Sobre o ativismo artístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1829.201-219

Palavras-chave:

ativismo artístico, estetização, arte, design

Resumo

Neste ensaio, Boris Groys centra suas reflexões em torno das práticas atuais de ativismo artístico, entendido como um fenômeno novo no qual “os artistas ativistas querem ser úteis, mudar o mundo, tornar o mundo um lugar melhor – mas, ao mesmo tempo, eles não querem deixar de ser artistas”. O autor avança em sua elaboração em torno da crítica às ações ativistas na arte, espremidas entre as noções de estetização e de espetacularização, uma vez que “o uso da arte para uma ação política necessariamente estetiza essa ação, transformando-a em um espetáculo e, portanto, neutralizando o efeito prático da ação”. Para Groys, é fundamental que se analise os significados precisos e o uso político do termo estetização, o que “permitirá esclarecer as discussões sobre o ativismo artístico e o lugar que ocupa e no qual age” em confronto com a “divisão da própria prática da arte contemporânea em dois domínios diferentes: arte, no sentido próprio da palavra, e design”.

Tradução: Caroline Alciones de Oliveira Leite e Luiz Sérgio de Oliveira

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Boris Groys, Universidade de Nova York, Estados Unidos

Boris Groys é Professor de Estudos Russos e Eslavos da Universidade de Nova York e pesquisador sênior da Karlsruhe University of Arts and Design em Karlsruhe, na Alemanha. Groys é crítico, curador, filósofo e teórico da mídia com mais de dez de livros publicados e quase duzentos artigos, abrangendo uma grande variedade de tópicos e de disciplinas. Sua pesquisa se situa na articulação entre arte e filosofia. Entre seus livros, destaque para The Total Art of Stalinism. Russian Avant-Garde, Aesthetic Dictatorship, and Beyond (Princeton U. P., 1992), Ilya Kabakov. The Man Who Flew into Space from His Apartment (Afterall/MIT Press, 2006), Art Power (MIT Press, 2008), An Introduction to Antiphilosophy (Verso, 2012) e On the New (Verso, 2014).

Caroline Alciones de Oliveira Leite, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Doutoranda do PPGAV-EBA da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Luiz Sérgio de Oliveira, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Professor Titular da Universidade Federal Fluminense, Brasil

Referências

Notas

N. T.: Os tradutores optaram por traduzir defunctionalization como desfuncionalização por se tratar de um processo em que algo perde ou tem sua função esvaziada.

Immanuel Kant, Critique of the Power of Judgment, ed. Paul Guyer, Cambridge: Cambridge University Press, 2000, p. 90–91. (Os tradutores, após consulta aos editores da Poiésis, optaram por manter o sistema de citações, referências e notas do texto original, apesar de contrário às normas da Poiésis).

Filippo Tomasso Marinetti, “The Foundation and Manifesto of Futurism”, Critical Writings, Nova York: Farrar, Straus and Giroux, 2006, p. 11–17.

N. T.: Aqueles que padecem de gota, forma hereditária de artrite.

Walter Benjamin, “The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction”, Illuminations, Londres: Pimlico, 1992.

Kazimir Malevich, “On the Museum”, Essays on Art, vol. 1, Nova York: G. Wittenborn, 1971, p. 68–72.

Kazimir Malevich, “God Is Not Cast Down”, 1971, p. 188–223.

Walter Benjamin, “Über den Begriff der Geschichte”, Gesammelte Schriften, 1:2, Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1974.

N. T.: De acordo com Eduardo dos Santos e Donizete José Xavier, “Kénosis é o ato de se esvaziar de si mesmo, sem perder a própria identidade, para se fazer abertura ao outro e se encontrar no outro”. (A Descida do Deus Trindade – A Kénosis da Trindade, Revista de Cultura Teológica, v. 16, n. 62, jan/mar 2008, p.111-123). A kénosis corresponde ao processo de autoesvaziamento dos atributos divinos de Cristo em sua encarnação.

Michel Foucault, The Birth of Biopolitics, Lectures at the College de France 1978–1979, Nova York: Palgrave Macmillan, 2008, p. 215ff.

Foucault, 2008, p. 226.

Joseph Beuys, Achberger Vortraege. Kunst=Kapital, Achberg: FIU-Verlag, 1992.

Leon Trotsky, Literature and Revolution, Chicago: Haymarket Books 2005, p. 207.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Groys, B., Leite, C. A. de O., & Oliveira, L. S. de. (2017). Sobre o ativismo artístico. REVISTA POIÉSIS, 18(29), 201-219. https://doi.org/10.22409/poiesis.1829.201-219