Parâmetros sanguíneos de potros da raça Crioula

Autores

  • Marcelo Lameiro Porciuncula Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0000-0003-1504-3030
  • CLAUDIA ACOSTA DUARTE Universidade Federal do Pampalat
  • Fabricio Desconzi Mozzaquatro Universidade Federal do Pampa
  • Paulo de Souza Junior Universidade Federal do Pampa
  • Ingrid Rios Lima Universidade Federal do Pampa
  • Gabriela Dowich Universidade Federal do Pampa
  • Bruno Gotinski Romeiro Universidade Federal do Pampa
  • loreane rosa Da Rosa Universidade Federal do Pampa
  • Ilson Dias Da Silveira Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

bioquímicos, enzimas, padrões hematológicos

Resumo

Com o propósito de estabelecer valores de hematócrito, proteínas plasmáticas totais, fibrinogênio, creatina quinase , aspartato transferase e lactato em potros da raça Crioula, do nascimento até os dois anos, utilizaram-se amostras sanguíneas de 85 animais, divididos pela estratificação etária: Grupo 1 (G1) Até 15 dias de vida (n=70); grupo 2 (G2), entre 16 dias até um mês (n=67); grupo 3 (G3), entre 1 e 3 meses (n=75); grupo 4 (G4), entre 3 e 6 meses (n=64); grupo 5 (G5), entre 6 e 9 meses (n=59); grupo 6 (G6), entre 9 e 18 meses (n=39); e grupo 7 (G7), entre 18 meses até 2 anos (n=17). Foi realizado estudo estatístico entre os grupos pela análise de variância unidirecional (one-wayANOVA), complementada pelo teste de Tukey. Para comparação das médias entre os sexos utilizou-se o teste t de Student. O hematócrito foi significativamente mais elevado até os 90 dias e nas fêmeas do G7. Para proteínas plasmáticas totais, notou-se aumento significativo nos grupos 3, 4, 6 e 7. Os valores de fibrinogênio foram maiores no G1. A CK apresentou maior concentração no G5 e a AST no G7. A AST assumiu valores semelhantes dos 30 dias até os 2 anos. A concentração de lactato foi mais elevada no G3. Conclui-se que na interpretação dos exames laboratoriais de potros da raça crioula, o gênero não interfere significativamente nos resultados, porém a idade deve ser considerada devido à ocorrência de variações relevantes. Recomenda-se que para interpretação sejam consultadas tabelas específicas para cada análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Lameiro Porciuncula, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Pampa (2016). Foi bolsista do programa de Iniciação Científica probiti/fapergs, bolsista de iniciação cientifica do PDA da Universidade Federal do Pampa, monitor das disciplinas de Anatomia Veterinária I e Clínica Cirúrgica de Grandes Animais. Têm experiência na área de Clínica e Cirurgia de Grandes animais. Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal onde desempenhou atividades de pesquisa em Clínica e Cirurgia de grandes animais e fisiologia do exercício em equinos. Atuou como professor substituto das disciplinas de Anatomia dos animais domésticos II, Anatomia topográfica dos animais domésticos e Técnica Cirúrgica no curso de Medicina Veterinária da Unipampa campus Uruguaiana. Atualmente é professor das disciplinas de Laboratório Clínico, Práticas Laboratoriais, Reprodução I, Reprodução II, Obstetrícia e Clínica de equinos no curso de Medicina Veterinária da URCAMP campus alegrete.

CLAUDIA ACOSTA DUARTE, Universidade Federal do Pampalat

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), residência em Cirurgia de Grandes Animais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (1999), mestrado em Cirurgia Veterinária (Cirurgia de Grandes Animais) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Cirurgia Veterinária (Cirurgia de Grandes Animais) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é docente associado na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana-RS. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Cirurgia de Grandes Animais.

Fabricio Desconzi Mozzaquatro, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado e doutorado em Medicina Veterinária-Fisiopatologia da Reprodução pela Universidade Federal de Santa Maria (2004 a 2008). Lecionou como Prof. Adjunto na Universidade do Estado de Santa Catarina e atuou como prof. Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/UDESC). Atualmente é professor magistério superior da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Medicina Veterinária com ênfase em Fisiopatologia da Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Biotecnologias da reprodução em bovinos e equinos.

Paulo de Souza Junior, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialização em Ortopedia e Neurocirurgia de Animais de Companhia pela Universiteit Utrecht, Holanda, Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana-RS, na área de Anatomia Animal. Desenvolve trabalhos de pesquisa com ênfase em sistema musculoesquelético de animais domésticos e silvestres e atividades de extensão para a conservação da fauna do bioma Pampa. Coordenador da Comissão de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária. Membro da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/UNIPAMPA). Docente colaborador do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) da UNIPAMPA.

Ingrid Rios Lima, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (2006). Mestrado em Ciência Animal junto à área de concentração: Patologia, Clínica e Cirurgia Animal, pela Universidade Federal de Goiás (2009). Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais junto a área de Clínica e Cirurgia Veterinária (2013).Atuação profissional nas seguintes áreas do conhecimento: Diagnóstico por image e clínica e cirurgia de grandes animais.

Gabriela Dowich, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Medicina Veterinária com estágios voltados a área de clínica e cirurgia de grandes animais. Monitora voluntária de microbiologia veterinária em 2013, monitora bolsista PBDA da disciplina de anatomia animal no ano de 2014 e Clínica e Cirurgia de grandes animais em 2015. Finalizou, em fevereiro de 2019, o programa de residência integrada em Medicina Veterinária da UNIPAMPA na área de clínica e cirurgia de grandes animais. Atualmente mestranda do programa de pós-graduação em ciência animal da UNIPAMPA- campus Uruguaiana.

Bruno Gotinski Romeiro, Universidade Federal do Pampa

Possui ensino-medio-segundo-grau pela escola estadual tecnica de agricultura(2008). Tem experiência na área de Medicina Veterinária.

 

 

loreane rosa Da Rosa, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, RS (2017). Residência em Clínica e Cirurgia de Equinos pelo Hospital Vet Check Cirurgia e Medicina Equina, na cidade de Betim (MG) - (2017-2019). Pós-graduada em Clínica e Cirurgia de Equinos, pelo Centro Universitário de Jaguariúna em parceria com Instituto Brasileiro de Medicina Veterinária, IBVET (2019). Atualmente, atua como Médica Veterinária na área de Clínica e Cirurgia de Equinos no Hospital Centro Médico de Cavalos, na cidade de Varginha, MG.

Ilson Dias Da Silveira, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Ciências da Saúde, ênfase em Nefrologia, pelo Programa de Pós Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina (FAMED) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, 2012 , Mestre em Bioquímica pelo Programa de Pós Graduação em Bioquímica Toxicológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 2007 e Graduado em Farmácia (1987) com especialização em Bioquímica (Análises Clínicas, 1988) pela Faculdade de Farmácia da UFSM. Experiência em laboratório clínico desde 1989 como Tenente Farmacêutico no Hospital de Guarnição de Uruguaiana (1989-1996), sócio proprietário e fundador do biosul análises clínicas (três laboratórios em Uruguaiana) desde 1991 e fundador do grupo Laboratórios Associados (LAS-entidade com mais de 70 laboratórios clínicos no PR, RS e SC) em 1998. Atualmente exerce a atividade de professor adjunto de Bioquímica Básica e Bioquímica Clínica no curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana.

Downloads

Publicado

2021-05-28

Edição

Seção

Patologia e Análises Clínica Veterinária