Comparação entre os diagnósticos pela inspeção sanitária post-mortem e histopatologia da pneumonia enzoótica suína: estudo de caso-controle

Autores

  • Kênia de Fátima Carrijo Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária – Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal.
  • Elmiro Rosendo Nascimento Departamento de Saúde Coletiva Veterinária e Saúde Pública da Faculdade de Veterinária – Universidade Federal Fluminense. Rua Vital Brazil Filho, 64- Vital Brazil, Niterói RJ, Brasil. CEP: 24230-340.
  • Iacir Francisco dos Santos Departamento de Tecnologia dos Alimentos da Faculdade de Veterinária – Universidade Federal Fluminense.
  • Elias Chagas Fiscal Federal Agropecuário – MAPA.
  • Lucas Kuiava Faculdade de Medicina Veterinária – Universidade de Passo Fundo.
  • Rogerio Tortelly Departamento de Patologia e Clínica Veterinária da Faculdade de Veterinária – Universidade Federal Fluminense.

Palavras-chave:

pneumonia enzoótica suína, inspeção sanitária, histopatologia, suínos

Resumo

Em estudo epidemiológico tipo caso-controle realizado em matadouro-frigorífico do Oeste de Santa Catarina, observou-se aocorrência de pneumonia enzoótica em suínos, diagnosticada sob inspeção sanitária e histopatologia, bem como se o pesoda carcaça quente modificaria em função da enfermidade. O grupo caso foi representado por 69 suínos portadores daenfermidade e o grupo controle, por 69 animais sem a enfermidade, identificados por técnicos do Serviço de Inspeção Federal(SIF) com base em características morfológicas previamente padronizadas. Dos animais positivos para a enfermidade nainspeção sanitária, 75,36% deles (52/69) tiveram diagnóstico positivo na microscopia. No grupo controle (negativos na inspeçãosanitária), 14,49% (10/69) também foram positivos na microscopia, não havendo diferença significante entre os dois tipos dediagnóstico (P>0,05), os quais concordaram em 62% pelo método de Kappa. A média de peso da carcaça quente no grupocontrole foi 2,35 kg maior que no grupo caso, porém essa diferença de peso não foi significativa (P>0,05).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-05-30

Edição

Seção

Produção Animal