Eficácia do florfenicol no tratamento de pododermatite infecciosa por Fusobacterium necrophorum em ovelhas

Auteurs

  • Bruna Soares Universidade Federal de Lavras
  • Emanuely Ramos Tameirão Residente Multiprofissional em Tecnologias Aplicadas a Indústria Farmacêutica, FIOCRUZ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
  • Lucas Wamser Fonseca Gonzaga Discente de Medicina Veterinária da UFLA, Lavras/MG, Brasil
  • Larissa Alexsandra Felix Mestranda do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) da UFLA, Lavras/MG, Brasil
  • Hugo Shisei Toma Professor adjunto do DMV da UFLA, Lavras/MG, Brasil
  • Francisco Antonio Acuña Pesquisador do Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA), Argentina
  • Patrícia Yoshida Faccioli Martins Pesquisadora da EMPRAPA Caprinos e Ovinos, Sobral/CE, Brasil
  • Valeria Amable
  • Humberto de Mello Brandão Pesquisador da EMPRAPA Gado de leite, Juiz de Fora/MG, Brasil
  • Marcos Ferrante Professor do DMV da UFLA, Lavras/MG, Brasil

Résumé

Objetivou-se comparar o efeito in silico do florfenicol nas doses de 20 e 30 mg/Kg em ovinos pelas vias intravenosa (IV) e intramuscular (IM), usando a modelagem PK/PD. Realizou-se uma simulação de Monte Carlo com base nos dados de concentração plasmática de um estudo publicado anteriormente. Calculou-se a área sob a curva (ASC) e as taxas de eficácia do florfenicol para os efeitos bacteriostático, bactericida e de erradicação bacteriológica. A dose de 20 mg/Kg IV demonstrou efeitos de erradicação de 100, 93 e 0% para CIM de 0,5, 1 e acima, respectivamente. O efeito bacteriostático foi de 99 e 90% para CIM de 4 e 2 µg/ml, enquanto o bactericida foi de 14% para CIM de 2 µg/ml. A dose de 30 mg/Kg IV apresentou 100% de erradicação para CIM de 1 µg/mL e 100% de efeito bactericida para CIM de 2 µg/mL. Há 100% de efeito bacteriostático em CIM de 4 µg/ml. As doses de 20 e 30 mg/Kg IM mostraram 100% de erradicação para CIM até 1 µg/mL e 0% para CIM maiores. O efeito bacteriostático foi mantido em 100% para uma CIM de 4 µg/mL em ambas as doses. Este estudo mostra o efeito de erradicação bacteriológica do florfenicol nas doses de 20 e 30 mg/Kg, IV e IM. Recomenda-se que seja feito um estudo de eficácia in vivo com a dose de 30mg/Kg IM em ovinos infectados por F. necrophorum com MIC superior a 2 µg/mL.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Emanuely Ramos Tameirão, Residente Multiprofissional em Tecnologias Aplicadas a Indústria Farmacêutica, FIOCRUZ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

    Graduada em Medicina Veterinária na Universidade Federal de Lavras. Faz parte do Núcleo de Estudos em Farmacologia Veterinária Aplicada (NEFARM), no qual é presidente. Fez parte de projetos de Pesquisa sobre farmacocinética e farmacometria para o ajuste de doses de fármacos na medicina veterinária. Atua principalmente nos seguintes temas: terapêutica, antibioticoterapia, modelamento PK/PD e farmacometria.

  • Lucas Wamser Fonseca Gonzaga, Discente de Medicina Veterinária da UFLA, Lavras/MG, Brasil

    Graduando em medicina veterinária. Participante dos projetos de pesquisa intitulados "Farmacometria aplicada para a otimização de doses terapêuticas de fármacos na medicina veterinária" e "Construção de um modelo farmacocinético/farmacodinâmico para a determinação precisa do regime de doses terapêutica de cloxacilina no tratamento da Linfadenite Caseosa em caprinos". Pretende se especializar e trabalhar na área de anestesiologia animal. Membro do núcleo de estudos em farmacologia aplicada (NEFARM). Atualmente Bolsista CNPq.

  • Larissa Alexsandra Felix, Mestranda do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) da UFLA, Lavras/MG, Brasil

    Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (2018) e Especialização em Patologia Clínica Veterinária, através do Programa de Residência da Universidade Federal de Lavras (2021). Atuou no Laboratório COVID - UFLA, como técnica de laboratório no diagnóstico de SARS -CoV 2 através da técnica de RT- qPCR (2020 a 2021). Atualmente é mestranda em Ciências Veterinárias, na área de Fisiologia e Metabolismo Animal, na Universidade Federal de Lavras. Atua como colaborador e co-orientadora em pesquisas relacionada a estudos farmacocinéticos e determinação e otimização de doses terapêuticas baseados no modelamento PK/PD . Atua principalmente nos seguintes temas: patologia clínica veterinária e farmacometria.

  • Hugo Shisei Toma, Professor adjunto do DMV da UFLA, Lavras/MG, Brasil

    Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Botucatu (2006) com iniciação científica com apoio do CNPq 2005-2006. Residência em Clínica de Grades Animais do Hospital Veterinário da FMVZ Unesp Botucatu (2007 2009). Mestre em Clínica Médica de Grandes Animais pela FMVZ Unesp Botucatu com bolsa do CNPq e auxílio pesquisa da Fundunesp. Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Cuiabá. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Lavras - UFLA, ministrando as disciplinas de Clínica Médica de Grandes Animais, Toxicologia Veterinária, Semiologia Veterinária e Obstetrícia Veterinária.

  • Patrícia Yoshida Faccioli Martins, Pesquisadora da EMPRAPA Caprinos e Ovinos, Sobral/CE, Brasil

    Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e aperfeicoamento em Residência em Medicina Veterinária - Zoonoses e Saúde Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) . Doutorado em Medicina Veterinária Preventiva e Pós-Doutorado em Microbiologia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho atuando principalmente nos seguintes temas: Linfadenite caseosa, mastite bovina, qualidade de leite, biologia molecular, Staphylococcus aureus, enterotoxinas, resistência e fatores de virulência. Atualmente é Pesquisadora A na área de Sanidade Animal da EMBRAPA.

  • Humberto de Mello Brandão, Pesquisador da EMPRAPA Gado de leite, Juiz de Fora/MG, Brasil

    Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2002) e doutorado em ciências pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é pesquisador A da EMBRAPA-Gado de Leite, na qual coordena o Laboratório de Nanotecnologia para Produção e Sanidade Animal e é o responsável técnico do Complexo Multiusuário de Bioeficiência e Sustentabilidade da Pecuária. Trabalha com desenvolvimento de formulações farmacêuticas de uso animal, ensaios clínicos e estudos de farmacocinética e farmacodinâmica. Nas Universidade Federal de Ouro Preto e Universidade Federal de Lavras é, respectivamente orientador nos Programas de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Escola de Farmácia (CiPharma) e Ciência Veterinária. Em parcerias com a iniciativa privada para o co-desenvolvimento de produtos no segmento farmacêutico veterinário coordena projetos que em conjunto perfazem um valor global superior a um milhão de reais. Junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é membro da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão, onde representa o setor pecuário do Serviço Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA). No âmbito internacional tem parceria com pesquisadores da Universitè Diderot-Paris 7 e INTA- Rafaela (Ar), além de ser um dos membros do grupo de trabalho para normatização de ensaios toxicológicos de nanomateriais junto à Comunidade Europeia (NanoReg). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Nanotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: "drug delivery" e "drug targeting", nanotoxicologia, saúde animal e qualidade de alimento.

  • Marcos Ferrante, Professor do DMV da UFLA, Lavras/MG, Brasil

    Possui graduação em Medicina Veterinária e Doutorado em Ciências Veterinárias pela Faculdade de Ciências Veterinárias da Universidade Nacional de La Plata, Argentina. Realizou o pós doutorado na área de desenvolvimento de medicamentos na Fiocruz/BA, Brasil. Tem experiência na realização de estudos de farmacologia e toxicologia veterinária pré-clínicos e clínicos tanto no ambiente acadêmico como na indústria. Atualmente é professor no departamento de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Lavras, atuando como colaborador em pesquisas relacionadas ao desenvolvimento, avaliação pré-clínica e clínica de novos tratamentos farmacológicos e otimização de doses terapêuticas baseados no modelamento PK/PD

Téléchargements

Publiée

2023-04-20

Numéro

Rubrique

Clínica Médica e Cirúrgica