O FACEBOOK PODE SER UMA FERRAMENTA DIDÁTICA? BREVE ANÁLISE EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ

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Resumo

A expansão da internet popularizou as redes sociais, com isto surge o Facebook. Uma mídia social que possibilita construir e manter relações sociais, através das transformações tecnológicas presentes na sociedade, nos permite novas formas de interação. Neste sentido, visa-se compreender a importância do Facebook no espaço escolar, pois, entende-se que ele açambarca diversas questões sociais, dentro e fora da sala de aula. O objetivo central visa discutir e analisar quais as potencialidades e limites do uso do Facebook no ambiente escolar em alunos do ensino médio, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dito isso, pretendemos corroborar as seguintes hipóteses: Os professores aceitam novas tecnologias na sala de aula?; Os alunos e professores querem o Facebook como auxílio didático? A BNCC dá esse respaldo? Para discussão teórica utilizaremos a obra ‘Cibercultura’ (1999) de Pierre Lévy, para que possamos aludir as diversas formações de cultura no ambiente virtual, e em sequência, abordar em sua outra obra, ‘O que é virtual? ’(2011), para estabelecer e definir como os alunos do ensino médio e os professores permeiam nas redes sociais. Com o intuito de promover o debate acerca do uso do Facebook como recurso didático aos alunos do ensino médio, utilizaremos o livro, ‘Facebook e Educação: publicar, curtir e compartilhar’ (2014), das brasileiras Cristiane Porto e Edméa Santos. Essa pesquisa é de caráter exploratório, pois entendemos a complexidade ao abordarmos os diversos temas dentro da rede social. De modo que, também utilizamos como técnica de pesquisa o uso de questionários, com questões abertas, fechadas e dependentes, visando ampliar e embasar cientificamente nosso estudo de caso. Foram aplicados 100 (cem) questionários aos alunos, em turmas do terceiro ano do ensino médio, em três instituições estaduais. E aos professores, de diferentes disciplinas, foram aplicados 30 (trinta) questionários. Com os dados dos questionários, tantos os alunos e os professores, estão dispostos a dialogarem e executarem atividades que usem o Facebook em sala de aula como ferramenta didática. Temos o respaldo da Base Comum Curricular, que dispõe de eixos que abordem o uso de novas tecnologias da comunicação e informação, confirmando nossas hipóteses de pesquisa.

 

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Biografia do Autor

Raquel Duque, Universidade Federal Fluminense- UFF

Licenciada e Bacharelando em Ciências Sociais.

 

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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Publicado

2019-12-06

Edição

Seção

Resumos de Monografia