Influência do exercício físico sobre sódio e potássio séricos em equinos da raça Quarto de Milha e mestiços submetidos à prova de laço em dupla
Autores
Clarisse Simões Coelho
Professor de Graduação em Medicina Veterinária e do Curso de Mestrado em Ciência Animal * Centro Universitário Vila Velha (UVV).
Priscila Faria Rosa Lopes
Centro Universitário Vila Velha (UVV)
Gabriela Lanschi Pissinati
Centro Universitário Vila Velha (UVV)
Larize de Oliveira Ramalho
Centro Universitário Vila Velha (UVV)
Vinicius Ricardo Cuña de Souza
Centro Universitário Vila Velha (UVV)
Palavras-chave:
equino, sódio, potássio, Quarto de Milha, laço em dupla
Resumo
O presente trabalho teve por objetivo avaliar a influência do exercício físico de alta intensidade e curta duração (provas de laçoem dupla) sobre as concentrações séricas de sódio e potássio em equinos durante competição realizada no estado doEspírito Santo. Para tal, foram utilizadas amostras de soro de 20 equinos da raça Quarto de Milha e mestiços, avaliados nosmomentos repouso (uma semana antes da prova, com o animal já em treinamento (T0), antes da prova atlética (T1) eimediatamente após o término da mesma (T2). Na avaliação de sódio sérico, os resultados registrados nos momentos T0,T1 e T2 foram, respectivamente, 141,3 ± 7,0 mEq/L, 154,5 ± 11,2 mEq/L e 139,4 ± 3,3 mEq/L. Para o potássio sérico, osvalores registrados nos momentos T0, T1 e T2 foram, respectivamente, 3,9 ± 0,6 mEq/L, 4,4 ± 0,8 mEq/L e 4,6 ± 0,4 mEq/L.A análise dos resultados demonstrou que o exercício físico imposto não influenciou de forma significativa os valoresencontrados de sódio, porém houve aumento significativo para o potássio sérico. Foi possível também destacar a influênciado transporte sobre ambos os eletrólitos estudados.