Chamada para submissão de artigos: Dossiê 20: Tramas entre cultura e educação

Do chão das escolas como também das esquinas, praças, becos e vielas que as circundam, cada vez mais crescem coletivos culturais, que com seus corpos e ritmos, ocupam o hiato que por vezes, separa a educação formal e outras práticas educacionais. Os barulhos, cheiros e imagens da educação, geralmente são reduzidos a conteúdos curriculares e estatísticas de desenvolvimento aprovação/reprovação, esvaziandoassim o lugar da experiência e da produção de sentido.

            No entanto, criando suas próprias táticas de sobrevivência, resistência e criação, profissionais da educação, produtores e ativistas culturais têm garantido ações: que entrelaçam processos identitários, interculturais, decoloniais e democráticos.Nas interfaces, interações e tramas entre Cultura e Educação, os saberes são múltiplos e circulantes, e talvez por isso uma potente direção para resistir a onda conservadora que se instaurou no Brasil recentemente.

            Se a escrita é também uma forma de cura e de colocar ordem do mundo, convidamos nesse dossiê, aqueles e aquelas que vislumbram no diálogo entre Cultura e Educação um caminho teórico-prático de mudança social e construção de uma sociedade mais justa e democrática. Nesta edição, destacamos os seguintes possíveis eixos temáticos, mas alertando que os mesmos não são excludentes de outras propostas: 1) Cultura e cotidianos escolares, 2) Cultura e Educação nas experiências periféricas, 3) Cultura, Educação e sobrevivências em tempos de conservadorismo, 4) Narrativas dos encontros e desencontros entre Cultura e Educação, 5) Táticas e Resistências no âmbito da Cultura e Educação, 6) Cultura e práticas de aprender/ensinar.

            Pelas normas editoriais da revista, só são aceitos artigos que contem com doutores como autores ou coautores.

 

O dossiê Tramas entre cultura e educação tem editoria de Nivea Andrade (UFF) e Pâmella Passos (IFRJ), e comporá a edição 1/2021. O prazo para submissão de artigos – que deverá ser feito diretamente através do site da revista (www.periodicos.uff.br/ pragmatizes) até 30/agosto/2020.