Produção de embriões in vivo e expressão dos genes IGF-IR, IGF-II, GLUT-I e HSP 70.1 em embriões de cabras alimentadas com bagaço de caju desidratado ou raspa de mandioca

Autores

  • Iracelma Julião de Arruda
  • Liliane Moreira Silva
  • Claudio Henrique de Almeida Oliveira
  • Aline Maia Silva
  • Fabiana Vinhas Rodrigues
  • César Carneiro Linhares Fernandes
  • Cleidson Manoel Gomes Silva
  • Manoel Adrião Gomes Filho
  • Aírton Alencar de Araújo
  • Davide Rondina

Palavras-chave:

Embrião, caprinos, bagaço de caju desidratado, raspa de mandioca

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos do bagaço de caju (BC) e raspa de mandioca (RM) na alimentação sobre a produção de embriões in vivo e expressão de diferentes genes em cabras. Três dietas foram oferecidas a 28 cabras em quantidade para satisfazer 1,5 vezes as exigências de manutenção. A dieta controle foi composta por feno de tifton e concentrado (milho 80%, farelo de soja 15%, minerais 5%). Nos tratamentos, o farelo de soja foi substituído parcialmente pelo bagaço de caju ou raspa de mandioca no concentrado. Após o tratamento de superovulação, os embriões foram recuperados e classificados de acordo com as normas da IETS. A expressão relativa de RNAm para IGF-IR, IGF-II, GLUT-I and HSP-70.1 em embriões caprinos foi determinada pela RT-PCR semi-quantitativa. Não houve diferença entre dietas (p>0,05) na taxa de ovulação, resposta superovulatória, recuperação embrionária e taxa de fertilidade. O número de embriões não diferiu entre as dietas (p>0,05), porém no grupo BC e RM houve um incremento de mórulas (p<0,05). A expressão gênica diferiu apenas para o gene HSP 70.1 no grupo RM, não havendo diferenças na expressão dos genes IGF-IR, IGF-II e GLUT-I (p>0,05). A utilização do BC e da RM foram eficientes na produção de embriões in vivo e apenas a raspa de mandioca afetou a expressão do gene HSP 70.1, relacionado ao estresse embrionário.

2t� es��0� 16% (n=243), de morcegos em 10,7% (n=164), de gatos em 7,6% (n=116), de equinos em 4,7% (n=71), de aves 2% (n=30) e de outras espécies 1% (n=15). As principais causas de reclamações à Seção foram associadas à questão ambiental, ao crescimento desordenado da cidade e a hábitos inadequados da população, com prejuízos diversos, principalmente sanitários. Em face do exposto pode se concluir que a mitigação da ocorrência desses problemas pode ser alcançada por intermédio de ações de educação em saúde, de ordenamento urbano e de fiscalização.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-25

Edição

Seção

Reprodução Animal