“Ils profitent”: fantasmas do presente nos processos colaborativos em tempos de práticas sociais, um estudo de caso

Autores

  • José Cirillo Universidade Federal do Espírito Santo Espírito Santo, Brasil CNPq e FAPES

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1829.57-72

Palavras-chave:

arte colaborativa, autoria externa, arte contemporânea, Piatan Lube, escultura social

Resumo

O artigo discute como os modos de aproximação das práticas estéticas sociais, em especial as colaborativas, são como estratégias de revitalização da arte contemporânea. Foca seu estudo na análise de algumas características do processo criativo de Piatan Lube, nas quais são verificados o que aqui é definido como fantasmas que assombram os artistas na prática efetiva de projetos compartilhados com comunidades. Partimos da ideia de que existem alguns fantasmas que assolam a coerência dos processos criativos colaborativos: o fantasma do autor externo; o fantasma da ausência de coerência interna do projeto e o fantasma da ficção como realidade. A partir desses três pontos, analisamos aqui o primeiro dos fantasmas, o da autoria externa, nessa busca de coerência interna das propostas do artista Piatan Lube, em sua experiência como escultor social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Cirillo, Universidade Federal do Espírito Santo Espírito Santo, Brasil CNPq e FAPES

José Cirillo é Professor Permanente do Programa de Mestrado em Artes (PPGA/UFES) e do Programa de Mestrado em Comunicação (PPGCS/UFES) e artista plástico. Possui graduação em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e Pós-doutorado em Artes pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo. É Editor da Revista Farol (PPGA-UFES) e membro do Conselho Científico da Revista Estúdio e da Revista Manuscrítica.

Referências

BISHOP, Claire. Artificial Hells: Participatory Art and the Politics of Spectatorship. Londres; Nova York: Verso, 2012.

BISHOP, Claire. A virada social: colaboração e seus desgostos. Tradução de Jacson Campelo. Concinnitas, Rio de Janeiro, v. 1, n. 12, jul. 2008.

EAGLETON, Terry. As ilusões do pós-modernismo. Tradução de Elisabeth Barbosa. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

SALLES, Cecília. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume, 1998.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Cirillo, J. (2017). “Ils profitent”: fantasmas do presente nos processos colaborativos em tempos de práticas sociais, um estudo de caso. REVISTA POIÉSIS, 18(29), 57-72. https://doi.org/10.22409/poiesis.1829.57-72