Reclamações da comunidade à Seção de Controle de População Animal do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói, RJ, Brasil, no período 2006-2010

Autores

  • Flavio Fernando Batista Moutinho UFF e CCZ Niterói
  • Maurício Rafael Domingues Rocha CCZ Niterói
  • Fabio Villas Boas Borges CCZ Niterói
  • Alessandra Gomes Pereira CCZ Niterói
  • Cathia Maria Barrientos Serra Faculdade de Veterinária UFF

Palavras-chave:

zoonoses, Niterói, população animal.

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de relatar as principais reclamações referentes a animais feitas pela comunidade à Seção de Controle de População Animal do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói, RJ, no período de 2006 a 2010, e assim avaliar possíveis fatores condicionantes e/ou determinantes e possíveis consequências. No período estudado foram registradas 1522 reclamações à Seção, com envolvimento de cães em 40,1% (n=611), de pombos em 17,9% (n=272), de suínos em 16% (n=243), de morcegos em 10,7% (n=164), de gatos em 7,6% (n=116), de equinos em 4,7% (n=71), de aves 2% (n=30) e de outras espécies 1% (n=15). As principais causas de reclamações à Seção foram associadas à questão ambiental, ao crescimento desordenado da cidade e a hábitos inadequados da população, com prejuízos diversos, principalmente sanitários. Em face do exposto pode se concluir que a mitigação da ocorrência desses problemas pode ser alcançada por intermédio de ações de educação em saúde, de ordenamento urbano e de fiscalização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio Fernando Batista Moutinho, UFF e CCZ Niterói

Professor Assistente do Departamento de Saúde Coletiva Veterinária e Saúde Pública da Faculdade de Veterinária da UFF, Médico Veterinário do Centro de Controle de Zoooses da Prefeitura Municipal de Niterói RJ. É Médico Veterinário (UFF, 1997) e bacharel em Administração (UFJF, 2011), Mestre em Ciência Ambiental (UFF, 2001), Especialista em Políticas e Pesquisa em Saúde Coletiva (UFJF, 2008), em Vigilância Sanitária (UFJF, 2007) e em Saúde de Ecossistemas (ENSP/Fiocruz, 2005) e doutorando em Medicina Veterinária (UFF).

Maurício Rafael Domingues Rocha, CCZ Niterói

Médico Veterinário, Especialista em Saúde Pública e Mestrando em Medicina Veterinária.

Alessandra Gomes Pereira, CCZ Niterói

Médica Veterinária. Mestre em Medicna Veterinária. Chefe do CCZ Niterói.

Cathia Maria Barrientos Serra, Faculdade de Veterinária UFF

Médica Veterinária. Professora Adjunta. Mestre em Medicina Veterinária.

Downloads

Publicado

2013-04-25

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva