Estudo radiográfico contrastado do tempo de trânsito gastrintestinal em tucanos toco (Ramphastos toco)

Autores

  • Juliana Macedo Magnino Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • André Luiz Quagliatto Santos Laboratório de Ensino e Pesquisa em Animais Silvestres - Universidade Federal de Uberlândia.
  • Líria Queiroz Luz Hirano Laboratório de Ensino e Pesquisa em Animais Silvestres - Universidade Federal de Uberlândia
  • Heloísa Castro Pereira Laboratório de Ensino e Pesquisa em Animais Silvestres - Universidade Federal de Uberlândia
  • Arthur Paulino Sanzo Kaminishi Laboratório de Ensino e Pesquisa em Animais Silvestres - Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

 

O exame radiográfico tem-se tornado um procedimento de rotina no diagnóstico de aves na clínica veterinária. Em aves de cativeiro, osulfato de bário é utilizado como contraste para observar a conformação das vísceras que compõem o trato digestório e definir o tempo de passagemdo alimento. Objetivou-se determinar o tempo de trânsito gastrintestinal(TTGI) em cincotucanos toco (Ramphastos toco) utilizando radiografias contrastadas com suspensão de sulfato de bário a 100% na dose de 5 ml/kg.As aves foram radiografadas na posição ventrodorsale as tomadas radiográficas foram feitas nos tempos zero, cinco, 15, 30, 40, 60, 70, 90, 135, 225, 255, 310, 315, 345 e 355 minutos.A técnica utilizada permitiu a visibilização da passagem do contraste pelas vísceras e determinou o TTGI em tucanos toco. O tempo médio de permanência do sulfato de bário nesta espécie foi de 334 ± 20 minutos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-12

Edição

Seção

Clínica Médica e Cirúrgica