Wikipédia e museus: uma parceria possível?

Autores

  • Juliana Monteiro ETEC Parque da Juventude Wiki Educação Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i16.27509

Resumo

A Wikipédia é, hoje, considerada uma das principais fontes terciárias de informação da atualidade, tendo grande impacto na difusão de conteúdos relacionados a todas as áreas do conhecimento humano. Outro aspecto importante da Wikipedia é o modo como ela é gerenciada: por uma comunidade ativa de editores e editoras voluntários, que constroem ferramentas, regras e colaboram para melhorar ou criar artigos. Nesse sentido, muitos museus têm procurado trabalhar com a Wikipédia e seus projetos irmãos como parte de uma estratégia digital para disseminar o conhecimento que produzem. As possibilidades derivadas de tal conexão entre instituições culturais e Wikipedia são numerosas, desde a reutilização criativa de imagens e outros conteúdos digitais relacionados às coleções, até a produção de novos dados, com o apoio dos editores da enciclopédia, sobre a coleções. É, portanto, uma forma aberta, colaborativa e inovadora de criar novos contextos para o patrimônio cultural. Sendo assim, é válido discutir quais os impactos que parcerias entre museus e a Wikipédia podem ter para a forma como as instituições museológicas se portam diante do ciclo de produção de conhecimento. Esse é um dos objetivos do presente artigo.

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Biografia do Autor

Juliana Monteiro, ETEC Parque da Juventude Wiki Educação Brasil

Museóloga formada pela UFBA e mestra em Ciência da Informação pela ECA-USP. Atua há 10 anos na área de gestão de coleções, tendo passado pelo Museu da Energia de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e Museu da Imigração. Atualmente, é consultora freelancer na área de gestão de informação de acervos. É professora do curso técnico de Museologia e coordenadora do curso técnico em Arquivo, ambos da ETEC Parque da Juventude. É voluntária no grupo Wiki Educação Brasil. 

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Publicado

2019-06-03

Como Citar

Monteiro, J. (2019). Wikipédia e museus: uma parceria possível?. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (16), 62-73. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i16.27509

Edição

Seção

Dossiê 16: ELEMENTOS PARA POLÍTICAS BRASILEIRAS DE ACERVOS DIGITAIS EM MEMÓRIA E CULTURA