https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/issue/feed Revista Discente Planície Científica 2024-11-19T23:15:26+00:00 Corpo Editorial da Revista Planície Científica revistaplaniciecientifica@gmail.com Open Journal Systems <p>A Revista Discente Planície Científica é vinculada ao curso de Ciências Sociais da UFF Campos e desenvolvida pelos professores do Lemecs (Laboratório de Métodos em Ciências Sociais/UFF/CNPq) junto aos alunos de licenciatura e bacharelado. Tem como objetivo ser um espaço para publicação acadêmica e ampla circulação de conhecimento científico produzido por alunos de graduação em Ciências Sociais e áreas fins.<br /><strong>ISSN:</strong> 2675-1569</p> https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65406 Dinâmicas coloniais nas migrações 2024-11-18T20:49:18+00:00 Sindy Holanda Oliveira sindyholanda20@gmail.com <p>Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre os processos de colonialidade que permeiam os fenômenos migratórios contemporâneos, destacando as desigualdades nas condições, categorização e tratamento diferenciados de diversos fluxos migratórios. Argumento que, assim como outras dinâmicas sociais, as migrações são intrinsecamente moldadas por assimetrias de poder, que determinam não apenas os motivos do deslocamento, mas também a experiência e o acolhimento dos migrantes. A partir de um exemplo etnográfico extraído de minha pesquisa de doutorado sobre a comunidade alemã no Paraguai, demonstro como o perfil étnico-racial e a classe social dos migrantes podem influenciar drasticamente suas experiências, diferenciando-se do quadro de vulnerabilidade frequentemente associado aos processos migratórios. Esta análise revela o tratamento privilegiado concedido aos imigrantes germânicos no Paraguai, evidenciando as dinâmicas coloniais que eles perpetuam em suas interações com as populações nativas. Esse fenômeno contrasta fortemente com as condições enfrentadas por migrantes em fluxos contemporâneos massivos, onde a vulnerabilidade e a marginalização predominam. Ao examinar essas disparidades, torna-se evidente que as experiências migratórias são profundamente influenciadas por hierarquias de poder e privilégio, que refletem e reforçam legados coloniais ainda presentes nas relações globais.</p> 2024-11-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Sindy Holanda Oliveira https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65401 Carta da Editora 2024-11-18T14:05:27+00:00 Gisele Maria Ribeiro de Almeida giselealmeida@id.uff.br 2024-11-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Gisele Maria Ribeiro de Almeida https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65420 Apresentação do Dossiê 2024-11-19T18:46:10+00:00 Gisele Maria Ribeiro de Almeida giselealmeida@id.uff.br Lívia Verena Cunha do Rosário liviaverenac@gmail.com <p>Como pesquisadoras do tema das migrações, lemos e pesquisamos sobre deslocamentos, mas na atual conjuntura, cada vez mais os percursos são “fechados”. Fronteiras, formas de controles, detenção e vários processos marcados por violências têm com cada vez mais frequência impedido as pessoas de se deslocarem, mesmo quando o fazem por necessidade de sobrevivência.&nbsp;Neste sentido, entendemos que era importante pensar um dossiê que falasse sobre nossa época, contemplando trabalhos que trouxessem questões teóricas e práticas sobre o tema das migrações, que abordassem os entraves e barreiras às migrações, mas também analisassem as resistências e agências destas pessoas migrantes, considerando seus projetos de mobilidade e suas experiências de e/imigrantes.</p> 2024-11-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Gisele Maria Ribeiro de Almeida; Lívia Verena Cunha do Rosário https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/63926 Diáspora Brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024-08-01T01:57:19+00:00 Júlia Rocha Teixeira juliarocha71@gmail.com <p>A migração altamente qualificada para o exterior, ao se concentrar em grupos de ocupações específicas, compõe a diáspora de ciência, tecnologia e inovação. As redes diaspóricas permitem a troca de experiências entre as pessoas, e têm o potencial de fortalecer as relações entre seu país de origem e o país em que vivem. O objetivo deste estudo é conhecer o perfil e as possibilidades de colaboração internacional dos migrantes brasileiros qualificados, visando reunir subsídios para políticas públicas de engajamento com a diáspora. Conduzida através de um survey eletrônico com 994 pessoas, a pesquisa obteve, entre os resultados, uma amostra cujo vínculo principal com o exterior se dá por meio da academia, com um considerável nível de interação com o Brasil, ainda que existam dificuldades nesse processo.</p> 2024-11-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Júlia Teixeira https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/63928 Práticas de (re)produção, práticas de contestação 2024-08-01T03:08:10+00:00 Paulo Jackson Gomes de Souza paulojackson@id.uff.br <p>P</p> <p>Partindo dos dados produzidos na etnografia virtual realizada no Projeto de Iniciação Científica: “A experiência migratória de brasileiras em Portugal: colonialidade e gênero”, este artigo analisa sociologicamente os efeitos da representação da “brasileira” em Portugal, os seus princípios e mecanismos de produção e reprodução. Para tanto, foram selecionados relatos de mulheres brasileiras e discursos portugueses em dois grupos no Facebook, analisados a partir do eixo teórico-conceitual da colonialidade, dos conceitos de tradição pornô-trópica e violência simbólica. O artigo demonstra não apenas as práticas de manutenção da ordem colonial-patriarcal e a (re)produção da representação que essencializa as mulheres brasileiras, como a sua denúncia e contestação por essas próprias mulheres.</p> 2024-11-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Paulo Jackson Gomes de Souza https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/64548 "Caminhos trançados" 2024-09-02T21:36:00+00:00 Natália Felício dos Santos nataliafelicio@id.uff.br <p>Este artigo buscou conhecer histórias de quatro mulheres imigrantes africanas a partir de uma pesquisa de campo em salões de tranças afro comandados por estas no bairro de Madureira, no Rio de Janeiro/RJ. O objetivo principal foi compreender como e quando o ofício de trançar se inseriu nos projetos migratórios das trancistas estrangeiras no Brasil. E o principal achado deste trabalho é que o trançar se constitui como uma estratégia laboral apenas quando elas já se encontram no Brasil e se deparam com as dificuldades de acesso ao mercado de trabalho formal, em decorrência do racismo e da xenofobia. Baseado nas contribuições da Antropologia e da Sociologia, este estudo se orientou através de uma abordagem qualitativa, na qual as técnicas de observação participante e as entrevistas foram cruciais para a imersão no objeto estudado.</p> 2024-11-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Natália Felício dos Santos https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/63924 Performances e experimentações artísticas com crianças em contexto de migração 2024-07-31T23:35:41+00:00 Camila Damas camilaades@hotmail.com <p>O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a contação de histórias, em diálogo com outras práticas artísticas, e sua contribuição na integração de crianças e jovens imigrantes venezuelanos residentes no Centro de Acolhida Casa Bom Samaritano, localizado em Brasília. No decorrer da pesquisa, realizada durante o ano de 2023, foram propostos ambientes de acolhimento, diálogo e escuta de narrativas com crianças em contexto de migração. A pesquisa, colaborativa e multidisciplinar, foi realizada no âmbito da Rede de Pesquisa Infâncias Protagonistas: migração, arte e educação, coordenada pela professora Luciana Hartmann. A metodologia da nossa pesquisa foi pautada nos estudos da performance aliados aos estudos antropológicos brasileiros que auxiliam na compreensão da mobilidade e experiência migratória pelo ponto de vista das crianças.</p> <p> </p> 2024-11-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Camila Damas https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/63923 Perspectivas migratórias, alteridade e a construção da figura do estrangeiro em Drácula 2024-07-31T23:16:14+00:00 Ícaro Ricarte de Lima icaro.ricarte@ufpe.br Isabel Freitas Aguiar da Silva Bahé isabel.freitas@ufpe.br <p>Este artigo analisa o personagem Drácula e como seu autor, Bram Stoker, utiliza a figura do vampiro para incorporar ansiedades relacionadas à migração e aos preconceitos na Inglaterra vitoriana, simbolizando o medo do “Outro”, especialmente em relação aos imigrantes judeus. A pesquisa utiliza revisão bibliográfica e uma abordagem comparativa para examinar como o mito do vampiro, ao longo do tempo, evoluiu para refletir temores sociais como epidemias e crises sociais. Com base em conceitos elaborados por J. Halberstam e Achille Mbembe, investigamos como Drácula é retratado como um dispositivo de fronteira e uma tecnologia de monstruosidade, desafiando a ordem social e justificando a marginalização de grupos dissidentes.</p> <p> </p> 2024-11-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Ícaro Ricarte de Lima, Isabel Freitas Aguiar da Silva Bahé https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/59174 A condição histórica e as formas de organização do negro no Brasil 2023-07-11T19:14:30+00:00 Vitória Latorre de Carvalho vitorialatorre3@gmail.com <p>Este trabalho se dedica a estudar a formação social brasileira, considerando a inserção dos negros na sociedade de classes e o processo de mobilização e organização política destes trabalhadores na luta contra o racismo.</p> 2024-11-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Vitória Latorre de Carvalho https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/62878 As três vidas de Conrad Detrez (1937-1985) 2024-05-05T20:59:09+00:00 Lucas Barroso lucas.barroso@ufrj.br <p style="margin: 0cm; text-align: justify; line-height: 150%;">Visando romper com esse histórico de enfoques limitantes, este estudo procura analisar a trajetória de vida de Conrad Detrez, passando desde sua infância na Bélgica até sua resistência antiditatorial no Brasil e seu papel na divulgação da literatura brasileira na Europa. Além disso, busca-se analisar suas inserções pessoais e profissionais nos países em que viveu, enquanto reflexos de suas próprias vivências pelo mundo.</p> 2024-11-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Lucas Barroso https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/58417 Conhecimento, tradição, educação e cultura 2023-05-07T14:46:27+00:00 Lucimar da Silva Pereira Junior lucimar_junior@hotmail.com <p>Esse trabalho nasce do interesse em melhor compreender sobre a questão da ludicidade na concepção dos povos indígenas presentes nos brinquedos e brincadeiras durante o processo de ensino e aprendizagem das crianças nas comunidades. O caminho metodológico percorrido para o desenvolvimento deste estudo foi de caráter bibliográfico, a natureza da pesquisa classifica-se como uma pesquisa básica do tipo descritiva; em relação à abordagem do problema será através de uma pesquisa qualitativa. Tendo como fundamentação teórica textos que conversam sobre as seguintes áreas do conhecimento: cultura, educação, filosofia, história, infância, ludicidade, pedagogia, povos indígenas e sociologia.</p> 2024-11-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 LUCIMAR DA SILVA PEREIRA JUNIOR https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65410 Sociologia da Imigração no Brasil, 1940-1970 2024-11-18T23:08:00+00:00 Leandra dos Santos Rezende leandrarezende@id.uff.br 2024-11-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Leandra dos Santos Rezende https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65405 Jornalismo, esporte e migrações 2024-11-18T20:39:57+00:00 Lívia Verena Cunha do Rosário liviaverenac@gmail.com Guilherme Silva Pires de Freitas guilhermespfreitas@usp.br <p>Entrevista com <em>Guilherme Silva Pires de Freitas</em></p> 2024-11-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Livia Rosário, Guilherme Silva Pires de Freitas https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65400 Identificadores da Edição 2024-11-18T13:55:14+00:00 Gisele Maria Ribeiro de Almeida giselealmeida@id.uff.br 2024-11-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Gisele Maria Ribeiro de Almeida https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65435 A extensão universitária no currículo e a difusão do conhecimento 2024-11-19T23:04:23+00:00 Gisele Maria Ribeiro de Almeida giselealmeida@id.uff.br 2024-11-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Gisele Maria Ribeiro de Almeida https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65423 Educação Inclusiva 2024-11-19T19:03:34+00:00 Erika Maria Ramos Ferras Velemem evelemem@id.uff.br Iesa Nabia Machado da Silva iesa_m@id.uff.br Maria Clara Basilio Barreto mabarreto@id.uff.br Rayanne Terra Roélis rayanneroelis@id.uff.br 2024-11-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Erika Maria Ramos Ferras Velemem, Iesa Nabia Machado da Silva, Maria Clara Basilio Barreto , Rayanne Terra Roélis https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65425 Evasão Escolar 2024-11-19T19:26:10+00:00 Angela Maria Terra Ribeiro angelaterra@id.uff.br Douglas Viana Cesar Cruz doviana@id.uff.br Kaua Felipe Santos Maciel kfelipe@id.uff.br Maria Eduarda Antunes de Oliveira antunesmaria@id.uff.br Priscila da Silva Damasceno prisciladamasceno@id.uff.br 2024-11-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Angela Maria Terra Ribeiro, Douglas Viana Cesar Cruz, Kaua Felipe Santos Maciel , Maria Eduarda Antunes de Oliveira, Priscila da Silva Damasceno https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65426 Patrimônio Cultural 2024-11-19T19:45:10+00:00 Analice França da Silva analices@id.uff.br Carlos Eduardo Rosa da Silva ca_eduardosilva@id.uff.br 2024-11-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Analice França da Silva , Carlos Eduardo Rosa da Silva https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65430 "Ideologia de Gênero" 2024-11-19T22:30:35+00:00 Amanda Bernardo ammacedo@id.uff.br Helen Rangel helen_r@id.uff.br Maria Eduarda Alves mariaepa@id.uff.br Pedro Smiderle p_smiderle@id.uff.br 2024-11-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Amanda Bernardo , Helen Rangel, Maria Eduarda Alves , Pedro Smiderle https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/65432 Racismo 2024-11-19T22:37:50+00:00 Brendha Cordeiro brendhac@id.uff.br 2024-11-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Brendha Cordeiro