https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/issue/feedRevista Discente Planície Científica2024-11-19T23:15:26+00:00Corpo Editorial da Revista Planície Científicarevistaplaniciecientifica@gmail.comOpen Journal Systems<p>A Revista Discente Planície Científica é vinculada ao curso de Ciências Sociais da UFF Campos e desenvolvida pelos professores do Lemecs (Laboratório de Métodos em Ciências Sociais/UFF/CNPq) junto aos alunos de licenciatura e bacharelado. Tem como objetivo ser um espaço para publicação acadêmica e ampla circulação de conhecimento científico produzido por alunos de graduação em Ciências Sociais e áreas fins.<br /><strong>ISSN:</strong> 2675-1569</p>https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65406Dinâmicas coloniais nas migrações 2024-11-18T20:49:18+00:00Sindy Holanda Oliveirasindyholanda20@gmail.com<p>Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre os processos de colonialidade que permeiam os fenômenos migratórios contemporâneos, destacando as desigualdades nas condições, categorização e tratamento diferenciados de diversos fluxos migratórios. Argumento que, assim como outras dinâmicas sociais, as migrações são intrinsecamente moldadas por assimetrias de poder, que determinam não apenas os motivos do deslocamento, mas também a experiência e o acolhimento dos migrantes. A partir de um exemplo etnográfico extraído de minha pesquisa de doutorado sobre a comunidade alemã no Paraguai, demonstro como o perfil étnico-racial e a classe social dos migrantes podem influenciar drasticamente suas experiências, diferenciando-se do quadro de vulnerabilidade frequentemente associado aos processos migratórios. Esta análise revela o tratamento privilegiado concedido aos imigrantes germânicos no Paraguai, evidenciando as dinâmicas coloniais que eles perpetuam em suas interações com as populações nativas. Esse fenômeno contrasta fortemente com as condições enfrentadas por migrantes em fluxos contemporâneos massivos, onde a vulnerabilidade e a marginalização predominam. Ao examinar essas disparidades, torna-se evidente que as experiências migratórias são profundamente influenciadas por hierarquias de poder e privilégio, que refletem e reforçam legados coloniais ainda presentes nas relações globais.</p>2024-11-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Sindy Holanda Oliveirahttps://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65401Carta da Editora2024-11-18T14:05:27+00:00Gisele Maria Ribeiro de Almeidagiselealmeida@id.uff.br2024-11-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Gisele Maria Ribeiro de Almeidahttps://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65420Apresentação do Dossiê2024-11-19T18:46:10+00:00Gisele Maria Ribeiro de Almeidagiselealmeida@id.uff.brLívia Verena Cunha do Rosárioliviaverenac@gmail.com<p>Como pesquisadoras do tema das migrações, lemos e pesquisamos sobre deslocamentos, mas na atual conjuntura, cada vez mais os percursos são “fechados”. Fronteiras, formas de controles, detenção e vários processos marcados por violências têm com cada vez mais frequência impedido as pessoas de se deslocarem, mesmo quando o fazem por necessidade de sobrevivência. Neste sentido, entendemos que era importante pensar um dossiê que falasse sobre nossa época, contemplando trabalhos que trouxessem questões teóricas e práticas sobre o tema das migrações, que abordassem os entraves e barreiras às migrações, mas também analisassem as resistências e agências destas pessoas migrantes, considerando seus projetos de mobilidade e suas experiências de e/imigrantes.</p>2024-11-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Gisele Maria Ribeiro de Almeida; Lívia Verena Cunha do Rosáriohttps://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/63926Diáspora Brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação2024-08-01T01:57:19+00:00Júlia Rocha Teixeirajuliarocha71@gmail.com<p>A migração altamente qualificada para o exterior, ao se concentrar em grupos de ocupações específicas, compõe a diáspora de ciência, tecnologia e inovação. As redes diaspóricas permitem a troca de experiências entre as pessoas, e têm o potencial de fortalecer as relações entre seu país de origem e o país em que vivem. O objetivo deste estudo é conhecer o perfil e as possibilidades de colaboração internacional dos migrantes brasileiros qualificados, visando reunir subsídios para políticas públicas de engajamento com a diáspora. Conduzida através de um survey eletrônico com 994 pessoas, a pesquisa obteve, entre os resultados, uma amostra cujo vínculo principal com o exterior se dá por meio da academia, com um considerável nível de interação com o Brasil, ainda que existam dificuldades nesse processo.</p>2024-11-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Júlia Teixeirahttps://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/63928Práticas de (re)produção, práticas de contestação2024-08-01T03:08:10+00:00Paulo Jackson Gomes de Souzapaulojackson@id.uff.br<p>P</p> <p>Partindo dos dados produzidos na etnografia virtual realizada no Projeto de Iniciação Científica: “A experiência migratória de brasileiras em Portugal: colonialidade e gênero”, este artigo analisa sociologicamente os efeitos da representação da “brasileira” em Portugal, os seus princípios e mecanismos de produção e reprodução. Para tanto, foram selecionados relatos de mulheres brasileiras e discursos portugueses em dois grupos no Facebook, analisados a partir do eixo teórico-conceitual da colonialidade, dos conceitos de tradição pornô-trópica e violência simbólica. O artigo demonstra não apenas as práticas de manutenção da ordem colonial-patriarcal e a (re)produção da representação que essencializa as mulheres brasileiras, como a sua denúncia e contestação por essas próprias mulheres.</p>2024-11-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Paulo Jackson Gomes de Souzahttps://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/64548"Caminhos trançados"2024-09-02T21:36:00+00:00Natália Felício dos Santosnataliafelicio@id.uff.br<p>Este artigo buscou conhecer histórias de quatro mulheres imigrantes africanas a partir de uma pesquisa de campo em salões de tranças afro comandados por estas no bairro de Madureira, no Rio de Janeiro/RJ. O objetivo principal foi compreender como e quando o ofício de trançar se inseriu nos projetos migratórios das trancistas estrangeiras no Brasil. E o principal achado deste trabalho é que o trançar se constitui como uma estratégia laboral apenas quando elas já se encontram no Brasil e se deparam com as dificuldades de acesso ao mercado de trabalho formal, em decorrência do racismo e da xenofobia. Baseado nas contribuições da Antropologia e da Sociologia, este estudo se orientou através de uma abordagem qualitativa, na qual as técnicas de observação participante e as entrevistas foram cruciais para a imersão no objeto estudado.</p>2024-11-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Natália Felício dos Santoshttps://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/63924Performances e experimentações artísticas com crianças em contexto de migração2024-07-31T23:35:41+00:00Camila Damascamilaades@hotmail.com<p>O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a contação de histórias, em diálogo com outras práticas artísticas, e sua contribuição na integração de crianças e jovens imigrantes venezuelanos residentes no Centro de Acolhida Casa Bom Samaritano, localizado em Brasília. No decorrer da pesquisa, realizada durante o ano de 2023, foram propostos ambientes de acolhimento, diálogo e escuta de narrativas com crianças em contexto de migração. A pesquisa, colaborativa e multidisciplinar, foi realizada no âmbito da Rede de Pesquisa Infâncias Protagonistas: migração, arte e educação, coordenada pela professora Luciana Hartmann. A metodologia da nossa pesquisa foi pautada nos estudos da performance aliados aos estudos antropológicos brasileiros que auxiliam na compreensão da mobilidade e experiência migratória pelo ponto de vista das crianças.</p> <p> </p>2024-11-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Camila Damashttps://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/63923Perspectivas migratórias, alteridade e a construção da figura do estrangeiro em Drácula2024-07-31T23:16:14+00:00Ícaro Ricarte de Limaicaro.ricarte@ufpe.brIsabel Freitas Aguiar da Silva Bahéisabel.freitas@ufpe.br<p>Este artigo analisa o personagem Drácula e como seu autor, Bram Stoker, utiliza a figura do vampiro para incorporar ansiedades relacionadas à migração e aos preconceitos na Inglaterra vitoriana, simbolizando o medo do “Outro”, especialmente em relação aos imigrantes judeus. A pesquisa utiliza revisão bibliográfica e uma abordagem comparativa para examinar como o mito do vampiro, ao longo do tempo, evoluiu para refletir temores sociais como epidemias e crises sociais. Com base em conceitos elaborados por J. Halberstam e Achille Mbembe, investigamos como Drácula é retratado como um dispositivo de fronteira e uma tecnologia de monstruosidade, desafiando a ordem social e justificando a marginalização de grupos dissidentes.</p> <p> </p>2024-11-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Ícaro Ricarte de Lima, Isabel Freitas Aguiar da Silva Bahéhttps://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/59174A condição histórica e as formas de organização do negro no Brasil2023-07-11T19:14:30+00:00Vitória Latorre de Carvalhovitorialatorre3@gmail.com<p>Este trabalho se dedica a estudar a formação social brasileira, considerando a inserção dos negros na sociedade de classes e o processo de mobilização e organização política destes trabalhadores na luta contra o racismo.</p>2024-11-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Vitória Latorre de Carvalhohttps://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/62878As três vidas de Conrad Detrez (1937-1985)2024-05-05T20:59:09+00:00Lucas Barrosolucas.barroso@ufrj.br<p style="margin: 0cm; text-align: justify; line-height: 150%;">Visando romper com esse histórico de enfoques limitantes, este estudo procura analisar a trajetória de vida de Conrad Detrez, passando desde sua infância na Bélgica até sua resistência antiditatorial no Brasil e seu papel na divulgação da literatura brasileira na Europa. Além disso, busca-se analisar suas inserções pessoais e profissionais nos países em que viveu, enquanto reflexos de suas próprias vivências pelo mundo.</p>2024-11-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Lucas Barrosohttps://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/58417Conhecimento, tradição, educação e cultura2023-05-07T14:46:27+00:00Lucimar da Silva Pereira Juniorlucimar_junior@hotmail.com<p>Esse trabalho nasce do interesse em melhor compreender sobre a questão da ludicidade na concepção dos povos indígenas presentes nos brinquedos e brincadeiras durante o processo de ensino e aprendizagem das crianças nas comunidades. O caminho metodológico percorrido para o desenvolvimento deste estudo foi de caráter bibliográfico, a natureza da pesquisa classifica-se como uma pesquisa básica do tipo descritiva; em relação à abordagem do problema será através de uma pesquisa qualitativa. Tendo como fundamentação teórica textos que conversam sobre as seguintes áreas do conhecimento: cultura, educação, filosofia, história, infância, ludicidade, pedagogia, povos indígenas e sociologia.</p>2024-11-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 LUCIMAR DA SILVA PEREIRA JUNIORhttps://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65410Sociologia da Imigração no Brasil, 1940-19702024-11-18T23:08:00+00:00Leandra dos Santos Rezendeleandrarezende@id.uff.br2024-11-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Leandra dos Santos Rezendehttps://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65405Jornalismo, esporte e migrações2024-11-18T20:39:57+00:00 Lívia Verena Cunha do Rosárioliviaverenac@gmail.comGuilherme Silva Pires de Freitasguilhermespfreitas@usp.br<p>Entrevista com <em>Guilherme Silva Pires de Freitas</em></p>2024-11-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Livia Rosário, Guilherme Silva Pires de Freitashttps://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65400Identificadores da Edição2024-11-18T13:55:14+00:00Gisele Maria Ribeiro de Almeidagiselealmeida@id.uff.br2024-11-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Gisele Maria Ribeiro de Almeidahttps://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65435A extensão universitária no currículo e a difusão do conhecimento2024-11-19T23:04:23+00:00Gisele Maria Ribeiro de Almeidagiselealmeida@id.uff.br2024-11-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Gisele Maria Ribeiro de Almeidahttps://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65423Educação Inclusiva 2024-11-19T19:03:34+00:00Erika Maria Ramos Ferras Velememevelemem@id.uff.brIesa Nabia Machado da Silvaiesa_m@id.uff.brMaria Clara Basilio Barreto mabarreto@id.uff.brRayanne Terra Roélisrayanneroelis@id.uff.br2024-11-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Erika Maria Ramos Ferras Velemem, Iesa Nabia Machado da Silva, Maria Clara Basilio Barreto , Rayanne Terra Roélishttps://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65425Evasão Escolar 2024-11-19T19:26:10+00:00Angela Maria Terra Ribeiroangelaterra@id.uff.brDouglas Viana Cesar Cruzdoviana@id.uff.brKaua Felipe Santos Maciel kfelipe@id.uff.brMaria Eduarda Antunes de Oliveiraantunesmaria@id.uff.brPriscila da Silva Damascenoprisciladamasceno@id.uff.br2024-11-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Angela Maria Terra Ribeiro, Douglas Viana Cesar Cruz, Kaua Felipe Santos Maciel , Maria Eduarda Antunes de Oliveira, Priscila da Silva Damascenohttps://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65426Patrimônio Cultural2024-11-19T19:45:10+00:00Analice França da Silva analices@id.uff.brCarlos Eduardo Rosa da Silvaca_eduardosilva@id.uff.br2024-11-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Analice França da Silva , Carlos Eduardo Rosa da Silvahttps://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65430"Ideologia de Gênero"2024-11-19T22:30:35+00:00Amanda Bernardo ammacedo@id.uff.brHelen Rangelhelen_r@id.uff.brMaria Eduarda Alves mariaepa@id.uff.brPedro Smiderlep_smiderle@id.uff.br2024-11-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Amanda Bernardo , Helen Rangel, Maria Eduarda Alves , Pedro Smiderlehttps://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65432Racismo2024-11-19T22:37:50+00:00Brendha Cordeirobrendhac@id.uff.br2024-11-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Brendha Cordeiro