de pesquisa de natureza teórica-empírica e ensaios que possam subsidiar o desenvolvimento da pesquisa e o conhecimento da Administração na América Latina.<br /><strong>ISSN: 1982-2596 - </strong><strong>Qualis A3</strong></p> pt-BR <p class="western"><span><span>Os autores </span></span><span><span>mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a </span></span><span><span><em>Creative Commons Attribution License</em></span></span><span><span>, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. </span></span></p><p>A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.</p><p class="western">Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</p><p class="western"><span><span>A Revista ulitiliza o DOI (<em><strong>Digital Object Identifier</strong></em><span> </span>) desde 2007 <span>O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.</span></span></span></p><p class="western"><span><span><br /></span></span></p> jmoraes@id.uff.br (Joysi Moraes) sandramariano@id.uff.br (Sandra R. H. Mariano) Mon, 21 Oct 2024 13:52:44 +0000 OJS 3.2.1.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial https://periodicos.uff.br/pca/article/view/65079 <p>Editorial</p> Joysi Moraes Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/65079 Mon, 21 Oct 2024 00:00:00 +0000 Entrepreneurial education and experiential learning https://periodicos.uff.br/pca/article/view/62648 <p>Este estudo objetiva aprofundar a compreensão da aprendizagem experiencial (Kolb, 1984) na educação empreendedora, analisando as práticas experienciais e teorias de aprendizagem associadas. Atende à lacuna de fundamentação educacional para o empreendedorismo. A pesquisa adota o método da revisão integrativa da literatura. Identificou-se seis categorias de práticas experienciais. Observou-se que há uma integração com outras teorias de aprendizagem para abordar as lacunas da teoria de aprendizagem experiencial e proporcionar experiências de aprendizagem autênticas. Este estudo fornece aos pesquisadores e educadores um quadro conceitual robusto, facilitando o desenvolvimento de abordagens experienciais à educação empreendedora e abrindo novos caminhos para futuras pesquisas.</p> Fabiana de Agapito, Léa Paula Vanessa Xavier Correa de Morais, Andreia de Bem Machado, Gertrudes Aparecida Dandolini Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/62648 Mon, 21 Oct 2024 00:00:00 +0000 Entrepreneurial ecosystems and the role of Dutch higher education https://periodicos.uff.br/pca/article/view/64022 <p>Ecossistemas empreendedores (EEs) têm recebido atenção crescente tanto na academia quanto entre os formuladores de políticas. As instituições de ensino superior (IES) são consideradas algumas das organizações mais impactantes nos EEs. Além de seus papéis tradicionais de pesquisa e educação, espera-se que as IES sejam participantes ativos no fornecimento regional de atividades de apoio à criação de novos empreendimentos na sociedade, tornando-se universidades empreendedoras (UEs). Apesar do número crescente de estudos sobre UEs, ainda há espaço para aprendizado a partir de estudos de caso, especialmente quando focados em universidades líderes intimamente ligadas aos EEs regionais. Este é o caso da Universidade de Utrecht, na Holanda. Assim, o foco deste estudo foi descrever o papel dessa universidade, através de sua oferta de uma ampla variedade de atividades empreendedoras no ecossistema empreendedor da região de Utrecht.</p> Fernando Antonio Prado Gimenez, Felipe Leal Alves Ferreira Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/64022 Mon, 21 Oct 2024 00:00:00 +0000 Brand love and brand hate in private HEIS https://periodicos.uff.br/pca/article/view/62043 <p>Esse estudo objetivou analisar o impacto do amor/ódio à marca na evasão (decisão de sair) e na permanência (decisão de ficar) dos alunos das IES privadas. Como método para alcance dos objetivos, é apresentada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, mediante técnicas de coleta de dados de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, e aplicação de questionário <em>survey,</em> sendo uma amostragem de 406 respondentes válidos. Para a análise dos dados, foi utilizada a modelagem de equações estruturais (MEE). Sob uma perspectiva do Marketing, os resultados permitiram validar que o amor/ódio à marca influenciam diretamente na decisão de evasão/permanência dos alunos nas IES privadas em que estudam.</p> Ramon Alves de Oliveira, Danilo de Melo Costa Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/62043 Mon, 21 Oct 2024 00:00:00 +0000 Spatial stories https://periodicos.uff.br/pca/article/view/62524 <p>Like RPG, organizations depend on interactions between actors with different roles that follow negotiated rules to generate events organized by narratives. Organizational everyday life is constantly permeated by fictional/narrative elements, mobilized to produce/give meaning to actions and objectives. We used RPG to explore the narrative nature of organizing and understand how narrative practices shape and organize everyday life. We focus on De Certeau’s the discussions about spatial stories to analyze data from an ethnography on the organizing of RPG. It contributes to understanding of organizing processes in which narrative practices occupy a central position, by integrating materiality, interactivity and narrativity.</p> Arthur Lopes Azevedo, Letícia Dias Fantinel Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/62524 Mon, 21 Oct 2024 00:00:00 +0000 Além da via dupla do ensino https://periodicos.uff.br/pca/article/view/62071 <p>A educação coproduzida é um campo em descoberto, principalmente acerca dos seus benefícios e desafios, assim, o presente estudo objetivou analisar os efeitos da coprodução no serviço público educacional. Para tanto, realizou-se pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e observações, em duas escolas estaduais paraibanas. Para análise, utilizou-se o Quadro dos Efeitos da Coprodução na Educação, de Costa e Caldas (2023). Como resultados, encontraram-se a coprodução manifestando-se de forma mais enfática na escola cidadã integral técnica, destacando a categoria de potenciais efeitos desejáveis aos estudantes e a gestão. O estudo contribuiu para compreender os efeitos gerados pela coprodução em escolas públicas.</p> Maria Karolayne de Moura Costa, Patrícia Trindade Caldas Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/62071 Mon, 21 Oct 2024 00:00:00 +0000 Efeitos de perceber um chamado https://periodicos.uff.br/pca/article/view/62566 <p>Este estudo analisou o papel moderador da vivência de um chamado nas relações diretas entre perceber um chamado e satisfação no trabalho, satisfação com a vida, significado da vida, bem-estar existencial e compromisso com a carreira. A metodologia utilizada foi à quantitativa e descritiva. Os dados foram estimados por modelagem de equações estruturais (MEE). Os resultados demonstraram que somente a relação direta entre perceber um chamado e significado da vida foi suportada. Já no efeito da moderação de viver um chamado nas relações entre perceber um chamado com satisfação no trabalho, satisfação com a vida e bem-estar existencial foram suportadas.</p> <p><strong> </strong></p> Wellynton Jose Diniz de Sousa, Rozelia Laurett, Bruno Felix Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/62566 Mon, 21 Oct 2024 00:00:00 +0000 Comportamento financeiro de estudantes no Sul de Minas https://periodicos.uff.br/pca/article/view/62440 <p>O objetivo do artigo é investigar o comportamento dos jovens de baixa renda diante das questões financeiras familiares, com o intuito de subsidiar ações públicas de educação financeira nas escolas. Um questionário estruturado foi aplicado aos alunos do 3º ano das escolas públicas estaduais do sul de Minas Gerais, cujos dados coletados foram interpretados mediante análises descritivas e as proposições validadas por métodos estatísticos. Os resultados apontaram que os alunos, geralmente, participam das questões relacionadas ao orçamento familiar de forma passiva, sugerindo uma condição de responsabilidade dos alunos mais relacionada à necessidade do que propriamente conscientização quanto ao interesse familiar.</p> Renata Cristina Gomes de Campos, Fernando Batista Pereira, Wesllay Carlos Ribeiro Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/62440 Mon, 21 Oct 2024 00:00:00 +0000 Sinergia entre liderança e ceticismo profissional na auditoria https://periodicos.uff.br/pca/article/view/61394 <p>Objetivou-se analisar as lideranças transacional e transformacional como determinantes para as dimensões do ceticismo profissional em profissionais de auditoria. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e de levantamento. Os dados foram coletados com questionários baseados em escalas de Ceticismo Profissional e Liderança. A amostra incluiu 172 respostas de auditores brasileiros. A modelagem de equações estruturais revelou que a liderança transacional determina negativamente a autonomia, enquanto a liderança transformacional influencia positivamente as dimensões de autoestima, busca de conhecimento, compreensão interpessoal e mente questionadora do ceticismo profissional. Logo, a liderança transformacional deve ser estimulada na profissão de auditoria frente à liderança transacional.</p> Cristiane Krüger, Camila Piaia, Gabriela Dalmolin, Ester Escalante Peiter Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/61394 Mon, 21 Oct 2024 00:00:00 +0000 Trabalho remoto na Pandemia da Covid-19 e conflito trabalho-família para mulheres https://periodicos.uff.br/pca/article/view/60479 <p>Este artigo buscou compreender a influência da adoção do trabalho em home office na relação conflito trabalho-família de mulheres casadas que trabalharam dessa forma após o advento da pandemia da COVID-19. Foram realizadas entrevistas em profundidade com quinze profissionais atuantes em diversos segmentos econômicos. Ao retratar as circunstâncias vividas por essas mulheres no contexto da pandemia, os resultados indicaram que grande parte das entrevistadas continua assumindo a maior carga do trabalho doméstico e de cuidados e que a adoção do trabalho remoto trouxe impactos variáveis para o conflito trabalho-família dessas mulheres, a depender de suas situações familiares e profissionais.</p> Ana Heloísa da Costa Lemos, Priscila Pinheiro Monzato Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/60479 Mon, 21 Oct 2024 00:00:00 +0000 Desenvolvimento sustentável como fator impulsionador do desempenho empresarial https://periodicos.uff.br/pca/article/view/62024 <p>O artigo tem como objetivo avaliar se o nível de aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU no continente europeu influencia as boas práticas de desempenho empresarial das organizações. Para isso, utilizou-se o banco de dados Eurobarometer 486 com uma amostra de 35 países, realizando uma análise multinível. As análises indicaram uma influência direta e positiva do cumprimento dos ODS, evidenciando que temáticas como a erradicação da pobreza, o acesso a serviços essenciais e o aumento do nível educacional, por meio de políticas de alfabetização, são empiricamente fundamentais na previsão do desempenho organizacional.</p> Letícia de Sousa Lima, Felipe Roberto da Silva, Rafaela Cajado M. de Alencar Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/62024 Mon, 21 Oct 2024 00:00:00 +0000 Difusão da propriedade intelectual nos ambientes impulsionadores de inovação do estado de Pernambuco https://periodicos.uff.br/pca/article/view/62214 <p>O objetivo deste estudo é definir táticas que favoreçam a disseminação da propriedade intelectual para os empreendedores das startups dos ambientes de inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI-PE). De abordagem qualitativa, tanto para coleta quanto para análise dos dados, os resultados tendenciam a não efetividade da disseminação da propriedade intelectual nos ecossistemas de inovação vinculados à SECTI-PE. Identificou-se as oficinas e mentorias como abordagens mais apropriadas para promover a disseminação da propriedade intelectual nos ambientes de inovação, visando aprimorar a eficiência e a competitividade da inovação no Estado de Pernambuco.</p> Renata Maria Oliveira Bezerra Cau, Sílvio Luiz de Paula, Célio Andrade de Santana Junior, Maria Amália Arruda Câmara Copyright (c) 2024 Revista Pensamento Contemporâneo em Administração https://periodicos.uff.br/pca/article/view/62214 Mon, 21 Oct 2024 00:00:00 +0000