Terapêutica da ceratoconjuntivite seca canina: revisão bibliográfica

Canine keratoconjunctivitis sicca therapeutics: literature review

Autores

  • Lara Regina Pontes Cury Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária
  • Clarissa Machado de Carvalho Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária
  • Paula Diniz Galera Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0002-6496-2538

Palavras-chave:

dog, tear film, ophthalmology, dry eye, ocular surface

Resumo

A ceratoconjuntivite seca (CCS) é uma doença comumente observada em cães caracterizada pela ausência ou redução das secreções lacrimais. Pode ser classificada como qualitativa ou quantitativa, sendo que ambas as categorias são capazes de desencadear inflamação da conjuntiva e da córnea, dor ocular, doença corneana progressiva e redução da visão. O tratamento desta doença é contínuo e se baseia no restabelecimento e manutenção da homeostase do sistema da superfície ocular. Os pacientes podem se beneficiar de diferentes protocolos terapêuticos, tais como o uso de lacrimomiméticos, que aumentam a estabilidade lacrimal ajudando na retenção da umidade ocular; lacrimoestimulantes para a promoção de secreção de lágrimas; ácidos graxos, que desempenham papel na síntese de meibum e bloqueiam a expressão gênica de citocinas pró-inflamatórias; produtos derivados do sangue, baseando-se nos fatores de crescimento de promoção epitelial; e células tronco, devido à sua capacidade de auto renovação. Em casos estáveis, o uso de anti-inflamatórios esteroidais ou não esteroidais pode ser benéfico no controle de sinais clínicos. Casos refratários ao tratamento podem eventualmente se beneficiar de terapias cirúrgicas, que incluem as técnicas de transposição de ducto parotídeo, transplantes glandulares e oclusão da puncta lacrimal. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Regina Pontes Cury , Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária

Graduada na FAV/UnB. Médica Veterinária Residente 2 do Programa de Residência em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, FAV/UnB.

Clarissa Machado de Carvalho, Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária

Graduada em Medicina Veterinária, FAV/UnB.

Residência em Medicina de Animais Silvestres, FAV/UnB.

Mestre em Ciências Animais, com ênfase em Oftalmologia Veterinária, FAV/UnB.

Doutoranda do Programa de Ciências Animais, com ênfase em Oftalmologia Veterinária, FAV/UnB.

 

Downloads

Publicado

2023-10-10

Edição

Seção

Clínica Médica e Cirúrgica