A IMPLANTAÇÃO DOS PLANOS DE CULTURA NO ESTADO E NA CIDADE DE SÃO PAULO: HISTÓRICO, CONSTRUÇÃO E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v9i17.36411

Palavras-chave:

plano de cultura, cidades, orçamento

Resumo

Os processos de implantação dos planos de cultura nos entes federados são parte relevante da estrutura do Sistema Nacional de Cultura, que depende dos mesmos para compor a descentralização territorial, a diversidade e a lógica de subsidiaridade da proposta.  Neste artigo apresentamos um panorama detalhado dessa construção no estado e município de São Paulo com vistas a demonstrar dois processos diferentes que ocorreram na mesma região do país e que em muitos momentos contou com agentes similares, tanto do governo quanto da sociedade civil. Trataremos dos processos a partir da observação histórica, relatando como ocorreram em cada ente federado. Observaremos as atividades e as dificuldades enfrentadas tanto por questões políticas quanto burocráticas e que vem impedindo a plena implantação dos sistemas de cultura territoriais. As atividades promovidas pelos movimentos das militâncias da cultura para tentar reverter as tentativas de desmonte também serão destacadas a fim de compreendermos a arquitetônica e as tensões na composição do sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inti Anny Queiroz, Pontifícia Universidade Católica Sâo Paulo - Cogeae

Mestre e doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela USP. Professora do Curso de Gestão Cultural da PUC - SP.

Referências

CORÁ, Maria Amélia Jundurian; CÓRDULA, Américo. Participação social na elaboração do Plano Municipal de Cultura de São Paulo/SP. In: BARROS, José Marcio; COSTA, Katia.(org) Planos municipais de cultura: reflexões e experiências. Belo Horizonte: EdUEMG, 2019.

QUEIROZ. Inti Anny. A arquitetônica da esfera político-cultural brasileira nos enunciados do Sistema Nacional de Cultura. Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa. 2019. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-15082019-093817/pt-br.php > acesso em 14. Set. 2019.

SÃO PAULO. PROJETO DE LEI N. 305 de abril de 2016, que institui o Código Estadual de Cultura. Informação disponível em: < http://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1310397 > acesso em 2 de setembro de 2019.

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO PAULO. Plano Municipal de Cultura. São Paulo: SMC, 2016.

_______. Plano Municipal de Cultura: caderno de consulta pública. São Paulo: SMC, 2016b.

________. Org: Ana Paula do Val; Luciana Piazzon Lima; Maria Vasconcelos Oliveira; Viviane Cristina Pinto. Participação e cidadania cultural: a experiência da III Conferência Municipal de Cultura de São Paulo. São Paulo: SMC, 2014.

Downloads

Publicado

2020-01-19

Como Citar

Queiroz, I. A. (2020). A IMPLANTAÇÃO DOS PLANOS DE CULTURA NO ESTADO E NA CIDADE DE SÃO PAULO: HISTÓRICO, CONSTRUÇÃO E DESAFIOS. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 9(17), 78-90. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v9i17.36411

Edição

Seção

Dossiê 17: Planos municipais e estaduais de cultura: reflexões e experiências