Caracterização de associação entre a sazonalidade de larvas de Dermatobia hominis em bovinos, dípteros potenciais vetores e dados meteorológicos de três diferentes locais no Rio de Janeiro

Autores

  • Fábio Silva de Souza Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Rua Nove, 95, Vila Operária – Nova Iguaçu, RJ – CEP 26015-260.
  • Maria Clara da Silva Negreiros Botelho Curso de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, do Instituto de Veterinária (IV), UFRRJ.
  • Raquel Silva Lisbôa Curso de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, IV, UFRRJ.

Palavras-chave:

moscas, fatores climáticos, sazonalidade

Resumo

O presente estudo observacional teve por objetivo caracterizar a associação entre a sazonalidade das larvas de Dermatobiahominis em bovinos, ocorrência de dípteros potenciais vetores e dados meteorológicos. Realizaram-se contagens mensaisdas larvas de D. hominis em dez bovinos de três propriedades rurais (A, B e C) durante os anos de 2006 e 2007 e capturasde dípteros utilizando armadilhas Adultrap®, tendo como isca sardinha em decomposição. Obtiveram-se os dados climáticosde temperatura, precipitação pluvial e umidade relativa dos municípios abrangidos. Aplicou-se o Teste de Spearman paraverificar as associações propostas. Ocorreu infestação por bernes durante todo o estudo nas três propriedades e, associação(rs=0,63) entre os resultados de flutuação de bernes da propriedade A com os dados climáticos de umidade relativa para oano de 2006. Houve correlação entre os valores totais de dípteros coletados na propriedade B, com a precipitação pluvial(rs=0,80) e na propriedade C com a temperatura (rs=0,60), ambas no ano de 2007. Constatou-se uma falta de padrão naassociação entre as flutuações mensais e por períodos, chuvoso e seco, das larvas de D. hominis com as flutuações dedípteros potenciais vetores e de ambas com os dados meteorológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-09-30

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva