Eficácia do florfenicol no tratamento de pododermatite infecciosa por Fusobacterium necrophorum em ovelhas

Autores

  • Bruna Soares Universidade Federal de Lavras
  • Emanuely Ramos Tameirão Residente Multiprofissional em Tecnologias Aplicadas a Indústria Farmacêutica, FIOCRUZ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
  • Lucas Wamser Fonseca Gonzaga Discente de Medicina Veterinária da UFLA, Lavras/MG, Brasil
  • Larissa Alexsandra Felix Mestranda do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) da UFLA, Lavras/MG, Brasil
  • Hugo Shisei Toma Professor adjunto do DMV da UFLA, Lavras/MG, Brasil
  • Francisco Antonio Acuña Pesquisador do Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA), Argentina
  • Patrícia Yoshida Faccioli Martins Pesquisadora da EMPRAPA Caprinos e Ovinos, Sobral/CE, Brasil
  • Valeria Amable
  • Humberto de Mello Brandão Pesquisador da EMPRAPA Gado de leite, Juiz de Fora/MG, Brasil
  • Marcos Ferrante Professor do DMV da UFLA, Lavras/MG, Brasil

Resumo

Objetivou-se comparar o efeito in silico do florfenicol nas doses de 20 e 30 mg/Kg em ovinos pelas vias intravenosa (IV) e intramuscular (IM), usando a modelagem PK/PD. Realizou-se uma simulação de Monte Carlo com base nos dados de concentração plasmática de um estudo publicado anteriormente. Calculou-se a área sob a curva (ASC) e as taxas de eficácia do florfenicol para os efeitos bacteriostático, bactericida e de erradicação bacteriológica. A dose de 20 mg/Kg IV demonstrou efeitos de erradicação de 100, 93 e 0% para CIM de 0,5, 1 e acima, respectivamente. O efeito bacteriostático foi de 99 e 90% para CIM de 4 e 2 µg/ml, enquanto o bactericida foi de 14% para CIM de 2 µg/ml. A dose de 30 mg/Kg IV apresentou 100% de erradicação para CIM de 1 µg/mL e 100% de efeito bactericida para CIM de 2 µg/mL. Há 100% de efeito bacteriostático em CIM de 4 µg/ml. As doses de 20 e 30 mg/Kg IM mostraram 100% de erradicação para CIM até 1 µg/mL e 0% para CIM maiores. O efeito bacteriostático foi mantido em 100% para uma CIM de 4 µg/mL em ambas as doses. Este estudo mostra o efeito de erradicação bacteriológica do florfenicol nas doses de 20 e 30 mg/Kg, IV e IM. Recomenda-se que seja feito um estudo de eficácia in vivo com a dose de 30mg/Kg IM em ovinos infectados por F. necrophorum com MIC superior a 2 µg/mL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuely Ramos Tameirão, Residente Multiprofissional em Tecnologias Aplicadas a Indústria Farmacêutica, FIOCRUZ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Graduada em Medicina Veterinária na Universidade Federal de Lavras. Faz parte do Núcleo de Estudos em Farmacologia Veterinária Aplicada (NEFARM), no qual é presidente. Fez parte de projetos de Pesquisa sobre farmacocinética e farmacometria para o ajuste de doses de fármacos na medicina veterinária. Atua principalmente nos seguintes temas: terapêutica, antibioticoterapia, modelamento PK/PD e farmacometria.

Lucas Wamser Fonseca Gonzaga, Discente de Medicina Veterinária da UFLA, Lavras/MG, Brasil

Graduando em medicina veterinária. Participante dos projetos de pesquisa intitulados "Farmacometria aplicada para a otimização de doses terapêuticas de fármacos na medicina veterinária" e "Construção de um modelo farmacocinético/farmacodinâmico para a determinação precisa do regime de doses terapêutica de cloxacilina no tratamento da Linfadenite Caseosa em caprinos". Pretende se especializar e trabalhar na área de anestesiologia animal. Membro do núcleo de estudos em farmacologia aplicada (NEFARM). Atualmente Bolsista CNPq.

Larissa Alexsandra Felix, Mestranda do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) da UFLA, Lavras/MG, Brasil

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (2018) e Especialização em Patologia Clínica Veterinária, através do Programa de Residência da Universidade Federal de Lavras (2021). Atuou no Laboratório COVID - UFLA, como técnica de laboratório no diagnóstico de SARS -CoV 2 através da técnica de RT- qPCR (2020 a 2021). Atualmente é mestranda em Ciências Veterinárias, na área de Fisiologia e Metabolismo Animal, na Universidade Federal de Lavras. Atua como colaborador e co-orientadora em pesquisas relacionada a estudos farmacocinéticos e determinação e otimização de doses terapêuticas baseados no modelamento PK/PD . Atua principalmente nos seguintes temas: patologia clínica veterinária e farmacometria.

Hugo Shisei Toma, Professor adjunto do DMV da UFLA, Lavras/MG, Brasil

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Botucatu (2006) com iniciação científica com apoio do CNPq 2005-2006. Residência em Clínica de Grades Animais do Hospital Veterinário da FMVZ Unesp Botucatu (2007 2009). Mestre em Clínica Médica de Grandes Animais pela FMVZ Unesp Botucatu com bolsa do CNPq e auxílio pesquisa da Fundunesp. Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Cuiabá. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Lavras - UFLA, ministrando as disciplinas de Clínica Médica de Grandes Animais, Toxicologia Veterinária, Semiologia Veterinária e Obstetrícia Veterinária.

Patrícia Yoshida Faccioli Martins, Pesquisadora da EMPRAPA Caprinos e Ovinos, Sobral/CE, Brasil

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e aperfeicoamento em Residência em Medicina Veterinária - Zoonoses e Saúde Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) . Doutorado em Medicina Veterinária Preventiva e Pós-Doutorado em Microbiologia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho atuando principalmente nos seguintes temas: Linfadenite caseosa, mastite bovina, qualidade de leite, biologia molecular, Staphylococcus aureus, enterotoxinas, resistência e fatores de virulência. Atualmente é Pesquisadora A na área de Sanidade Animal da EMBRAPA.

Humberto de Mello Brandão, Pesquisador da EMPRAPA Gado de leite, Juiz de Fora/MG, Brasil

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2002) e doutorado em ciências pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é pesquisador A da EMBRAPA-Gado de Leite, na qual coordena o Laboratório de Nanotecnologia para Produção e Sanidade Animal e é o responsável técnico do Complexo Multiusuário de Bioeficiência e Sustentabilidade da Pecuária. Trabalha com desenvolvimento de formulações farmacêuticas de uso animal, ensaios clínicos e estudos de farmacocinética e farmacodinâmica. Nas Universidade Federal de Ouro Preto e Universidade Federal de Lavras é, respectivamente orientador nos Programas de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Escola de Farmácia (CiPharma) e Ciência Veterinária. Em parcerias com a iniciativa privada para o co-desenvolvimento de produtos no segmento farmacêutico veterinário coordena projetos que em conjunto perfazem um valor global superior a um milhão de reais. Junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é membro da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão, onde representa o setor pecuário do Serviço Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA). No âmbito internacional tem parceria com pesquisadores da Universitè Diderot-Paris 7 e INTA- Rafaela (Ar), além de ser um dos membros do grupo de trabalho para normatização de ensaios toxicológicos de nanomateriais junto à Comunidade Europeia (NanoReg). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Nanotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: "drug delivery" e "drug targeting", nanotoxicologia, saúde animal e qualidade de alimento.

Marcos Ferrante, Professor do DMV da UFLA, Lavras/MG, Brasil

Possui graduação em Medicina Veterinária e Doutorado em Ciências Veterinárias pela Faculdade de Ciências Veterinárias da Universidade Nacional de La Plata, Argentina. Realizou o pós doutorado na área de desenvolvimento de medicamentos na Fiocruz/BA, Brasil. Tem experiência na realização de estudos de farmacologia e toxicologia veterinária pré-clínicos e clínicos tanto no ambiente acadêmico como na indústria. Atualmente é professor no departamento de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Lavras, atuando como colaborador em pesquisas relacionadas ao desenvolvimento, avaliação pré-clínica e clínica de novos tratamentos farmacológicos e otimização de doses terapêuticas baseados no modelamento PK/PD

Downloads

Publicado

2023-04-20

Edição

Seção

Clínica Médica e Cirúrgica