Lesões de pele diagnósticadas em búfalos (Bubalis bubalis) na região do baixa amazonas

Autores

  • Welligton Conceição da Silva UFRA
  • Lennon Junior Silva Araújo
  • Lílian Katia Ximenes Silva
  • Alessadra dos Santos Belo Reis

Palavras-chave:

perdas econômicas, queimaduras, vacinas

Resumo

A pele é o maior órgão do corpo e pode ser acometida por uma série de processos patológicos. As doenças dermatológicas em geral são um aspecto frustrante na clínica de animais de grande porte. Desse modo, o objetivo deste estudo foi relatar lesões de pele diagnosticadas em búfalos na região do Baixo Amazonas, estado do Pará. Foram avaliados 156 búfalos das raças Murrah, Mediterrâneo e seus mestiços; adultos e jovens, com idade variando de oito meses a nove anos. No exame físico constatou-se que 36,5% (57/156) dos animais apresentavam abscessos no local de vacinação. Destes, 12,2% (19/156) eram abscessos com presença de alopecia e 1,3% (2/156) com fistulação Além disso, 1,3% (2/156) dos animais apresentaram ainda no local de vacinação, feridas ulceradas com presença de secreção purulenta. Identificou-se que 3,8% (6/156) dos búfalos possuíam lesões provenientes da marcação a fogo, com queimaduras, de aspecto crostoso, eritematoso e exsudativo, na região da garupa.; A maioria 64,1% (100/156) dos animais apresentaram corte das orelhas, 1,9% (3/156) apresentaram lesões por penetração de corno e em 1,2% (2/156) observou-se lesão de pele no membro posterior direito. Conclui-se que foi possível diagnosticar diversas lesões cutâneas nos búfalos na região do Baixo Amazonas, sendo o erro no manejo dos animais as principais causas das lesões diagnosticadas. Além disso, houve correlação entre dois grupos de animais avaliados (com e sem lesão).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welligton Conceição da Silva, UFRA

Possui graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Amazônia (UNAMA, Santarém- PA) com Bolsa pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI) (2018), Pós-graduação em Docencia do Ensino Superior (Concluida), Pós-graduação em Endocrinologia Veterinária (Em andamento), Mestrando na Área de Concentração (Produção Animal/Nutrição de Ruminantes) pelo Programa de Pós-graduação em Saúde e Produção Animal na Amazônia (PPGSPAA) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) (2019-2021), concorreu ao Prêmio de Jovem Pesquisador Graduação no Congresso Internacional na Categoria Saúde Pública, exerceu a função de Monitor nas disciplinas de Anatomia dos Animais Domésticos I, Anatomia dos Animais Domésticos II, Parasitologia Veterinária I, Patologia Clinica Veterinária, Fisiopatologia da Reprodução e Obstetrícia Veterinária. Atuou como Presidente da Liga Acadêmica de Medicina Veterinária - Santarém PA (LAMVs - 2017-2018), Desenvolvendo Trabalhos de Pesquisa, visando ampliar a área de conhecimento. Presidente da I e II Cãominhada- Latido da Paz.

Lílian Katia Ximenes Silva

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2005), especialização em Morfofisiologia Animal pela Universidade Federal de Lavras (2009), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (2009) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (2016). Atualmente é aluna de pós-doutorado CAPES/UFOPA, em Santarém, PA. Membro da Comissão de Educação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará (2017/2020). Docente na Universidade da Amazônia (UNAMA), ministrando as disciplinas de Biotécnicas da Reprodução e Obstetrícia Veterinária. Docente na Universidade da Amazônia (UNAMA Parque Shopping), ministrando a disciplina de Embriologia Veterinária. Coordena o Curso de Medicina Veterinária da Universidade da Amazônia (UNAMA Parque Shopping). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Produção Animal, Biotecnologia da Reprodução Animal, Bioclimatologia Animal e Zootecnia.

Alessadra dos Santos Belo Reis

Possui graduação em Medicina veterinária pela Universidade Federal do Pará (2009). Realizou estágio supervisionado na Clínica de bovinos de Garanhuns (2009). Possui mestrado (2012) e doutorado (2016) em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (2016). Realizou estágio na Universidade de Leipzig - Alemanha, na clínica de ruminantes (2015). Atua nas áreas de clínica médica e cirúrgica de ruminantes e equídeos, doenças carenciais, tóxicas, infecciosas e parasitárias. Atualmente é professora do curso de Medicina veterinária no Centro Universitário da amazônia - UNAMA, em Santarém-Pa, onde ministra as disciplinas de Semiologia veterinária, Bacterioses e Viroses dos animais domésticos e clínica médica e terapêutica de ruminantes e equídeos.

Downloads

Publicado

2021-11-24

Edição

Seção

Clínica Médica e Cirúrgica