Da arte pública à esfera pública política da arte

Autores

  • Gisele Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1320.33-44

Palavras-chave:

arte pública, arte e esfera pública, o político

Resumo

O texto tem como ponto de partida as transformações decorrentes da problematização e consequente politização da noção de “arte pública”. Predominante nos discursos interessados na relação entre arte e política a partir dos anos 1970, tal noção vai dando lugar pouco a pouco à expressão “arte e esfera pública”. A fim de investigar essa passagem,
torna-se necessário aprofundar a reflexão sobre o “público” e o “político”.
Para isso, recorremos a alguns pressupostos e posicionamentos que, embora tradicionalmente pertencentes ao campo mais específico da teoria política, são produtivos na hora de convocar o potencial político da arte. A discussão avança sobre as diversas possibilidades de entendimento do conceito de “esfera pública”, tendo como consequência suas implicações na arte atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BLANCO, Paloma; CARRILLO, Jesús; CLARAMONTE, Jordá; EXPÓSITO, Marcelo (eds.). Modos de hacer: arte crítico, esfera pública y acción directa. Salamanca: Universidad de Salamanca, 2001.

BRITO, Ronaldo. O Moderno e o Contemporâneo (o novo e o outro novo). In: BASBAUM, Ricardo (org.). Arte Contemporânea Brasileira: texturas, dicções, ficções, estratégias. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2000.

BUCHLOH, Benjamin. Procedimentos alegóricos: apropriação e montagem na arte contemporânea. In: Revista Arte & Ensaios, n. 7, p. 178-197, nov. 2000.

CARRILLO, Jesús; et al (eds.). Desacuerdos: sobre arte, políticas y esfera pública en el Estado español. Barcelona / San Sebastián /

Granada: MACBA / Arteleku / UNIA, 2004.

FELSHIN, Nina (ed.). But is it Art? The Spirit of Art as Activism. Seattle: Bay Press, 1994.

FRASER, Andrea; ALBERRO, Alexander (ed.). What is Intangible, Transitory, Mediating, Participatory, and Rendered in the Public

Sphere? In: Museum Highlights: The Writings of Andrea Fraser. Cambridge: The MIT Press, 2005.

FRASER, Nancy. Justice Interruptus: Critical Reflections on the ‘Postsocialist’ Condition. Londres / Nova York: Routledge, 1997.

HABERMAS, Jürgen. HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade

burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Empire. Cambridge: Harvard University Press, 2000.

JACOB, Mary Jane; BRENSON, Michael; OLSON, Eva M. (eds); Culture in Action: A Public Art Program of Sculpture Chicago. Seattle: Bay Press, 1995.

KLUGE, Alexander; NEGT, Oskar. Öffentlichkeit und Erfahrung. Zur Organisationsanalyse von bürgerlicher und proletarischer

Öffentlichkeit. Frankfurt / Main: Edition Suhrkamp, 1972.

KWON, Miwon. One Place After Another: Site-specific Art and Locational Identity. Cambridge / Londres: The MIT Press, 2004.

LACY, Suzanne (ed.). Mapping the Terrain: New Genre Public Art. Seattle: Bay Press, 1994.

MARCHART, Oliver. Public Art. In: FRANZEN, Brigitte; KÖNIG, Kasper; PLATH, Catarina (eds.). Sculpture Projects Muenster 07.

Münster: LWL-Landesmuseum für Kunst und Kulturgeschichte, 2007.

MITCHELL, W. J. T. (ed.). Art and the Public Sphere. Chicago / Londres: University of Chicago Press, 1992.

MOUFFE, Chantal; LACLAU, Ernesto. Hegemony and Socialist Strategy: Towards a Radical Democratic Politics. Londres / Nova York: Verso, 1985.

MOUFFE, Chantal. Cultural Workers as Organic Intellectuals. In: SCHMIDT-WULFFEN, Stephan; et al. (eds.). The Artist as Public

Intellectual? Wien: Akademie der Bildenden Künst Wien/Schlebrügge Editor, 2008.

MOUFFE, Chantal. Prácticas artísticas y democracia agonística. Barcelona: MACBA / UAB, 2007.

RAVEN, Arlene (ed.). Art in Public Interest. Nova York: Da Capo Press, 1989.

ROSLER, Martha; WALLIS, Brian (ed.). If You Lived Here: the City in Art, Theory and Social Activism. Nova York: Dia Art Foundation,

Schmitt , Carl. El concepto de lo político: Texto de 1932 con un prólogo y tres corolarios. (versión de Rafael Agapito). Madrid: Alianza Editorial, 2006.

VIRNO, Paolo. Gramática de la Multitud: Para un análisis de las formas de vida contemporâneas. Madrid: Traficantes de Sueños, 2003.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Petrópolis: Ed. Vozes, 1994.

Downloads

Como Citar

Ribeiro, G. (2018). Da arte pública à esfera pública política da arte. REVISTA POIÉSIS, 13(20), 33-44. https://doi.org/10.22409/poiesis.1320.33-44