Leishmaniose visceral em um Pastor Belga – relato de caso

Autores

  • Jessica Lucilene Cantarini Buchini Mestrado Profissional em Clínicas Veterinárias/ Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0003-1256-3559
  • Isabela Pissinati Marzolla
  • Giovanna Caroline Galo Martins
  • Angélica Rodrigues de Amorim
  • Suelen Tulio Córdova Gobetti

Palavras-chave:

antropozoonose, seborreia seca, onicogrifose, transmissão

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar um caso de um Pastor Belga, do município de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, positivo para Leishmaniose Visceral, atendido em 2017 em uma clínica veterinária localizada em Pedro Juan Caballero, Paraguai. O diagnóstico foi confirmado através dos sinais clínicos característicos, e dos exames ELISA e PCR positivos. O animal foi submetido ao tratamento clínico para melhora dos sintomas, cujo tratamento antiparasitário inicial foi realizado com a associação de estibogluconato de sódio 75 mg/kg e alopurinol 100 mg seguido de aloputinol 100mg de uso contínuo e uso da coleira antileishmaniose. Tratamento esse considerado eficiente, com melhora clínica do animal.  Após 24 meses o animal foi diagnosticado com tumor de mama e lesão da bolsa escrotal, sendo submetido a tratamento clínico e cirúrgico. Com 30 e 36 meses do diagnóstico inicial repetiu-se os exames ELISA (positivo) e PCR (negativo), e então o animal foi considerado curado clinicamente devido à ausência de sinais clínicos. Tendo em vista a complexidade dos fatores no ciclo de transmissão, conclui-se que as medidas em saúde ainda são insuficientes para o controle efetivo da doença. É importante o papel do Médico Veterinário na saúde pública, devido a obrigatoriedade de notificação de casos de Leishmaniose Visceral Canina, sendo necessários esforços nas diferentes áreas da saúde animal, humana e do meio ambiente, visando medidas de vigilância e controle da doença no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Lucilene Cantarini Buchini, Mestrado Profissional em Clínicas Veterinárias/ Universidade Estadual de Londrina

Mestrado Profissional em Clínica Veterinária (2019-2020); Pós graduação (Lattu Senso) em Farmacologia e Terapêutica Veterinária (2016-2018); Médica Veterinária formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013).Estágio Supervisionado realizado no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso - Setor de Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres (2013). Tem experiência na área de Estudo de Comportamento social de Macacos-Aranhas (2009-2011), Etologia e Bem estar de Animais de fazenda (2010),com ênfase em Anatomia Comparada dos Animais domésticos (2009- 2011), Morfologia de Anuros do gênero Pseudopaludicola (2012-2013) e Anatomia do Jacaré-do-Pantanal (2010-2012).

Downloads

Publicado

2021-05-28

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva