Tratamento isoterápico de dermatofilose em eqüino: relato de caso

Autores

  • Daniel Augusto Barroso Lessa Professor Adjunto III – Departamento de Patologia e Clínica Veterinária, Faculdade de Veterinária/UFF, R.Vital Brazil Filho 64, Niterói, RJ, Brasil, Cep: 24330340.
  • Francisco Ferreira Lima Júnior Mestre em Medicina Veterinária – Faculdade de Veterinária/UFF
  • Aloysio de Mello Figueiredo Cerqueira Professor Adjunto IV – Departamento de Microbiologia e Parasitologia – Faculdade de Veterinária/UFF.
  • Orlei Justen dos Santos Professor Associado I – Departamento de Patologia e Clínica Veterinária, Faculdade de Veterinária/UFF.
  • Juliana Nabuco de Paula Pereira Médica-veterinária Autônoma.
  • Ana Maria Dieckmann Professor Adjunto III – Departamento de Patologia e Clínica Veterinária, Faculdade de Veterinária/UFF.

Palavras-chave:

eqüino, dermatofilose, isoterapia

Resumo

Relata-se um caso de dermatofilose em eqüino puro-sangue inglês de 11 anos, macho, castrado, de 540 kg, com histórico dedermatopatia recorrente há dois anos, previamente tratado com penicilina e banhos de solução à base de iodo povidona.Foram realizados exames físico e parasitológico de raspado de pele, assim como cultura e antibiograma dos exsudatospresentes nas lesões. À inspeção, foram detectadas marcante emaciação, anidrose na garupa, lesões cutâneas exsudativas,áreas de alopecia localizadas na garupa, dorso e boleto, como também a presença de descamação furfurácea e pêlo fosco.Os resultados da cultura e do antibiograma permitiram detectar a presença de Dermatophilus congolensis, com sensibilidadeao Ceftiofur sódico. Apesar do resultado do antibiograma, optou-se por tratamento isoterápico à base de autonosódio,observando-se melhora clínica do paciente. O resultado obtido com a utilização do isoterápico nos chama atenção para aspossibilidades de utilização de terapias não convencionais, em situações clínicas especiais, como a verificada neste caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-05-30

Edição

Seção

Clínica Médica e Cirúrgica