Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Querubim é um periódico eletrônico da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Departamento Sociedade Educação Conhecimento.

Dirigida a pesquisadores, docentes, estudantes e outros profissionais da educação, das grandes áreas: Letras – Ciências Humanas – Ciências Sociais, a Revista Querubim prima pela diversidade e pluralidade de correntes teóricas, sobretudo no que tange ao ensino-aprendizagem na educação básica e na educação superior.

Com edição quadrimestral, a Revista Querubim tem como objetivo publicar trabalhos que contribuam para a difusão e qualificação do conhecimento nas grandes áreas: Letras – Ciências Humanas – Ciências Sociais.

A Revista Querubim recebe os trabalhos escritos em fluxo contínuo para as seguintes seções: (i) Coletânea; (ii) Dossiê Temático; (iii) Artigo (iv) Resenha; (v) Entrevista.

A Revista Querubim acolhe trabalhos escritos originais em português e espanhol. Se o trabalho original for redigido em espanhol, o resumo deverá ser acompanhado da versão em português.

Todos os trabalhos escritos, resultados de pesquisas que se originaram no trabalho direto com pessoas/seres humanos deverão declarar que os procedimentos metodológicos utilizados obedeceram rigorosamente aos princípios e procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica na grande área de Ciências Humanas.

Os trabalhos escritos devem apresentar, no máximo, 03 (três) autores, exceto quando a eventual pesquisa envolver um grupo com um número maior de participantes, pois a Revista Querubim acolhe e reconhece os trabalhos produzidos em grupo.

A Revista Querubim entende que graduados/graduandos e pós-graduandos são autores. Nesse sentido acolhe trabalhos escritos produzidos por estudantes em geral. Os graduados ou graduandos e pós-graduandos poderão fazer referência aos seus respectivos orientadores nas referências de rodapé ou coautoria.

A Comissão Editorial poderá acolher ou não os trabalhos escritos a ela enviados e, eventualmente, sugerir modificações ao (s) autor (es), a fim de adequar os textos à publicação.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Coletâneas

Aqui vc encontra coletâneas que congregam estudos afins de um ou mais campos de conhecimento.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista e à avaliação de pelo menos dois pareceristas externos. A aceitação final dos artigos depende (1) da recomendação dos pareceristas, (2) da reformulação do texto feita pelos autores conforme sugestões dos pareceristas e (3) da aprovação final pela Comissão Editorial.

A aceitação do trabalho implica na transferência automática dos direitos autorais para a Revista.

 

Periodicidade

Publicação quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...