Diarreia em bezerros no sul do Rio Grande do Sul em um período de 34 anos

Autores

  • Sergio Farias Vargas Júnior Universidade Federal de Pelotas
  • Daniel Machado Alves Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Faculdade de Veterinária, Departamento de Patologia Animal, Capão do Leão, RS, Brasil.
  • Rosimeri Zamboni
  • Clairton Marcolongo Pereira
  • Ana Lucia Schild
  • Eliza Simone Viegas Sallis

Resumo

O objetivo deste trabalho foi descrever os dados de um estudo retrospectivo nos registros de 34 anos atividade de um laboratório de diagnóstico sobre as causas de diarreia em bezerros na região sul do Rio Grande do Sul. Foram revisados os protocolos de necropsia e materiais desta espécie encaminhados ao Laboratório Regional de Diagnóstico da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas. Foram diagnosticados 94 casos de bezerros com diarreia, destes, 44,7% foram de causas parasitárias e 34,0% de causas bacterianas. Diarreia de causa parasitária foi a mais importante na região sul do Rio Grande do Sul e afetou bezerros de três a 12 meses de idade. A ocorrência de diarreia em animais mesmo lactentes pode estar associada a fatores ambientais e a forma de manejo no qual esses animais são mantidos. As enfermidades bacterianas foram, também, importantes causas de diarreia em bezerros de até três meses de idade na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Farias Vargas Júnior, Universidade Federal de Pelotas

Núcleo de Ensino e Pesquisa em Reprodução Animal, Departamento de Patologia Animal, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Downloads

Publicado

2021-03-04

Edição

Seção

Patologia e Análises Clínica Veterinária