Índices produtivos e perfil metabólico de ovelhas Santa Inês no pós-parto no nordeste do Pará

Autores

  • Elyzabeth da Cruz Cardoso Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Medicina Vaterinária (Clínica e Reprodução Animal).
  • Daniel Rocha de Oliveira Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Medicina Vaterinária (Clínica e Reprodução Animal).
  • Mário Felipe Alvarez Balaro Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Medicina Vaterinária (Clínica e Reprodução Animal).
  • Luiz Fernando Souza Rodrigues Universidade Federal Rural da Amazônia.
  • Felipe Zandonadi Brandão Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Medicina Vaterinária (Clínica e Reprodução Animal).

Palavras-chave:

Amazônia, ovinos, sanidade.

Resumo

Este estudo relata os índices produtivos, os valores hematológicos e os valores bioquímicos séricos e plasmáticos deovelhas primíparas e pluríparas da raça Santa Inês durante o período de pós-parto e de lactação com mamada controladae criadas no município de Igarapé-Açú, estado do Pará. Foram utilizadas 20 ovelhas, divididas igualmente em dois grupos,primíparas e pluríparas. As mensurações foram efetuadas no pós-parto e em tempos predeterminados durante o período delactação. Índices de famacha, escore corporal e peso foram considerados como índices produtivos. Valores metabólicosforam analisados no sangue total (Volume Globular e hemoglobina), no soro (Proteína total, albumina, globulina, cálcio,fósforo e magnésio) e plasma (glicose, ureia e beta-hidroxibutirado). Os resultados do escore corporal, volume globular,hemoglobina, albumina sérica e ureia plasmática apontaram para a necessidade de pequenos ajustes dos nutrientes naração, pois, associados ao da forrageira ainda promoveram ligeiros decréscimos nos indicadores metabólicos.As variações da glicemia foram fisiológicas e não demandaram a utilização das reservas corporais suficiente para promoverum aumento na concentração de corpos cetônicos na circulação. Os resultados de Ca e P indicaram as variações fisiológicasdo parto e da lactação sem demonstrar queda acentuada. Esses resultados quando combinados apontam para a necessidadede um maior ajuste proteico na dieta. Os indicadores metabólicos desmontram estresse da lactação em ovelhas primíparase pluríparas, e portanto o ajuste nutricional deve ser efetuado para ambos os grupos no inicio, no pico e no final da lactação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Edição

Seção

Reprodução Animal