Auto-hemoterapia como adjuvante no tratamento de mastocitoma em cão: relato de caso

Autores

  • Ana Maria Quessada Departamento de clínica e cirurgia veterinária, Centro de Ciências Agrárias (CCA), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Universitário, 64.049-550, Teresina, PI.
  • Ciro José Sousa de Carvalho Pós-graduação em Ciência Animal, UFPI, Campus Universitário, 64.049-550, Teresina, PI.
  • Rafael Norberto de Oliveira Autônomo. Teresina, PI.
  • Paulo Marques Costa Hospital Veterinário Universitário, CCA, UFPI, Campus Universitário, 64.049-550, Teresina, PI.
  • Sammya Roberta de Vasconcelos Barbosa Hospital Veterinário Universitário, CCA, UFPI, Campus Universitário, 64.049-550, Teresina, PI.
  • Silvana Maria Medeiros de Sousa e Silva Departamento de clínica e cirurgia veterinária, Centro de Ciências Agrárias (CCA), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Universitário, 64.049-550, Teresina, PI.

Palavras-chave:

canino, mastocitoma, tratamento, auto-hemoterapia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar o uso de terapia neoadjuvante (auto-hemoterapia) no tratamento de um caso demastocitoma canino. O tratamento desta neoplasia pode ser cirúrgico, quimioterápico ou com a associação destes doismétodos. A auto-hemoterapia (AHT) é utilizada com sucesso no tratamento de algumas enfermidades em animais. O cão dopresente relato foi diagnosticado com mastocitoma e submetido a tratamento com AHT (10 ml de sangue, via intramuscularretirados da jugular), associado a tratamento cirúrgico. O uso dessa terapia possibilitou prolongar a sobrevivência do animalcom qualidade de vida e satisfação do proprietário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-09-30

Edição

Seção

Clínica Médica e Cirúrgica